1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Abajur de Parede: Saiba Como Escolher +63 Modelos Lindos

Abajur de Parede: Saiba Como Escolher +63 Modelos Lindos

O abajur de parede também chamado de arandela, é um elemento que ajuda a criar uma iluminação super aconchegante no ambiente, além de também acrescentar um toque todo charmoso na decoração. E apesar do abajur de parede ser mais comum na decoração de quarto, ele também pode ser inserido facilmente em outros ambientes da casa como varanda, cozinha, corredores e até mesmo na sala. 

E para você que está pensando em dar um toque personalizado na decoração nós trouxemos várias ideias de como usar a arandela abajur de parede. Por isso, confira o post até o final para anotar todas as nossas dicas e se inspirar com fotos lindas.

quarto moderno decorado com abajur de parede cabeceira estofada rosa Foto Manual da Obra
1. O abajur de parede pode acrescentar um iluminação super aconchegante no ambiente – Foto: Manual da Obra

Vantagens do abajur de parede

Um bom projeto de iluminação pode transformar a decoração de um ambiente, pois além de beleza a iluminação certa também garante maior sensação de conforto ao espaço e por isso a arandela abajur de parede é um elemento tão interessante. 

Uma das principais vantagens do abajur de parede é que ele irá criar uma iluminação indireta promovendo um bonito sombreado na parede sem deixar o espaço super claro, e por isso, a arandela abajur de parede é um elemento muito usado em um cantinho de leitura, na cabeceira da cama ou mesmo na sala de estar próximo ao sofá ou mesmo a uma poltrona para criar um ambiente aconchegante. 

E além da parte funcional, o abajur de parede também acrescenta um toque todo charmoso na decoração e por conta disso é preciso escolher um modelo de abajur que se harmoniza aos demais objetos decorativos e móveis do ambiente. 

decoração clássica com abajur de parede para quarto de casal Archilovers
2. Além da iluminação aconchegante a arandela abajur de parede também acrescenta um toque charmoso na decoração – Foto: Archilovers

Como escolher abajur de parede

O abajur de parede para quarto, sala, escritório entre outros ambientes que você deseja investir nesse elemento pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, desde os mais clássico com contornos sofisticados até mesmo abajur de parede infantil e alguns modelos articuláveis excelentes para um espaço de leitura mais moderno.

E claro, com tantos modelos disponíveis optar por um pode se tornar uma tarefa um pouco complicada. E pensando nisso separamos algumas dicas de como escolher o abajur de parede ideal para sua casa. Então, confira tudo e redecore seu ambiente.

decoração clássica para cantinho de leitura com abajur de parede Foto No Decora
3. Cantinho de descanso super charmoso decorado com abajur de parede – Foto: No Decora

Design

Um dos primeiros pontos que você deve levar em consideração na hora de comprar o abajur de parede infantil ou mesmo os mais clássico ou modernos é o design da peça, isso é importante porque é necessário que o abajur de parede se harmonize ao demais elementos do ambiente.

Por isso, um abajur de parede moderno é ideal para casas com estilo contemporâneo ou até mesmo minimalistas. Já um abajur de parede com design mais tradicional é perfeito para decorar ambientes com estilo mais clássico, pois eles vão levar ainda mais elegância e imponência para a decoração. 

Já os modelos de abajur retrô são ótimos para deixar o ambiente mais descontraído, porém, é comum que esses modelos de abajur de parede sejam mais coloridos, então fique atento a elementos como papel de parede, cabeceira, roupa de cama, almofadas entre outros para não criar uma decoração sobrecarregada. 

decoração em cores neutras para quarto de casal com abajur de parede clássico Foto Conceição Estrela Pinto Barbosa
4. Escolha o abajur de parede conforme o estilo de decoração do seu ambiente – Foto: Conceição Estrela Pinto Barbosa

Tamanho

Na hora de comprar o abajur de parede é muito importante ficar atento ao tamanho da peça em relação ao tamanho do ambiente e local onde ele será instalado. Um abajur de parede cabeceira que seja muito grande, por exemplo, pode trazer sensação de desconforto para quem estiver deitado na cama principalmente se for um abajur de parede para quarto de casal que pode acabar atrapalhando quem não está usando o objeto de iluminação, e nesse caso um abajur de parede menor pode ser mais interessante. 

Aqui também é importante lembrar que o abajur de parede grande ajuda a expandir melhor a iluminação, o que pode ser muito interessante para ambientes maiores como uma cozinha ou até mesmo um corredor, já um abajur de parede menor trará uma iluminação mais localizada e por conta disso é um dos mais usados em escritórios, quartos e cantinho de estudo e leitura.

abajur de parede para decoração de penteadeira de madeira com espelho redondo Foto Cristiana Bertolucci Estúdio
5. Penteadeira de madeira decorada com abajur de parede e espelho redondo – Foto: Cristiana Bertolucci Estúdio

Material

Assim como o design, o material do abajur de parede também irá influenciar na estética da peça e na decoração do ambiente. Por isso, escolha o material do seu abajur conforme o estilo de decoração que você deseja ao ambiente. 

Um abajur de parede de madeira, por exemplo, são versáteis e vão super bem desde ambientes mais rústicos até mesmo modernos e clássicos, tudo dependerá do design da peça. Já um abajur de ferro é mais comum em espaços com estilo industrial, minimalista ou ainda para decoração bem clássica quando a peça possui um design mais robusto com arabescos.

Enquanto isso, o abajur de vidro é uma peça que acrescenta muita sofisticação à decoração, principalmente quando usada com outras peças de vidro no ambiente como vasos e castiçais. 

abajur de parede para quarto cinza decorado com criado mudo de madeira Foto Etsy
6. O acabamento dourado do abajur de parede dá um toque sofisticado na decoração do quarto – Foto: Etsy

Finalidade

Bom, como você já sabe o abajur de parede é uma peça decorativa que proporciona uma iluminação localizada deixando o espaço mais aconchegante, porém, como já falamos anteriormente há modelos de abajur de parede que são mais usados em escritórios, cantinhos de estudos e leitura pois oferecem uma função extra que é a articulação. 

Por conta disso, na hora de comprar o abajur de parede é muito importante pensar em qual será a real finalidade desse item no ambiente. Se você quer usá-lo no seu espaço de trabalho, estudos ou mesmo se você tem o hábito de ler na cama o mais interessante é usar um abajur de parede cabeceira que seja articulável, pois assim você consegue focar a iluminação do modo que seja mais agradável para você.

Porém, se você quer usar o abajur de parede apenas como uma peça decorativa, os outros modelos que são mais simples e por isso não é possível ficar movimentando são excelentes escolhas. 

cantinho embaixo da escada decorado com abajur de parede cobre Foto HomeThangs
7. Abajur de parede para decoração de cantinho de leitura – Foto: HomeThangs

Decoração com abajur de parede

Apesar do abajur de parede para quarto ser o modelo mais usados, este item também pode acrescentar charme e beleza na decoração de diversos ambientes da casa e para isso você deve levar em consideração em quais necessidades o abajur de parede poderá suprir.

Em corredores, por exemplo, o abajur de parede deixará o espaço charmoso sem comprometer a circulação, afinal de contas esse espaço já é bem estreito e precisa de técnicas para decorá-lo sem deixar com sensação de ser ainda menor. Enquanto isso na sala de estar o abajur de parede pode ser usado como uma peça para criar a iluminação adequada para quando você estiver assistindo TV e não quiser deixar a sala toda escura. 

abajur de parede preto moderno para decoração de sala de estar Foto Casa de Valentina
8. A sala de estar também pode ser decorada com o abajur de parede – Foto: Casa de Valentina

Na sala de jantar o abajur de parede também é uma peça que vai super bem vinda, principalmente quando usada sobre um buffet ou aparador combinando com um lustre que tenha o mesmo estilo de design bem sobre a mesa de jantar, deixando assim a decoração mais bonita, personalizada e com  aquela iluminação super acolhedora. 

sala de jantar decorada com abajur de parede moderno Foto Casa de Valentina
9. Sala de jantar decorada com cadeiras de madeira e arandela abajur de parede moderna – Foto: Casa de Valentina

Já o abajur de parede para quarto é mais comumente usado ao lado da cama, pois ele auxilia a iluminação caso você precise se levantar no meio da noite ou mesmo tenha o hábito de ler antes de dormir. O abajur de parede para quarto de casal habitualmente são usadas duas peças iguais ao lado de cada um da cama, mas claro, se você quiser é possível usar o abajur de parede para quarto de casal com designs ou cores diferentes trazendo assim um pouco da personalidade de cada um para o ambiente, mas lembrando sempre de escolher modelos que “conversem” entre si para deixar a decoração mais bonita e harmônica.

E além de usar o abajur de parede cabeceira na decoração de quarto, você também tem a possibilidade de investir nesse item em outro espaço dentro quarto como um abajur de parede articulável ao lado de uma poltrona ou ainda próximo a uma penteadeira. 

abajur de parede articulável para quarto de casal minimalista Foto Pinterest
10. Abajur de parede articulável para decoração de quarto minimalista – Foto: Pinterest

Veja nossa galeria com mais modelos de abajur de parede

abajur de parede articulável para cantinho de leitura Foto Pinterest
11. O abajur de parede articulável é excelente para um cantinho de leitura aconchegante e funcional – Foto: Pinterest
abajur de parede articulável para quarto branco Foto Apartment Therapy
12. Decoração de quarto branco com abajur de parede preto com detalhes dourados – Foto: Apartment Therapy
abajur de parede cabeceira articulável Foto Pinterest
13. Decoração de quarto cinza com cabeceira estofada e abajur de parede com cúpula branca – Foto: Pinterest
abajur de parede cabeceira com acabamento rose gold Foto Casa de Valentina
14. Abajur de parede para quarto moderno com parede de cimento queimado e cabeceira planejada com criado mudo – Foto: Casa de Valentina
abajur de parede clássico para decoração de quarto de casal com cabeceira estofada cinza Foto Apartment Therapy
15. O abajur de parede para quarto precisa ser harmonizar com o estilo do ambiente – Foto: Apartment Therapy
abajur de parede cobre para decoração de quarto de casal branco Foto Pinterest
16. Abajur de parede dourado para decoração de quarto de casal branco – Foto: Pinterest
abajur de parede de vidro para quarto com cabeceira de madeira Foto Casa Trés Chic
17. Modelo de abajur de parede de vidro para decoração de quarto com revestimento de madeira na cabeceira – Foto: Casa Trés Chic
abajur de parede para cabeceira de cama Foto Pinterest
18. Modelo de abajur para quarto decorado com parede azul marinho – Foto: Pinterest
abajur de parede para decoração de corredor Foto Pinterest
19. Invista na arandela abajur de parede para decoração de corredores e ambientes pequenos – Foto: Pinterest
abajur de parede para decoração de sala de jantar pequena Foto Apartment Therapy
20. Decoração de sala de jantar pequena com mesa redonda e arandela abajur de parede – Foto: Apartment Therapy
abajur de parede para decoração de sala em cores neutras com poltrona confortável Foto Cristiana Bertolucci Estúdio
21. Arandela abajur de parede para decoração de sala de estar decorada com sofá branco e poltrona confortável – Foto: Cristiana Bertolucci Estúdio
abajur de parede para quarto de casal azul e branco Foto Creative Home Decor
22. Abajur de parede cabeceira de quarto de casal azul e branco com decoração neutra – Foto: Creative Home Decor
abajur de parede para quarto de casal branco Foto A Casa Delas
23. Decoração com abajur de parede para quarto de casal branco – Foto: A Casa Delas
abajur de parede para quarto de casal cinza minimalista Foto Coco Lapine Design
24. Abajur de parede para quarto cinza e branco com decoração minimalista – Foto: Coco Lapine Design
abajur de parede para quarto de casal Foto Pinterest
25. Use o abajur de parede cabeceira para uma acolhedora iluminação no seu quarto – Foto: Pinterest
abajur de parede para quarto de casal moderno Foto Dimlux
26. Decoração de quarto com cabeceira cinza e abajur de parede com design moderno – Foto: Dimlux
abajur de parede para quarto de casal moderno e minimalista Foto Apartment Therapy
27. Modelo moderno de luminária de parede para quarto de casal minimalista – Foto: Apartment Therapy
abajur de parede para quarto minimalista Foto Etsy
28. A luminária de parede preta se destaca na decoração do quarto minimalista branco – Foto: Etsy
abajur de parede para quarto planejado Foto Casa Trés Chic
29. Decoração de quarto planejado com abajur de parede cabeceira – Foto: Casa Trés Chic
abajur de parede para sala clássica Foto Pottery Barn
30. Modelo de arandela abajur de parede com design robusto e cúpula branca – Foto: Pottery Barn
abajur de parede rústico Foto Pinterest
31. Arandela abajur de parede rústica – Foto: Pinterest
acabamento dourado para abajur de parede para quarto de casal branco e cinza Foto Futurist Architecture
32. Decoração com abajur de parede para quarto de casal com parede cinza – Foto: Futurist Architecture
arandela abajur de parede com design moderno Foto Pinterest
33. Design moderno de arandela abajur de parede – Foto: Pinterest
arandela abajur de parede minimalista com acabamento rose gold Foto Songbird Blog
34. Modelo de abajur de parede moderno com acabamento rose gold – Foto: Songbird Blog
arandela abajur de parede para cantinho de descanso Foto Decor Salteado
35. Aqui o corredor possui um charmoso abajur de parede para iluminar um aconchegante cantinho de leitura – Foto: Decor Salteado
cantinho de leitura com abajur de parede articulável Foto DecorPad
36. Decoração clean para cantinho de estudos com abajur de parede articulável – Foto: DecorPad
decoração com abajur de parede com estrutura em madeira Foto Cristiana Bertolucci Estúdio
37. Modelo de abajur de parede com estrutura em madeira – Foto: Cristiana Bertolucci Estúdio
decoração de quarto compartilhado com abajur de parede cabeceira Foto Pinterest
38. No quarto compartilhado você pode optar por usar dois abajures de parede entre as camas – Foto: Pinterest
decoração em cores neutras para quarto com abajur de parede cabeceira Foto Futurist Architecture
39. Decoração com abajur de parede para quarto moderno planejado com cabeceira cinza – Foto: Futurist Architecture
decoração minimalista para quarto com abajur de parede cabeceira Foto A Casa Delas
40. Decoração de quarto minimalista com abajur de parede cabeceira preto – Foto: A Casa Delas
decoração moderna com abajur de parede para quarto cinza Foto Pinterest
41. Decoração de quarto cinza minimalista com abajur de parede preto – Foto: Pinterest
decoração moderna e sofisticada para quarto com abajur de parede cabeceira cinza Foto Casa Trés Chic
42. Abajur de parede para quarto moderno com cabeceira estofada planejada – Foto: Casa Trés Chic
decoração simples para quarto com abajur de parede cabeceira Foto Conexão Décor
43. Abajur de parede para quarto de casal simples com cabeceira de madeira pintada de azul – Foto: Conexão Décor
decoração sofisticada com estilo tradicional com abajur de parede Foto Decor Salteado
44. Cantinho de descanso charmoso decorado com arandela abajur de parede de vidro com design clássico – Foto: Decor Salteado
design moderno de abajur de parede cabeceira dourado Foto Apartment Therapy
45. Modelo de abajur de parede moderno com acabamento dourado – Foto: Apartment Therapy
design simples e moderno de abajur de parede Foto Boobam
46. Modelo de abajur de parede de madeira minimalista – Foto: Boobam
modelo clássico de abajur de parede Foto Pinterest
47. Decoração com modelo clássico de abajur de parede para quarto de casal – Foto: Pinterest
modelo clássico de abajur de parede para cantinho de descanso Foto Pinterest
48. Modelo clássico de abajur de parede para cantinho de descanso – Foto: Pinterest
modelo de abajur de parede feito com couro e madeira Foto Pinterest
49. Modelo de abajur de parede feito em madeira com cúpula preta – Foto: Pinterest
modelo rústico de abajur de parede para cantinho de descanso Foto Pinterest
50. Cantinho de leitura decorado com modelo diferente de arandela abajur de parede – Foto: Pinterest
quarto branco decorado com abajur de parede minimalista Foto Futurist Architecture
51. Abajur de parede para quarto de casal todo branco com decoração minimalista – Foto: Futurist Architecture
quarto branco minimalista decorado com abajur de parede preto Foto Futurist Architecture
52. Decoração minimalista para quarto branco com arandela abajur de parede moderna – Foto: Futurist Architecture
quarto cinza decorado com abajur de parede dourado Foto Circa Lighting
53. Quarto cinza decorado com abajur de parede dourado – Foto: Circa Lighting
quarto clean decorado com abajur de parede cabeceira Foto Futurist Architecture
54. Decoração em cores neutras com abajur de parede cabeceira – Foto: Futurist Architecture
quarto de casal cinza decorado com abajur de parede cobre Foto Apartment Therapy
55. Quarto cinza de casal decorado com mesa de cabeceira de madeira e abajur de parede cobre – Foto: Apartment Therapy
quarto de casal cinza decorado com abajur de parede cobre Foto Coco Lapine Design
56. Abajur de parede para quarto de casal cinza com decoração simples – Foto: Coco Lapine Design
quarto de casal cinza decorado com abajur de parede moderno Foto McGee & Co.
57. Modelo de abajur de parede cabeceira de quarto de casal sofisticado cinza – Foto: McGee & Co.
quarto de casal decorado com abajur de parede e parede azul Foto Creative Home Decor
58. Decoração com abajur de parede para quarto de casal cinza e branco com criado mudo de madeira – Foto: Creative Home Decor
quarto de solteiro decorado com abajur de parede preto Foto Casa Trés Chic
59. Quarto de solteiro compartilhado decorado com abajur de parede com cúpula preta – Foto: Casa Trés Chic
quarto rústico decorado com abajur de parede de vidro Foto Room & Board
60. Quarto rústico decorado com revestimento de madeira e abajur de parede de vidro – Foto: Room & Board
sala decorada com abajur de parede rústico Foto Archzine
61. Modelo de abajur para parede de sala com acabamento rústica para cúpula – Foto: Archzine
sala minimalista decorada com abajur de parede preto articulável Foto Lekker Home
62. Sala minimalista decorada com abajur de parede moderno – Foto: Lekker Home
sala minimalista decorada com abajur de parede preto articulável Foto Pinterest
63. Decoração de sala de estar com sofá sem braço e abajur de parede articulável moderno – Foto: Pinterest

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Arandela de Madeira: +48 Modelos para Decorar e Iluminar o Ambiente

decoração minimalista com lustre de madeira para sala de jantar Foto Architecture Art Designs

Lustre de Madeira: +50 Dicas e Modelos para Escolher e Decorar

Arandela rústica na varanda - Via: Pinterest

Arandela Rústica: +43 Ideias Incríveis para Iluminar sua Casa 

O famoso lustre industrial do tipo aranha faz sucesso na decoração

Lustre Industrial: +56 Modelos Para Você Conferir Antes de Comprar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!