1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Abajur, iluminação e decoração aconchegante

Abajur, iluminação e decoração aconchegante

O abajur é um objeto decorativo que pode ajudar a deixar ambientes com uma iluminação agradável e suave. Seu nome vem da palavra francesa abat-jour, que quer dizer ‘abaixar a luz’, e explica bem sua utilidade: transmitir uma iluminação indireta e confortável aos olhos.

 

Decoração aconchegante usando um abajur

Antigamente o abajur era usado em mesas de cabeceira e criado-mudo, sendo responsável por trazer uma luz confortável para os momentos anteriores ao sono. Atualmente, ele saiu dos quartos e invadiu salas de estar, escritórios e salas de jantar como, além de peça de iluminação, o abajur também é um objeto decorativo.  

Como escolher um abajur?

Para escolher o abajur ideal, é indicado primeiramente planejar o ambiente e o apoio onde a peça será incluída. O tipo e tamanho de lâmpada que o item utiliza também deve ser levado em consideração. Ambientes que precisam de mais iluminação pedem abajures com lâmpadas maiores. Em espaços onde uma luz aconchegante é necessária, é possível optar por um abajur com controle de intensidade de luz.

Como decorar com um abajur?

Feito em diferentes materiais de base e cúpula e em diversos formatos o abajur pode compor vários estilos de decoração. Ele pode ser responsável por, além de aconchego, trazer elegância, modernidade e beleza para um ambiente.

Em espaços modernos, é possível usar um abajur com base cromada e cúpula em tons claros, como bege e cru. Peças inteiras coloridas também combinam com esse tipo de decoração.

Ambientes em estilo Glamour podem receber um abajur com cristais. Sua base também pode ser cromada em prateado ou dourado.

Cômodos rústicos combinam com um abajur com base em madeira. Cúpulas revestidas de fibras naturais combinam com esse tipo de peça.

Para decorações românticas, o segredo está na cúpula. Ela pode ser revestida em tecidos florais de tons pastel. O abajur também pode receber uma cobertura em renda para dar um efeito delicado e feminino.

O abajur com cúpula em tecido estampado é um coringa decorativo. Dependendo da padronagem, a peça pode ser usada para compor espaços românticos, infantis, retrôs ou modernos.

Em relação às lâmpadas, é indicado o uso de peças que promovam uma iluminação amarelada em salas de estar, quartos e salas de jantar. Escritórios e ambientes de trabalho pedem luzes brancas. Recomenda-se o uso de lâmpadas de até 25 watts em um abajur com cúpula de até 15 cm de diâmetro. Tamanhos maiores pedem lâmpadas de até 40 watts.

 

Texto escrito pela equipe da Westwing – Casa e Decoração

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração minimalista com luminárias de teto para quarto Foto Pinterest

Luminárias de Teto: 6 Dicas de Como Usar +69 Modelos

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz