O que é o SketchUp e como melhorar sua apresentação de projetos

Como arquiteto ou designer de interiores, você provavelmente já teve alguma dificuldade em demonstrar aos seus clientes suas ideias. Por este motivo, será que através de novos softwares, podemos revolucionar nossa forma de desenvolvimento e apresentação de nossos projetos? Você sabe o que é SketchUp e como fazer projetos com este programa de arquitetura?

Hoje o mercado exige uma atualização por parte dos profissionais e isso pode ser mais acessível do que imaginamos, e por tal motivo, iremos descrever um software que vem se popularizando cada vez mais entre nós arquitetos.

O SketchUp surgiu em 2000 e trouxe com ele uma nova forma mais dinâmica e eficiente ao desenvolver e apresentar projetos. Vamos saber um pouco mais sobre o SketchUp além de dicas de como usar?

O que é SketchUp

 

o que é SketchUp

Exemplo de trabalhos feitos no SketchUp

Se você não sabe o que é SketchUp, lá vai: O SketchUp é um modelador 3D desenvolvido por uma pequena empresa do Colorado (EUA) chamada At Last Software e que posteriormente foi comprado pela Google e atualmente pertencente a Trimble Navigation.

O software trouxe em seu meio uma maneira diferente e muito mais intuitiva comparada aos softwares de arquitetura anteriores com o mesmo propósito. Por este motivo ganhou rapidamente abertura aos diferentes profissionais que buscavam eficiência em suas modelagens.

Quer conhecer os outros? Veja os 10 melhores programas para fazer uma maquete eletrônica.

De forma clara e simples, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas, e a biblioteca 3D do SketcUp, o software possibilita uma incrível resposta aos comandos. E com isso conseguimos assim facilmente elaborar diferentes formas e volumes.

Assim como a maquete física, sempre utilizada na arquitetura, a modelagem 3D nos permite avançar em questão de tempo e precisão. Com materialidade e espacialidade que nenhum desenho bidimensional permitiria.

Veja também: Ímã Permanente: Tenha mais contatos de potenciais clientes

Extremamente prático, o programa de arquitetura SketchUp auxilia ao profissional em seu desenvolvimento de projeto em todas as escalas possíveis, desde um encaixe de uma marcenaria de um mobiliário, uma reforma de um apartamento até num planejamento urbano de uma cidade.

Não consegue arcar com o custo do programa no momento? Sem problemas. Confira nossa lista de programas de arquitetura online grátis!

Como fazer projetos no SketchUp pode ajudar você

 

Agora que você entendeu melhor o que é SketchUp, veja dicas de como usar e se beneficiar desse programa de arquitetura.

o que é SketchUp

Como o SketchUp pode te ajudar

A arquitetura sempre teve como uma de suas premissas a busca por novas tecnologias. De alguma forma elas nos auxiliam em diversas etapas ao longo do processo criativo e de execução de nossos projetos.

Através da modelagem 3D utilizando o SketchUp, podemos criar ambientes em questão de poucas horas e ampliar nossa percepção espacial dos projetos. Esta percepção é naturalmente refletida num aprimoramento profissional.

Projetos com topografias mais complexas também podem ser melhor compreendidos com a modelagem dos terrenos, a implantação por sua vez pode ser mais adequada e repensada de forma prática.

Outro fator que pode ser considerado é a facilidade na escolha de materiais. No SketchUp temos um leque infinito de aplicações. O materiais podem ser facilmente substituídos e também oferecem possibilidades de cálculo de área para orçamentos em geral de pintura e revestimentos.

Por fim, temos como contabilizar todos os itens de um projeto. Desde parafusos até mesmo numa estrutura metálica ou pré-fabricada. Com esta função o controle do projeto passa da modelagem 3D e se reflete na execução.

Com tantas funções, é preciso ter um um bom notebook para arquitetos para evitar que o programa trave e você perca todo o seu trabalho.

Quais as vantagens de fazer projetos no SketchUp

 

o que é SketchUp

Vantagens e desvantagens do SketchUp

Possuindo diversos diferenciais, como até mesmo uma ferramenta patenteada (push/pull) que possibilita o fácil redimensionamento das faces do modelo, o programa de arquitetura SketchUp se destaca. Essa ferramenta possibilita uma dinâmica de modelagem 3D impressionante com a alteração de medidas e volumes.

Também uma das funções mais impressionantes é a geolocalização do arquivo. Com ela podemos posicionar o projeto exatamente em suas latitudes e longitudes e elaborar estudos de insolação fiéis ao existente. Podemos então antes mesmo de iniciar um projeto, ter como premissa áreas que tomarão sol ou não e procurar soluções que de fato se adequem a estes fatores.

Veja também: Lina Bo Bardi – Biografia, as principais obras e o legado do MASP

A gigantesca biblioteca online 3D do SketchUp é a maior de todas, o Warehouse é um enorme portal onde fornecedores e modeladores disponibilizam seus objetos gratuitamente. Através desta biblioteca, podemos otimizar nosso tempo adicionando estes objetos existentes que vão desde utensílios de cozinha, veículos diversos e até estádios de futebol em nosso projetos.

Como usar o SketchUp: dicas práticas

 

Através do SketchUp, o modelo poderá ser futuramente renderizado (aplicação das propriedades físicas aos materiais e de luz) trazendo assim mais realidade ao projeto. No render podemos nos aproximar ainda mais do cliente dando a segurança de um projeto muito próximo da execução.

No caso de perspectivas externas, conseguimos ambientar o projeto utilizando o Photoshop. Buscando um entorno mais fiel ao existente podemos facilitar justificativas de projeto em diversos fatores.

A pós-produção no Photoshop também inclui inúmeros efeitos para perspectivas internas, adicionando elementos como escalas humanas e vegetações.

Veja também: Círculo Dourado: Como grandes líderes e empresas inspiram as pessoas

Como maximizar o uso do SketchUp: Dicas de plugins

Se você acha que já sabe o que é SketchUp, não viu nada ainda, na verdade! Confira seus plugins:

FUR SketchUp Plugin

 

o que é SketchUp

Exemplo de uma imagem feita no FUR Plugin no SketchUp

O FUR SketchUp Plugin é usado por muitos usuários do SketchUp na criação de grama, vegetação, tapete e de muitas outras formas criativas.

1001 bit Tools

 

o que é SketchUp

Exemplo de espirais que você pode fazer no 1001 bit Tools usando o SketchUp

O plugin 1001 bit Tools agrupa 39 tipos diferentes de ferramentas que são úteis para um usuário do SketchUp. A dica é que você consegue desenhar superfícies, molduras em janela, telhados etc.

Component Array

 

o que é SketchUp

Exemplo de um trabalho sendo feito no Component Array usando o SketchUp

Esse plugin, chamado aqui de Component Array, apesar de ser chamado de “matriz” no AutoCAD, é bem mais completo que o que existe no CAD. Tome cuidado para não confundir os dois, pois no CAD ele é bem limitado.

V-Ray

 

o que é SketchUp

Exemplo do V-Ray em uso no SketchUp

O V-ray é um plugin de renderização, que funciona muito bem com o SketchUp. É mais utilizado para obtenção de perspectivas em fotorrealismo, pois apresenta técnicas avançadas de iluminação global e de mapeamento.

Bim.bon

 

o que é SketchUp

Exemplo de lista de protudos no Bim-bon no SketchUp

O bim.bon é um plugin que orça seu projeto de maneira rápida e descomplicada. Funciona direto na Internet ou a partir do modelo 3D no SketchUp. Você fica conectado a um banco de dados completo de materiais e mão de obra, com modelos 3D e preços atualizados.

Temos ainda mais Plugins para SketchUp que você precisa conhecer!

Gostou dessas dicas? Entendeu definitivamente o que é SketchUp? Veja também:

E agora? Já sabe como usar o SketchUp e impressionar seus clientes com este programa de arquitetura?

Esse post foi escrito por Dimitri Iurassek, formado em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie, pós-graduado pela Escola da Cidade, sócio-proprietário do Laboratório de Ideias e fundador do portal Arquivo Arq.