1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Abajur para quarto é coringa na decoração

Abajur para quarto é coringa na decoração

Um dos itens clássicos e indispensáveis na decoração do quarto é o abajur. Além de charmosas e atemporais, essas luminárias podem ser extremamente funcionais se usadas da maneira ideal.

Disponíveis  em diversos modelos e com diferentes tipos de iluminação, há um modelo adequado para cada espaço – reunimos algumas dicas para te ajudar a decidir qual é o ideal para o seu projeto.

Abajur para quarto

Mude a decoração do seu quarto usando abajur

 

Escolha o abajur para quarto ideal

O estilo da decoração do ambiente tem influência direta sobre a escolha da peça. Como se trata de uma luminária de apoio à iluminação principal, o estilo da peça deve ser adequado ao tamanho do ambiente, ao estilo dos móveis e até à proposta do cômodo.

Se o quarto tiver uma decoração mais sóbria, o abajur para quarto ideal são os de metal, acrílico ou madeira. Se o cômodo for mais despojado, apostar em luminárias de madeira marfim ou bambu pode ser uma boa ideia. Mas se a decoração do ambiente for exótica e colorida, não tenha medo de ousar – cúpulas com cores inusitadas trarão mais personalidade ainda para seu espaço.

Abajur para quarto

Além de deixar o quarto mais claro, o abajur ajuda na leitura

Vários modelos diferentes podem ser utilizados no cômodo de acordo com a disposição do restante da mobília. Existem os abajures de corda, os sensíveis ao toque, os convencionais de chão, dentre outros.

São peças versáteis e, por isso, a recomendação fundamental quanto ao uso delas em dormitórios é na hora de escolher a cor da cúpula: opte por materiais leves e de cor clara. Assim, facilita a passagem de luz na hora da leitura, por exemplo. Além disso, proporciona uma iluminação indireta mais aconchegante e confortável para o quarto.

Abajur para quarto

Abajur na cabeceira deixa o quarto mais aconchegante

Se o seu ambiente é todo decorado com cores neutras e sua ideia é ousar na hora de decidir o tom dos objetos da decoração, opte por  abajur para quarto com cores vivas e que se destacam. Existem vários modelos modernos no mercado que darão personalidade ao cômodo.

Uma poltrona no quarto pode ser uma boa situação para instalar um abajur de chão. Por serem luminárias maiores, é importante que haja espaço suficiente para receber esse objeto. Auxiliam na leitura e criam um cantinho aconchegante no ambiente.

Abajur para quarto

Detalhe de um abajur no quarto

Fazem toda a diferença na decoração da casa e o único cuidado que você deve ter na hora de decidir qual luminária utilizar é optar por uma peça cujo tamanho esteja de acordo com a altura da mesa.

A ideia é que a peça difunda a luz na altura dos nossos ombros para que a luminosidade fique de fato confortável – se for muito alto, refletirá nos nossos olhos, e, se for muito baixo, será difícil enxergar bem.

Escolha o abajur ideal e deixe seu quarto mais aconchegante e com personalidade.

Texto escrito pela equipe da BimBon

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Sala de estar branca com cortinas brancas Projeto de Leonardo Muller

4 Dicas de Como Economizar Energia com a Iluminação da Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz