1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Água: 9 Dicas Para Usar e Reusar

Água: 9 Dicas Para Usar e Reusar

Água é assunto sério. Talvez o mais sério que a gente possa tratar. Por isso, é importante ter todo cuidado do mundo com ela. Economizar água no dia-a-dia, evitar desperdícios, reaproveitar água da chuva e proteger os nossos recursos hídricos é fundamental, e o planeta agradece. Para ajudar, nós podemos tomar algumas atitudes que custam pouco – ou quase nada – e que fazem uma grande diferença no jeito de utilizar esse recurso tão precioso. O Habitíssimo, em parceria com a Viva Decora, traz 9 dicas para você economizar e reaproveitar a água em casa.

Reaproveite a água do chuveiro…

Banheiro moderno com paredes de cimento queimado e parede de subway tiles Foto de ArchDaily

1. Uma possibilidade para economizar água é reaproveitá-la no banheiro

Pode parecer estranho, mas é possível reaproveitar a água do seu banho. A maioria das pessoas gosta de abrir o chuveiro e deixar a água escorrer até aquecer. Utilizando um balde, podemos aproveitar essa água para regar plantas, deixar roupa de molho e lavar o próprio banheiro.

… e a da chuva

Jardim de entrada com várias plantas e flores Foto de Revista Casa e Jardim

2. Também é possível reaproveitar a água da chuva

A mesma lógica se aplica para água da chuva. Assim como usar um balde para reaproveitar a água do chuveiro, é possível recolher a água da chuva de algumas maneiras. Pode ser através de métodos mais elaborados, como sistemas acoplados em calhas e reservatórios, ou os mais simples, como baldes e galões.

Arejadores nas torneiras

Cozinha clara com prateleira de madeira e armário azul Foto de VK

3. O arejador ajuda a diminuir o consumo de água

Um bom jeito de controlar o fluxo de água que sai da torneira (e reduzir o consumo) é instalando arejadores na ponta dela. Arejadores são pequenas pecinhas que conseguem reduzir até pela metade a quantidade de água dispensada. Não é complicado, não interfere no funcionamento da torneira, nem na sua estética e consegue ótimos resultados.

Reaproveite a água da máquina de lavar

Área de serviço pequena com armários brancos e revestimento preto Foto de Mauricio Gebara Arquitetura

4. Transforme uma vilã em aliada reaproveitando a água da máquina de lavar

A máquina de lavar é uma das grandes vilãs do meio-ambiente quando se trata de desperdiçar água. Sendo assim, ter um cuidado especial com esse aparelho pode fazer uma grande diferença. Faça uma manutenção preventiva do aparelho para evitar entupimentos e vazamentos. Recolha a água usada em baldes ou tanques ou ainda em equipamentos que podem ser acoplados para fazer isso de maneira automática.

Torneiras temporizadas

Banheiro com chão azul e paredes com revestimento branco Foto de Minha Casa

5. A torneira temporizada evita o desperdício

Você conhece as torneiras temporizadas, são aquelas que você encontra em shoppings e restaurantes e que só funcionam por um tempo pré-definido ou enquanto suas mãos estão na frente delas. O que talvez você não saiba é que você pode instalar elas em casa também, de preferência em áreas de lazer.

Redutor de vazão no chuveiro

Banheiro com chão preto e branco e subway tiles Foto de Casa de Valentina

6. Reduza em até 50% o consumo de água do seu chuveiro

O redutor de vazão tem o mesmo objetivo dos arejadores instalados nas torneiras: diminuir o fluxo de água. Eles reduzem em até 50% a quantidade de água dispensada na hora do banho, o que lhe dá a tranquilidade de que saber que está fazendo um bem pro seu bolso e pro planeta.

Válvula de descarga com duplo acionamento

Lavabo estreito com iluminação atrás do espelho Foto de Fernanda Marques

7. É possível economizar também na descarga

Não chega a ser uma grande novidade, mas a descarga com duplo acionamento é muito útil na hora de economizar água. Com ela, você pode escolher a quantidade de água dispensada na hora de dar descarga: o botão menor despeja 3 litros. O maior despeja 6. Assim você pode usá-la de acordo com a sua necessidade.

Economize com a máquina de lavar louças

Cozinha com móveis planejados em tom de marrom Foto de Pinterest

8. A máquina de lavar louças pode ser um bom investimento

Se a máquina de lavar roupas é uma das grandes vilãs do desperdício, a sua “prima” máquina de lavar louças é um ótimo reforço na hora de economizar. Elas utilizam 80% menos água em comparação com a lavagem manual. Os modelos mais novos, então, vão ainda mais longe: eles são capazes de limpar peças bem sujas sem precisar de enxague antes de começar o processo.

Consciência é a melhor forma de economizar

Cozinha clean com armários brancos e bancada de mármore Foto de Mandril Arquitetura

9. São as pequenas mudanças que fazem toda a diferença

De nada adianta tomar todas essas precauções, adquirir redutores de fluxo e aparadores ou colocar uma máquina de lavar-louça em casa se não houver uma mudança nos seus hábitos. É preciso lembrar de fechar a torneira enquanto se escova os dentes, passar detergente e bucha nos pratos com a água fechada, desligar o chuveiro enquanto passa shampoo e sabão, não lavar o carro com mangueira e de preferência com água reaproveitada. Pequenos detalhes que fazem a diferença para o meio ambiente.

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Elementos típicos praianos ficam ótimos na decoração de casa de praia Foto de Carro de Mola

Ideias de Decorações para sua Casa de Praia

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz