1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Apê decorado por Nildo José é refúgio urbano no centro de Nova York

Apê decorado por Nildo José é refúgio urbano no centro de Nova York

A poucos passos do Central Park, do Lincoln Center e do Museu de História Natural, em Nova York,está um prédio com uma fachada repleta de colunas circulares. Em 2015, um casal de brasileiros adquiriu um apê de 120m² na tradicional construção e contratou o arquiteto baiano Nildo José para redecorá-lo. Queriam uma morada calma, que fosse um refúgio em meio ao caos urbano de NYC, um espaço para o descanso e a reflexão. Deram liberdade para o profissional pensar o espaço como quisesse. O resultado foram ambientes onde a paz do branco é quebrada pelo colorido do mobiliário, pela vibração de cores, texturas e obras de arte. A arte local convive com a estrangeira e o design é o grande protagonista.

Neste apartamento decorado por Nildo José, a paleta branca é uma constante e colorida por obras de arte e peças de design.

Neste apartamento decorado por Nildo José, a paleta branca é uma constante e colorida por obras de arte e peças de design. A cadeira é a HatTrick Chair, design de Frank Gehry, para a Knoll. A poltrona à direita é a New York Armchair, de Sergio Bicego para a Sabaltalia.

 

O poder do branco

Em todos os cômodos, a paleta neutra, traduzida sobretudo pelo branco, é uma constante. “O branco não é a ausência de cores, é a soma de todas. Se bem usado, pode imprimir elegância e tranquilidade ao ambiente”, comenta Nildo. Ele aplicou não apenas nas tintas das paredes, mas na marcenaria. Outro detalhe que deu leveza a décor foi o piso de carvalho americano bem claro. Os tons discretos foram essenciais para que a morada não ficasse repleta de informações, mas acolhesse os moradores e as visitas, sendo um verdadeiro lar.

Um dos elementos que Nildo buscou valorizar na construção é a arquitetura original do prédio e o Skyline, um dos elementos mais impressionantes do apartamento.

Um dos elementos que Nildo buscou valorizar na construção é a arquitetura original do prédio. Também o Skyline, um dos itens mais impressionantes do apartamento. Um descanso para os olhos. Aqui, um dos destaques é o carrinho de chá/bebidas, de Alvar Aalto para a Artek. A luminária TolomeoMega é desenho da Michele De Lucchi & Giancarlo Fassina para a Artemide.

 

À primeira vista, a neutralidade e a pouca informação podem dar a impressão de Nildo ser um arquiteto com estilo minimalista, próximo à linha escandinava. “Até tenho influência da corrente arquitetura escandinava, dos tons mais claros, mas também sou um fã do design americano, italiano e da cultura brasileira. Não me considero influenciado apenas pelo design escandinavo. Sou mais que isso. Sou um profissional inspirado pelo belo”, sintetiza.

O protagonismo das obras de arte

O que quebra a leveza do branco são as cores das obras de arte e as peças de marcenaria vibrantes, que ou foram importadas do Brasil ou compradas em lojas de design dos Estados Unidos. Na decoração, convivem itens desenhados pelos irmãos Campana e Frank Gehry com o design de Jorge Zalzuspin e xilogravuras nordestinas.

O arquiteto baiano buscou trazer elementos da cultura brasileira para decorar a morada.

O arquiteto buscou trazer elementos da cultura brasileira para decorar a morada. A xilogravura da área de jantar é do artista baiano Juraci Dorea. A mesa lateral é a Pétala, do designer Jorge Zalzuspin

 

“Existe uma mistura paradoxal nesse projeto. A tradição do local está em elementos isolados, como na xilogravura do nordeste. Quando essas diferentes peças locais foram colocadas em conjunto, o resultado foi uma decoração cosmopolita, em que o mundo se encontra”, sintetiza Nildo José.

Nos quartos, o skyline integram o interior e o exterior. As obras de arte imprimem requinte. As fotografias na cabeceiras são de Teresa Vick.

Nos quartos, o skyline integram o interior e o exterior. As obras de arte imprimem requinte. As fotografias na cabeceiras são de Teresa Vick.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz