1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Água: 9 Dicas Para Usar e Reusar

Água: 9 Dicas Para Usar e Reusar

Água é assunto sério. Talvez o mais sério que a gente possa tratar. Por isso, é importante ter todo cuidado do mundo com ela. Economizar água no dia-a-dia, evitar desperdícios, reaproveitar água da chuva e proteger os nossos recursos hídricos é fundamental, e o planeta agradece. Para ajudar, nós podemos tomar algumas atitudes que custam pouco – ou quase nada – e que fazem uma grande diferença no jeito de utilizar esse recurso tão precioso. O Habitíssimo, em parceria com a Viva Decora, traz 9 dicas para você economizar e reaproveitar a água em casa.

Reaproveite a água do chuveiro…

Banheiro moderno com paredes de cimento queimado e parede de subway tiles Foto de ArchDaily

1. Uma possibilidade para economizar água é reaproveitá-la no banheiro

Pode parecer estranho, mas é possível reaproveitar a água do seu banho. A maioria das pessoas gosta de abrir o chuveiro e deixar a água escorrer até aquecer. Utilizando um balde, podemos aproveitar essa água para regar plantas, deixar roupa de molho e lavar o próprio banheiro.

… e a da chuva

Jardim de entrada com várias plantas e flores Foto de Revista Casa e Jardim

2. Também é possível reaproveitar a água da chuva

A mesma lógica se aplica para água da chuva. Assim como usar um balde para reaproveitar a água do chuveiro, é possível recolher a água da chuva de algumas maneiras. Pode ser através de métodos mais elaborados, como sistemas acoplados em calhas e reservatórios, ou os mais simples, como baldes e galões.

Arejadores nas torneiras

Cozinha clara com prateleira de madeira e armário azul Foto de VK

3. O arejador ajuda a diminuir o consumo de água

Um bom jeito de controlar o fluxo de água que sai da torneira (e reduzir o consumo) é instalando arejadores na ponta dela. Arejadores são pequenas pecinhas que conseguem reduzir até pela metade a quantidade de água dispensada. Não é complicado, não interfere no funcionamento da torneira, nem na sua estética e consegue ótimos resultados.

Reaproveite a água da máquina de lavar

Área de serviço pequena com armários brancos e revestimento preto Foto de Mauricio Gebara Arquitetura

4. Transforme uma vilã em aliada reaproveitando a água da máquina de lavar

A máquina de lavar é uma das grandes vilãs do meio-ambiente quando se trata de desperdiçar água. Sendo assim, ter um cuidado especial com esse aparelho pode fazer uma grande diferença. Faça uma manutenção preventiva do aparelho para evitar entupimentos e vazamentos. Recolha a água usada em baldes ou tanques ou ainda em equipamentos que podem ser acoplados para fazer isso de maneira automática.

Torneiras temporizadas

Banheiro com chão azul e paredes com revestimento branco Foto de Minha Casa

5. A torneira temporizada evita o desperdício

Você conhece as torneiras temporizadas, são aquelas que você encontra em shoppings e restaurantes e que só funcionam por um tempo pré-definido ou enquanto suas mãos estão na frente delas. O que talvez você não saiba é que você pode instalar elas em casa também, de preferência em áreas de lazer.

Redutor de vazão no chuveiro

Banheiro com chão preto e branco e subway tiles Foto de Casa de Valentina

6. Reduza em até 50% o consumo de água do seu chuveiro

O redutor de vazão tem o mesmo objetivo dos arejadores instalados nas torneiras: diminuir o fluxo de água. Eles reduzem em até 50% a quantidade de água dispensada na hora do banho, o que lhe dá a tranquilidade de que saber que está fazendo um bem pro seu bolso e pro planeta.

Válvula de descarga com duplo acionamento

Lavabo estreito com iluminação atrás do espelho Foto de Fernanda Marques

7. É possível economizar também na descarga

Não chega a ser uma grande novidade, mas a descarga com duplo acionamento é muito útil na hora de economizar água. Com ela, você pode escolher a quantidade de água dispensada na hora de dar descarga: o botão menor despeja 3 litros. O maior despeja 6. Assim você pode usá-la de acordo com a sua necessidade.

Economize com a máquina de lavar louças

Cozinha com móveis planejados em tom de marrom Foto de Pinterest

8. A máquina de lavar louças pode ser um bom investimento

Se a máquina de lavar roupas é uma das grandes vilãs do desperdício, a sua “prima” máquina de lavar louças é um ótimo reforço na hora de economizar. Elas utilizam 80% menos água em comparação com a lavagem manual. Os modelos mais novos, então, vão ainda mais longe: eles são capazes de limpar peças bem sujas sem precisar de enxague antes de começar o processo.

Consciência é a melhor forma de economizar

Cozinha clean com armários brancos e bancada de mármore Foto de Mandril Arquitetura

9. São as pequenas mudanças que fazem toda a diferença

De nada adianta tomar todas essas precauções, adquirir redutores de fluxo e aparadores ou colocar uma máquina de lavar-louça em casa se não houver uma mudança nos seus hábitos. É preciso lembrar de fechar a torneira enquanto se escova os dentes, passar detergente e bucha nos pratos com a água fechada, desligar o chuveiro enquanto passa shampoo e sabão, não lavar o carro com mangueira e de preferência com água reaproveitada. Pequenos detalhes que fazem a diferença para o meio ambiente.

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Bonsai de frutas com uvas

Bonsai: Saiba Como Fazer e Cuidar +32 Imagens Lindas

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz