1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Reforma de Apartamento Duplex Traz um Show de Revestimentos

Reforma de Apartamento Duplex Traz um Show de Revestimentos

Transformar um imóvel em um verdadeiro lar é o desejo de muitas pessoas. Afinal, o lar perfeito é aquele onde todos os moradores se sentem protegidos, confortáveis e acolhidos pela arquitetura de interiores projetada e decorada.

Logo, foi pensando nisso que a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, projetou esse apê com pé direito alto e mezanino para um casal e seus dois filhos pequenos. Confira cada detalhe da reforma e se inspire!

A reforma do apê com pé direito alto e mezanino traz um show de revestimentos. Foto: Eduardo Pozella
1. A reforma do apê com pé direito alto e mezanino traz um show de revestimentos. Foto: Eduardo Pozella

Living integrado para receber familiares e amigos dos moradores

O primeiro passo foi projetar um living integrado que representasse bem a família do imóvel. Neste ambiente, foram utilizados os elementos certos que proporcionassem a recepção confortável de amigos e familiares do casal e das crianças. Além disso, como o casal adora cozinhar, a construção da área gourmet moderna se tornou prioridade na transformação do apartamento.

Por se tratar de um apartamento duplex, a arquiteta aproveitou o pé direito alto para criar o espaço gourmet com direito a instalação de churrasqueira, armários aéreos, ilha gourmet e até uma torneira de Chopp com o emblema do time favorito do morador.

A arquiteta aproveitou o pé direito alto para criar o espaço gourmet. Foto: Eduardo Pozella
2. A arquiteta aproveitou o pé direito alto para criar o espaço gourmet. Foto: Eduardo Pozella
A churrasqueira e a ilha gourmet se destacam no ambiente. Foto: Eduardo Pozella
3. A churrasqueira e a ilha gourmet se destacam no ambiente. Foto: Eduardo Pozella

Neste ambiente, os bricks rústicos – revestimentos que reproduzem o charme e a beleza dos tijolinhos aparentes sobem pela parede, cobrindo a extensa altura do pé direito do apê. Os móveis com design contemporâneo apresentam acabamento em laca cinza. Nas paredes as prateleiras de madeira agregam valor ao décor e passam pela parte de cima dos armários aéreos e portas, servindo de apoio para quadros e vasos de plantas.

Nas paredes os bricks rústicos agregam valor ao décor e as prateleiras de madeira servem de apoio para quadros e vasos. Foto: Eduardo Pozella
4. Nas paredes os bricks rústicos agregam valor ao décor e as prateleiras de madeira servem de apoio para quadros e vasos. Foto: Eduardo Pozella

Decoração marcante para sala de jantar

Na sala de jantar, o pé direito alto foi preenchido com nichos retangulares, uma televisão, um aparelho de ar condicionado e um pendente marcante. A mesa de madeira rústica grande que acomoda cerca de 8 pessoas, posicionada em frente às janelas extensas, se tornou o lugar perfeito para reunir familiares e amigos em almoços e jantares. O papel de parede com nuances de cinza e branco completa o décor.

A mesa de madeira rústica grande acomoda cerca de 8 pessoas na sala de jantar. Foto: Eduardo Pozella
5. A mesa de madeira rústica grande acomoda cerca de 8 pessoas na sala de jantar. Foto: Eduardo Pozella

Escada de madeira traz acesso ao andar superior

A escada flutuante de madeira que favorece o acesso ao andar superior ocupa um cantinho discreto do imóvel. Toda a parede onde a escada foi fixada recebeu revestimento 3D e luzes pontuais nos degraus. O vão debaixo da escada foi decorado com lanternas marroquinas e futons que juntos favorecem a criação de um espaço Zen.

Revestimento 3D e luzes pontuais nos degraus da escada flutuante de madeira trazem charme para a decoração. Foto: Eduardo Pozella
6. Revestimento 3D e luzes pontuais nos degraus da escada flutuante de madeira trazem charme para a decoração. Foto: Eduardo Pozella

Sala de TV aconchegante e clean

Subindo os degraus da escada flutuante de madeira os moradores e visitantes têm acesso a sala de TV com home theater. O espaço se tornou um verdadeiro refúgio para as crianças que desfrutam do local para assistir seus desenhos e filmes preferidos.

O sofá modular e um tapete de fios grossos trazem a sensação de aconchego. A estética dos móveis se conecta diretamente com as peças da sala de jantar, com nichos em tom cinza e o mesmo papel de parede.

A sala de TV com sofá modular e tapete aconchegante se tornou um verdadeiro refúgio para as crianças. Foto: Eduardo Pozella
7. A sala de TV com sofá modular e tapete aconchegante se tornou um verdadeiro refúgio para as crianças. Foto: Eduardo Pozella
A estética dos móveis se conecta diretamente com as peças da sala de jantar. Foto: Eduardo Pozella
8. A estética dos móveis se conecta diretamente com as peças da sala de jantar. Foto: Eduardo Pozella

Sala de estar com adega climatizada

Retornando ao andar inferior, encontramos a sala de estar ampla com sofá branco e poltronas em tom cinza. No espaço, os quadros coloridos quebram a neutralidade e se destacam na decoração. O nicho da parede feito sob medida deu vida a um lindo bar, com direito a adega climatizada para vinhos.

Para a sala de estar sofá branco, poltronas em tom cinza e quadros coloridos. Foto: Eduardo Pozella
9. Para a sala de estar sofá branco, poltronas em tom cinza e quadros coloridos. Foto: Eduardo Pozella
O nicho feito sob medida deu vida a um lindo bar e adega climatizada para vinhos. Foto: Eduardo Pozella
10. O nicho feito sob medida deu vida a um lindo bar e adega climatizada para vinhos. Foto: Eduardo Pozella

Cozinha com ladrilhos hidráulicos

Na cozinha, os armários brancos e feitos sob medida se harmonizam facilmente com a escolha dos ladrilhos hidráulicos da parede. A porta de madeira permite a separação de ambiente entre cozinha e área gourmet.

Os armários brancos da cozinha se harmonizam facilmente com os ladrilhos hidráulicos. Foto: Eduardo Pozella
11. Os armários brancos da cozinha se harmonizam facilmente com os ladrilhos hidráulicos. Foto: Eduardo Pozella

Os dormitórios apresentam uma beleza à parte

O quarto dos meninos possui uma decoração similar. Ambos os dormitórios contam com móveis planejados, persiana branca, cama de solteiro, nichos, prateleiras e uma mesa de estudos. 

O papel de parede se diferencia de um quarto ao outro: um conta com a presença de desenhos de piratas, enquanto no outro a preferência foi por desenhos de robôs. Já as demais paredes do cômodo são decoradas por um revestimento listrado seguindo a mesma paleta de cores.

Decoração de quarto de menino com papel de parede de pirata. Foto: Eduardo Pozella
12. Decoração de quarto de menino com papel de parede de pirata. Foto: Eduardo Pozella
Quarto de menino com papel de parede de robô. Foto: Eduardo Pozella
13. Quarto de menino com papel de parede de robô. Foto: Eduardo Pozella
Em ambos os quartos é possível encontrar o revestimento listrado e as mesas de estudo. Foto: Eduardo Pozella
14. Em ambos os quartos é possível encontrar o revestimento listrado e as mesas de estudo. Foto: Eduardo Pozella

O aconchego também se faz presente no quarto do casal. A cabeceira de madeira foi estruturada de ponta a ponta e conversa de maneira harmônica com o papel de parede escolhido. O painel em frente à cama serve de suporte para TV e suas respectivas gavetas e portas ajudam na organização do cômodo. A persiana branca barra parcialmente a entrada de luz natural e imprime um ar clean.

A cabeceira da cama se harmoniza com o papel de parede escolhido. Foto: Eduardo Pozella
15. A cabeceira da cama se harmoniza com o papel de parede escolhido. Foto: Eduardo Pozella
O painel em frente à cama serve de suporte para TV e suas respectivas gavetas e portas ajudam na organização do cômodo. Foto: Eduardo Pozella
16. O painel em frente à cama serve de suporte para TV e suas respectivas gavetas e portas ajudam na organização do cômodo. Foto: Eduardo Pozella

O revestimento hexagonal em tom preto traz sofisticação para a decoração do banheiro e se conecta com a pia e bancada de madeira suspensa.

O revestimento hexagonal preto trouxe sofisticação para o banheiro. Foto: Eduardo Pozella
17. O revestimento hexagonal preto trouxe sofisticação para o banheiro. Foto: Eduardo Pozella

Entrada de elevador e lavabo mantém a mesma unidade visual

Por fim, vale comentar que a decoração tanto da entrada do elevador como do lavabo do imóvel manteve a mesma unidade visual, seguindo com papel de parede floral. O lavabo conta com uma porta disfarçada por um painel ripado de madeira e traz uma sensação de aconchego em meio à paleta de cinza.

A decoração tanto da entrada do elevador como do lavabo seguem o mesmo papel de parede floral. Foto: Eduardo Pozella
18. A decoração tanto da entrada do elevador como do lavabo seguem o mesmo papel de parede floral. Foto: Eduardo Pozella
A porta que dá acesso ao lavabo é feita de painel ripado de madeira. Foto: Eduardo Pozella
19. A porta que dá acesso ao lavabo é feita de painel ripado de madeira. Foto: Eduardo Pozella

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

O modelo cozinha conceito aberto foi criado para estimular a convivência na hora de receber familiares e amigos. Foto: Fellipe Lima

Cozinha Verde da Florense foi a Aposta dos Arquitetos para Fugir do Décor Tradicional

Escrivaninha com base de vidro e sofá de veludo. Projeto de Bruno Moraes Arquitetura e Interiores

Reforma Inverte a Posição de Ambientes Para Atender a Rotina da Família

Estilo industrial guia apê de jovem casal. Foto: Guilherme Pucci

Estilo Industrial Guia Apê Para Jovem Casal e Seu Pequeno Cachorro

Cada cantinho do apê foi pensando de maneira especial para os moradores que amam receber. Foto: Julia Herman

Projeto Torna os Ambientes Aconchegantes para Moradores que Amam Receber

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz