10 Tipos de Varal Para Quintal e Apartamento Pequeno

Conheça os principais tipos de varal para quintal e apartamento. Fonte: Home Varais

Escolher com atenção qual dos tipos de varal irá fazer parte do seu projeto é fundamental para que a beleza e a otimização do espaço seja preservada. Afinal, seja para o quintal ou para apartamento, o modelo deve atender as necessidades e expectativas do morador do imóvel.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especialmente para você, profissional de arquitetura e design de interiores, que está projetando o ambiente da lavanderia, área de serviço ou quintal do seu cliente, mas ainda está em dúvidas sobre qual dos tipos de varal utilizar no projeto. Confira 10 tipos de varal e escolha o modelo mais adequado para o ambiente.

1. Existem diferentes tipos de varal para quintal e apartamento. Fonte: Condecorar Arquitetura e Interiores

Tipos de varal: lavanderia integrada X quintal

O varal é um acessório importante que facilita as etapas de secagem das roupas. Sua estrutura deve ser instalada em locais que recebam uma boa quantidade de ventilação e se possível luz natural. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, nos últimos anos, os diferentes tipos de varal foram ganhando acabamentos mais modernos e decorativos, passando a conquistar até mesmo uma posição de destaque na decoração desses ambientes.

Muitas vezes, a lavanderia é integrada com outras áreas da casa como cozinha ou varanda gourmet, o que demanda de tipos de varal mais compactos. Enquanto em outros projetos a lavanderia é construída no quintal na área externa do imóvel, o que valida a criação de um espaço mais reservado, fora do contato visual direto com a frente da casa ou com a área de lazer (churrasqueira, piscina, playground…).

Conheça 10 tipos de varal para quintal e apartamento e escolha o modelo ideal

Afinal, quais são os tipos de varal? Conheça de perto 10 tipos de varal para quintal e apartamento e escolha o modelo ideal para o seu projeto.

1. Tipos de varal de teto

O varal de teto, também conhecido como varal suspenso, é o modelo perfeito para quem deseja otimizar o espaço do ambiente. Podendo ser adquirido em vários tamanhos e cores, o varal de teto não ocupa espaço no chão e nem na parede, o que facilita a rotina de quem dispõe de uma lavanderia pequena. Não é à toa que é comum observar a presença desses tipos de varal para apartamento.

2. Tipos de varal: lavanderia com varal de teto. Fonte: Só Varais

2. Tipos de varal de chão

O varal de chão, também conhecido como varal de piso, é versátil e pode ser movimentado para diferentes lugares da casa como varanda, terraços, jardins ou quintais. Muitos fabricantes inclusive permitem a desmontagem do varal de chão quando o mesmo não está em uso.

Como sua estrutura ocupa um pouco a área de circulação de pessoas no ambiente, se tornam perfeitos quando usados como tipos de varal para quintal (área externa). Dentre as desvantagens podemos citar a limitação do varal de chão com roupas compridas como vestidos longos, lençóis, cobertores e edredons. Neste caso, elas precisam ficar dobradas para não encostar diretamente no chão.

3. Tipos de varal: modelo de varal de chão. Fonte: Mercado Livre

3. Tipos de varal de chão giratório

O varal de chão giratório é uma alternativa dos tipos de varal para quintal. Sua estrutura leve pode ser fixa ou móvel com quadripé e normalmente é feita de alumínio com cordas de nylon resistentes. Esses tipos de varal para quinta apresentam formato de guarda-sol e giram conforme o vento.

Veja também: O Que é Piso Fulget? Tipos, Preço, Onde Instalar +25 Fotos

4. Tipos de varal: modelo de varal de chão giratório. Fonte: Casa dos Varais

4. Tipos de varal para porta

O varal de porta é um dos tipos de varal para apartamento. Como o próprio nome já diz, o varal de porta fica pendurado em um dos lados da porta, tornando-se uma alternativa interessante para quem precisa pendurar poucas roupas em um ambiente muito pequeno.

5. Tipos de varal: o modelo de varal de porta e perfeito para ambiente pequenos. Fonte: Viajando no Apê

5. Tipos de varal de parede retrátil

O varal retrátil é um dos tipos de varal para apartamento que tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos. Sua estrutura flexível permite recolhê-lo para dentro do aparelho após o uso, deixando a lavanderia com espaço livre. Quando em uso, os fios são esticados até a parede oposta onde se prendem a ganchos fixados na parede. As cordas quando feitas de acabamento em inox também trazem um diferencial para o produto, conferindo maior resistência e durabilidade.

6. Tipos de varal: modelo de varal retrátil. Fonte: Shoptime

6. Tipos de varal de parede dobrável

O varal pequeno está entre os tipos de varais para apartamento pequeno mais usados também. Além de ser prático devido à facilidade de montagem, o varal também é resistente. Para usá-lo basta levantá-lo. Por isso, é fundamental planejar onde esses tipos de varal irão ficar instalados para que eles não atrapalhem a área de circulação de pessoas.

Veja também: Móveis Multifuncionais: Inspire-se Com 21 Ideias Fáceis e Criativas

7. Tipos de varal: modelo de varal dobrável com cabos de aço encapado. Fonte: Magazine Luiza

7. Tipos de varal de parede sanfonado

O varal sanfonado também é uma alternativa interessante de tipos de varal para apartamento ou quintal pequeno. Esses tipos de varal feitos normalmente de acabamento inox são resistentes e discretos quando estão fechados. Seu sistema de abertura é um pouco menos prático que o dobrável, já que é necessário puxá-lo para frente para que a peça fique completamente aberta para uso.

8. Tipos de varal: modelo de varal sanfonado. Fonte: Amazon

8. Tipos de varal para peças íntimas

Os tipos de varal para peças íntimas podem ser feitos de plástico ou inox. Como o próprio nome já diz, se trata de um tipo de varal com diversos prendedores individuais que permite que você consiga pendurar calcinhas, cuecas, sutiãs e meias sem ocupar espaço em outros tipos de varal da lavanderia. Esses tipos de varal podem ser usados tanto em apartamento como em quintais, auxiliando na secagem de roupas menores.

9. Tipos de varal: modelo de varal para pecas íntimas. Fonte: Loja Beladora

9. Tipos de varal de roupas de chão cabideiro

Os tipos de varal de roupas de chão cabideiro são peças multifuncionais que auxiliam na secagem das roupas. No entanto, como sua estrutura é mais robusta e se assemelha inclusive com as araras de roupas é preciso avaliar com atenção o espaço da lavanderia para que o produto não atrapalhe a rotina de serviços na casa. Esses tipos de varal são indicados para lavandeiras mais amplas ou lavandeiras que são construídas em anexo a casa principal.

Veja também: Pegboard: O Que É, Como Montar +17 Ideias Criativas de Uso

10. Tipos de varal: modelo de varal cabideiro. Fonte: Commerce Brasil

10. Tipos de varal mágico

Os tipos de varal mágico chegaram para modernizar ainda mais as lavandeiras e demais áreas de serviços. O varal mágico é perfeito para quem busca comprar tipos de varal para apartamento extremamente pequeno e compacto. Sua estrutura versátil permite a abertura e fechamento das abas laterais, ou seja, quando não em uso, ele fica quase imperceptível no ambiente. Em muitos projetos, por se tratar de um produto discreto, esses tipos de varal são instalados em lugares inusitados como acima das portas da varanda e terraço, como mostra a imagem abaixo.

11. Tipos de varal: modelo de varal magico fixado e camuflado acima da porta. Fonte: Varais Campo Belo

Agora que você já conhece os diferentes tipos de varal para quintal e apartamento, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Cores Complementares: Confira Como Usar na Decoração +30 Exemplos Maravilhosos“, descubra o que são cores complementares e como o projeto da sua lavanderia ou área de serviço pode ficar ainda mais sensacional.