Viva Decora Home Shop

Apartamentos pequenos: dicas de decoração

Categorias: Modelos de casa

 

Atualmente são cada vez mais frequentes apartamentos pequenos ou com áreas reduzidas, limitando as possibilidades de decoração. Mas com um bom planejamento é possível resolver essas dificuldades. Algumas dicas são importantes na hora de decorar apartamentos pequenos, para que seja possível proporcionar um melhor aproveitamento e funcionalidade dos ambientes.

Antes de qualquer coisa, é importante um primeiro passo: pegar o lápis e o papel e anotar tudo o que você deseja ou pretende ter em cada ambiente. Faça um layout com as medidas de cada móvel e decoração que pretende colocar, para que as proporções dos móveis sejam harmoniosas e a circulação preservada.

 

Confira dicas e sugestões para decorar apartamentos pequenos

 

1 – Um belo espelho não pode faltar em espaços pequenos, uma vez que transmite leveza e sensação de amplitude. Mas cuidado onde colocá-lo. O lugar ideal, em apartamentos pequenos, é em paredes que não reflitam locais com muita informação como estantes e home theaters. Já acessórios decorativos e plantas ficam bem legais refletidas nele. Muito usado em sala de jantar e em corredores estreitos, o espelho necessita de limpeza constante.

2 – É fundamental ter móveis planejados em pequenos ambientes, tornando possível projetar armários e estantes funcionais e que atendam a todas as necessidades. Em apartamentos pequenos, os móveis multiuso também são bem- vindos, como puffs para os pés que também podem ser um porta treco, uma cama baú que pode se guardar as roupas de cama embaixo, entre outros.

Apartamentos pequenos: Sala de estar

 

3 – Ambientes integrados é uma ótima solução para apartamentos pequenos. Uma cozinha americana vai muito bem nessas áreas devido a praticidade e amplitude. Se o modelo do piso for igual em todos os ambientes, diminui a sensação de ‘quebra’ de ambientes.

Apartamentos pequenos: cozinha americana

4 –  É importante usar sempre cores neutras. Elas ajudam a proporcionar uma sensação de amplitude e leveza, em apartamentos pequenos. Para quem gosta de cores fortes e vibrantes é melhor evitá-las pois pode diminuir ainda mais os espaços que já são pequenos. Coloque-as em detalhes como nas almofadas ou em mantas.

5 – Quanto mais claridade natural nos ambientes, melhor. Para dar destaque a peças decorativas e locais que precisam de mais iluminação, o ideal é usar pontos de luz embutidos no gesso direcionáveis. Os rasgos nos gessos com iluminação embutida estão em alta.

Apartamentos pequenos: sala de jantar

 

6 – Menos é mais. Quanto menos informação melhor, não abuse muito de quadros e acessórios. Eles podem poluir o ambiente e deixá-lo com aspecto de bagunça. Os tapetes também devem ser usados com parcimônia. Tome cuidado onde colocá-lo para não diminuir o espaço e tropeçar, o aconselhável é  apenas no home theater, se houver.

7 – Pratique o desapego. Não guarde o que não precisa. Aprenda que coisas entulhadas sem uso é energia negativa acumulada.

 

 

 

Luciana Latorre é colaborador da Revista Viva Decora e designer de interiores. Formada pelo Centro Nobel de Artes e atuando desde 2004. Possui vários projetos residenciais e comerciais, nos quais alia harmonia e bom gosto à funcionalidade dos espaços.

Voltar ao topo -.-