6 programas de arquitetura online para usar sem pagar nada

Você sabe que precisa fazer maquetes eletrônicas 3D e caprichar em suas apresentações para clientes, mas está difícil de arcar com os custos de aquisição dos melhores programas de arquitetura. E agora? Será que existem programas de arquitetura online que sejam gratuitos?

Realmente, com o AutoCad custando uma soma considerável por um ano de uso, a alternativa de profissionais, principalmente iniciantes e estudantes de arquitetura, é trabalhar com um programa de arquitetura online e gratuito, de preferência.

Se este é o seu dilema, nosso postagem vai poder te ajudar bastante.

Na verdade, não será por falta de recursos online que se tornará impossível colocar seu talento para criar projetos.

Há uma boa lista de programas gratuitos e online voltados para a área de arquitetura que podem ser usados até a carreira decolar e ser possível investir em softwares e equipamentos avançados.

Confira nossa lista de programas de arquitetura online gratuitos:

  1. Autodesk Homestyler
  2. 3Dream
  3. Roomle
  4. O IKEA Home Planner
  5. PCon.planner
  6. Sweet Home 3D

Antes de conhecer mais detalhes sobre cada um deles e os links para acessá-los, confira estas dicas de nosso blog:

Os 6 melhores programas de arquitetura online gratuitos

 

A própria Autodesk, fabricante do AutoCad, providenciou um programa para arquiteto com versão online e grátis. É o Autodesk Homestyler, um dos mais conhecidos do mercado, dedicado a estudantes e recém-formados.

Além dele, veja mais 5 programas de arquitetura online em que você pode se cadastrar gratuitamente começar a usar na hora.

1 – Autodesk Homestyler

 

programas-de-arquitetura-online-autodesk-homestyler

programas de arquitetura online: autodesk homestyler

O programa constrói casas e tem boas ferramentas para começar um projeto totalmente do “zero”. Além de fazer plantas, o arquiteto poderá decorar com opções de objetos da própria plataforma ou carregar elementos do computador.

Há uma galeria de designs, opções para colorir ambientes, também permite fazer download de elementos e incluí-los no ambiente, tirar fotos e é integrado às redes sociais.

Além disso, o próprio programa cria um site para o usuário exibir e divulgar o projeto feito online.

O projeto pode ser construído em 3D e o arquivo salvo fica disponível para ser aberto em qualquer computador com conexão à internet. O único pré-requisito para uso, portanto, é estar conectado.

Acesse por este site: Autodesk Homestyler

2 – 3Dream

 

programas-de-arquitetura-online-3dream

programas de arquitetura online: 3dream

Também é dedicado a criar plantas baixas e montar ambientes, com decoração completa. Tem paleta de cores e um buscador – disponível em inglês –  para encontrar objetos e inserir nos ambientes.

O programa ainda faz renderização em 3D, tira fotos dos ambientes e permite ao usuário enviar os arquivos por email.

Há duas versões do 3Dream: a gratuita permite criar 2 projetos, 10 cenas e 25 fotos. Nesse módulo, está liberado apenas 10% do catálogo de imagens e elementos do programa.

A versão paga é ilimitada para criações.

Você pode acessar por aqui: 3Dream

3 – Roomle

 

programas-de-arquitetura-online-roomle

programas de arquitetura online: roomle

O Roomle é super prático, muito fácil de usar e totalmente gratuito. É um dos mais completos da categoria de programas de arquitetura online gratuitos. O usuário pode criar e modelar plantas, inserir objetos e posicioná-los na interface.

Lembrando que não há variações de objetos (somente um tipo de sofá, um tipo de lustre e por aí vai). Apesar disso, se o objetivo for melhorar a habilidade em programas de desenho, a função estará sendo cumprida. A versão é em português.

Uma das possibilidades do Roomle é salvar as plantas que o usuário criou e editar o projeto em qualquer outro computador. O desenho pode ser visualizado em 3D, com a instalação de plugin específico para este fim.

Acesse por este site: Roomle

4 – IKEA Home Planner

 

programas-de-arquitetura-online-ikea-home-planner

programas de arquitetura online: ikea home planner

Não se engane pela simplicidade da interface. O IKEA é um dos melhores programas de arquitetura online da lista, tem estrutura avançada e vem com recursos muito detalhistas e úteis, que fazem a diferença.

É dedicado a quem quer analisar ambientes e calcular espaços.

Há suporte para visualização em 3D, inserção de objetos, troca de móveis e substituição de detalhes na decoração, como a mudança de uma lâmpada, por exemplo.

Acesse aqui: IKEA Home Planner

5 – PCon.planner

 

programas-de-arquitetura-online-pcon-planner

programas de arquitetura online: p.con planner

O PCon.planner é focado em modelagem em 3D, cria projetos completos de planta baixa, imagens realistas e os elementos de uma construção, como paredes, painéis, portas e janelas.

É um dos programas de arquitetura online gratuitos mais avançados e requer habilidades mais desenvolvidas na construção de projetos deste tipo. Usuários iniciantes podem se sentir deslocados no início, mas é possível criar arquivos menos complexos até dominar as ferramentas plenamente.

Acesse por aqui: PCon.planner

6 – Sweet Home 3D

 

programas-de-arquitetura-online-sweet-home-3d

programas de arquitetura online: sweet home 3d

Em português e fácil de usar, o Sweet Home 3D é um dos mais populares da lista. É possível criar e ajustar um ambiente inteiro com o aplicativo. Entre os recursos estão: catálogo robusto, tempo real para exibir resultados, criar fotos e vídeos e fazer inserção de elementos.

Por exemplo, você pode começar baixando um ambiente e incluir sofás, janelas, persianas, quadros, poltronas e outros elementos para criar um espaço de decoração segundo o seu próprio projeto.

Acesse por este site: Sweet Home 3D

Vale a pena usar um programa de arquitetura gratuito?

 

Embora sejam boas alternativas, os programas gratuitos e online costumam ser limitados. Portanto, nem sempre você terá um software substituto, nesta categoria, à altura de uma sistema pago.

Claro que ter alternativas para modelar, decorar ambientes e ter boas noções de construções de espaços digitais são bem-vindas. Mas, com certeza, são uma solução provisória.

Depois de criar seus projetos em 3D, você pode incluí-los em um portfólio no Viva Decora, clique aqui e crie um perfil grátis.

Quer mais dicas de programas de arquitetura? confira nossos artigos: