Saiba o que é AutoCad e porque arquitetos, designers e engenheiros usam o programa!

Um programa que nasceu focado em desenho técnico e de peças industriais, o AutoCad fez a lição de casa e evoluiu para atender as necessidades de vários outros públicos. Mas o que é AutoCad e por que ele é tão usado?

Com crescente avanço dessa tecnologia, ela permite, cada vez mais, que profissionais de áreas como arquitetura, urbanismo, engenharia e construção civil tenham em suas mãos um excelente programa específico para atender as necessidades de qualquer cliente, e que também possam minimizar possíveis erros em projetos.

Por isso, um dos softwares que se tornou essencial na vida de todo profissional da área é o famoso AutoCad. Um programa voltado, principalmente, para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos, mas que também pode ser usado como uma excelente alternativa no leque de ferramentas de um arquiteto.

Com diversas funções e vantagens, o AutoCAD é uma ferramenta poderosa e repleta de diferenciais que podem ser utilizadas tanto na criação de desenhos em 2D, quanto no desenvolvimento de projetos em 3D.

Entenda o que é AutoCad e qual a importância do programa para a carreira e portfólio de todo arquiteto nas informações a seguir.

Contar com projetos em 3D é fundamental na hora de dar aquele show para encantar seu cliente com uma proposta arquitetônica ou de design de interiores. Confira dicas: Apresente um projeto comercial de arquitetura perfeito e conquiste seu cliente

O que é AutoCad?

 

o-que-e-autocad-portas

o que é autocad: portas

Criado pela Autodesk Inc., no ano de 1982, o AutoCad é uma ferramenta do tipo CAD (Computer Aided Design) criada especialmente para o desenvolvimento de projetos no que diz respeito à áreas como arquitetura, construção civil, engenharia, engenharia mecânica, indústria automobilística e outras semelhantes.

Entre os principais recursos que o programa oferece está a possibilidade de criar objetos em 3D e movimentá-los em diversas posições. Assim, por exemplo, é possível explorar a parte interna e externa de um carro (ou uma casa, no caso dos arquitetos e designers de interiores) com uma grande riqueza de detalhes.

Além disso, o programa efetua cálculos estruturais, interpreta desenhos e contribui com a redução de erros no projeto final, conquistando os mais variados profissionais dessas áreas devido a facilidade de produzir diferentes ideias de maneira ágil e verificar rapidamente se o resultado está ficando como esperado.

Como adquirir o AutoCad

 

Se te perguntarem o que é AutoCad, você também pode dizer que, além de tudo isso que explicamos, ele é um SaaS. SaaS significa Software as a Service, que pode ser traduzido para: Software como um Serviço. Você paga uma mensalidade para usar o software, tudo online e armazenado na nuvem, e não precisa mais adquirir uma licença caríssima, como antigamente, paga à vista.

Hoje em dia, para adquirir o software, basta fazer uma assinatura on-line, a qual é renovada e atualizada automaticamente na internet, saindo mais barato do que comprar novas versões anualmente, pois elas são sempre atualizadas sem custo para você. Este é a tendência que vem dominando a comercialização de softwares no mercado.

Veja mais dicas para arquitetos de outro famoso software que adotou o modelo SaaS: Photoshop para arquitetos – as vantagens na hora da renderização

Requisitos do sistema para o AutoCad 2018:

 

O programa roda nos sistemas operacionais Windows e Mac OS.

  • Sistema operacional: Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 (64 bits)
  • 2 GB de memória (para versão 32 bits) e 4 GB (para versão 64 bits)
  • Placa de vídeo: Adaptador de vídeo do Windows com capacidade de 1.360 x 768 com recursos True Color e DirectX® 9
  • Espaço em disco de 6 GB
  • Memória RAM a partir de 8 GB

Confira os requisitos do AutoCad para o Mac.

Seu computador não vai dar conta? Veja os melhores notebooks para arquitetos.

Outras alternativas

 

O AutoCad é o software mais utilizado para CAD no mundo e já está bem consolidado no mercado. Mas ele tem seus concorrentes, como o ArchiCad, o VectorWorks e o 12d Model.

Por que usar o AutoCad?

 

Se quiser entender plenamente o que é Autocad nesse ramo, tenha em mente que ele revolucionou, principalmente na área de arquitetura, a maneira como os projetos são pensados e elaborados.

Antes de sua criação, as plantas e desenhos arquitetônicos eram feitas à mão pelos profissionais, que precisavam apoiar o papel em uma prancheta para visitarem seus clientes.

Logo que foi lançado pelo AutoDesk, o software ainda era bem primário, com poucas funcionalidades e diferenciais. Porém, evoluiu junto com as necessidades de seus clientes e se tornou uma das ferramentas mais cobiçadas e poderosas do mercado gráfico.

O AutoCad chegou para modernizar todos os processos e facilitar a vida dos arquitetos em geral. Em 2007, passou a disponibilizar funcionalidades tridimensionais muito mais avançadas, possibilitando projetos com extrema qualidade e precisão.

Não à toa, conquistou profissionais da área por conta da possibilidade de criar plantas de maneira prática e intuitiva e, ainda – algo que realmente ajuda bastante a encantar clientes – a possibilidade de compartilhar os trabalhos em tempo real com eles.

AutoCad é apenas uma de muitas possibilidades para auxiliar o trabalho de arquitetos e designers de interiores, veja também: Tecnologia BIM: faça mais projetos, em menos tempo e com mais qualidade usando o Revit

Você pode incrementar ainda mais com esses 26 apps para arquitetos que vão facilitar sua vida.

Quais são as funcionalidades do AutoCad

 

o-que-e-autocad-casa-3d

o que é autocad: casa 3d

Considerado um dos programas mais completos do meio, o AutoCad costuma lançar novidades todo ano, aperfeiçoando ainda mais o seu desempenho como um todo. Além disso, as novas atualizações também são responsáveis por consertar possíveis problemas internos, isto é, reparar eventuais bugs.

Entre suas principais funcionalidades estão:

  • A possibilidade de efetuar cálculos estruturais de projetos de arquitetura em geral
  • Documentação dos projetos em 2D de forma bastante abrangente
  • Personalização das configurações para o seu estilo de trabalho
  • Modelagem 3D e visualizações de diversos ângulos
  • Acesso remoto ao software, de qualquer lugar

Tudo isso permite a leitura e a interpretação de desenhos, plantas e modelos, facilitando ainda mais a vida do profissional no que diz respeito à produção e execução de qualquer trabalho.

Confira este infográfico com os atalhos mais úteis para o AutoCad:

o-que-e-autocad-atalhos-teclado

o que é autocad: atalhos no teclado

Importância do AutoCad para o arquiteto

 

O AutoCad tem um papel muito importante e indispensável na carreira de um arquiteto, já que permite criar projetos detalhados com exatidão, criatividade e excelência únicas.

Por meio de projeções e pesquisas, o software também pode ser um forte aliado na redução de custos – já que indica quais e quantos produtos devem ser utilizados -, e, também, para encontrar a melhor forma de dar início à criação de edificações.

Com o AutoCad, o tempo para elaborar um projeto do início ao fim diminuiu drasticamente, e o arquiteto passou a contar com a facilidade de criar diferentes tipos de projetos em pouco tempo, aumentando sua cartela de clientes e possibilitando a criação de projetos diferenciados.

Agora que você sabe o que é AutoCad, lembre-se que utilizar aplicativos para auxiliar na criação de projetos, deixar seu portfólio mais completo e fazer apresentações para clientes são muito importantes.

Ainda não sabe mexer em nenhum programa de arquitetura? Matricule-se já no nosso curso gratuito de SketchUp!

SketchUP-Basico