1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Apê de 57 m² com Orçamento Curto se Transforma no Refúgio Ideal, por Studio Mac

Apê de 57 m² com Orçamento Curto se Transforma no Refúgio Ideal, por Studio Mac

Morar em apartamentos com metragens reduzidas é uma realidade, principalmente nos grandes centros urbanos. No entanto, não é porque o tamanho do imóvel é pequeno que a decoração não pode ser acolhedora e aconchegante.

E para ilustrar esse contexto, vamos compartilhar um projeto clean e funcional de um apartamento de 57 m² em São Paulo, assinado pelas arquitetas Marina Salomão e Carol Multini, sócias do Studio Mac.

Apê de 57 m² com orçamento curto se transforma no refúgio ideal. Foto: Sidney Doll
1. Apê de 57 m² com orçamento curto se transforma no refúgio ideal. Foto: Sidney Doll

Orçamento enxuto X soluções versáteis e inteligentes

Todo o projeto do imóvel foi estruturado para um cliente jovem, ao qual havia se mudado para São Paulo para fazer residência em medicina. Logo, alinhada às expectativas do morador e tendo como base um orçamento enxuto, as arquitetas buscaram soluções versáteis, modernas e inteligentes, de maneira a otimizar o ambiente e agregar valor estético sem pesar no bolso.

Vale comentar que o resultado do projeto foi tão bem recebido que até hoje, mesmo depois de formado, o cliente ainda se mantém no mesmo apartamento.

As arquitetas buscaram soluções inteligentes para otimizar o ambiente e agregar valor estético sem pesar no bolso. Fonte: Sidney Doll
2. As arquitetas buscaram soluções inteligentes para otimizar o ambiente e agregar valor estético sem pesar no bolso. Fonte: Sidney Doll

Aproveite todos os cantos do imóvel

Para aproveitar de maneira inteligente todos os cantos do imóvel, as arquitetas do Studio Mac priorizaram pela integração de ambientes e optaram pelo nivelamento do piso da varanda. Esse nivelamento no piso fez com que o morador ganhasse centímetros valiosos que permitiram dar vida a criação de um home office conectado a um espaço de relaxamento e meditação com vista para a cidade.

O nivelamento do piso da varanda permitiu a criação de um home office. Foto: Sidney Doll
2. O nivelamento do piso da varanda permitiu a criação de um home office. Foto: Sidney Doll

O corredor estreito do ambiente também foi bem aproveitado e ganhou uma mesa de jantar retangular planejada de madeira, que se acopla à parede. A peça além de trazer funcionalidade ao espaço, não compromete a passagem, apresenta um acabamento neutro que facilmente conversa com outros elementos decorativos e acomoda quatro pessoas sentadas.

O corredor estreito ganhou a presença de uma mesa retangular que se acopla à parede. Foto: Sidney Doll
3. O corredor estreito ganhou a presença de uma mesa retangular que se acopla à parede. Foto: Sidney Doll

Sala de estar decorada com estilo e personalidade

Na sala de estar, a decoração ganhou estilo e personalidade com a presença de quadros decorativos da Urban Arts. O tapete chevron, da Casa4 Decor, com nuances em azul claro e escuro em conjunto com o sofá cinza, do Atelie Petrópolis, delimitam o espaço. Prezando também pela otimização do ambiente, o rack suspenso apresenta medidas suficientes para abrigar todos os eletrônicos do morador.

Os dois garden seats também na cor azul posicionados abaixo do rack suspenso, além de decorar podem ser usados como mesa lateral e servir de apoio para objetos como vasos de plantas, abajur, livros, etc.

Na sala de estar o rack suspenso apresenta medidas suficientes para abrigar todos os eletrônicos do morador. Foto: Sidney Doll
4. Na sala de estar o rack suspenso apresenta medidas suficientes para abrigar todos os eletrônicos do morador. Foto: Sidney Doll

Integre os ambientes de maneira sutil fazendo uso do painel vazado

Buscando delimitar os ambientes, mas ao mesmo tempo integrando-os de maneira sutil, as arquitetas optaram pelo uso do painel vazado da Mentha, com figuras geométricas para separar a sala de estar da cozinha.

Seguindo para a cozinha, podemos destacar o revestimento colorido em tom azul, ao qual se tornou o grande protagonista do espaço. Além de agregar valor na estética, o revestimento para cozinha protege a parede de gorduras e respingos de água e sabão.

O painel vazado com figuras geométricas busca delimitar os ambiente da sala de estar e cozinha. Foto: Sidney Doll
5. O painel vazado com figuras geométricas busca delimitar os ambiente da sala de estar e cozinha. Foto: Sidney Doll
O revestimento colorido em tom azul, agrega valor na estética da cozinha e protege a parede de gorduras e respingos de água e sabão. Foto: Sidney Doll
6. O revestimento colorido em tom azul, agrega valor na estética da cozinha e protege a parede de gorduras e respingos de água e sabão. Foto: Sidney Doll

O imóvel remodelado ganhou uma suíte e um quarto de hóspedes

Como o projeto do apartamento viabilizou a criação inteligente de um home office na varanda, o imóvel foi remodelado e ganhou uma suíte principal e um quarto de hóspedes, de maneira que o morador pudesse receber a família e os amigos que não moram na capital.

A cabeceira de madeira que se estende para toda a parede da suíte, se conecta perfeitamente com o papel de parede geométrico. O criado-mudo suspenso em uma das laterais da cama serve de apoio para o abajur, porta-retrato e um mini vaso. Complementando o décor da suíte, uma cortina com tecido em tom cinza claro permite a entrada parcial da luz natural. 

A cabeceira de madeira se conecta perfeitamente com o papel de parede geométrico. Foto: Sidney Doll
7. A cabeceira de madeira se conecta perfeitamente com o papel de parede geométrico. Foto: Sidney Doll
A cortina com tecido em tom cinza claro permite a entrada parcial da luz natural na suíte. Foto: Sidney Doll
8. A cortina com tecido em tom cinza claro permite a entrada parcial da luz natural na suíte. Foto: Sidney Doll

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Decoração clássica e atemporal norteia projeto do apê de 400 m² . Foto: Leandro Moraes

Decoração Clássica e Atemporal Norteia Projeto do Apê de 400 m²

Marcenaria Sob Medida Aproveita ao Máximo o Espaço do Apê de 24 m². Foto: André Mortatti

Marcenaria Sob Medida Aproveita ao Máximo o Espaço do Apê de 24 m²

Reforma de Apartamento Duplex Traz um Show de Revestimentos

Reforma de Apê de 36 m² une as funções de moradia e home office. Foto: Luis Gomes

Reforma de Apê de 36 m² Une as Funções de Moradia e Home Office

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz