1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Bancada de Porcelanato: Saiba Mais Sobre Essa Tendência

Bancada de Porcelanato: Saiba Mais Sobre Essa Tendência

O porcelanato tem se consolidado como um dos revestimentos mais procurados pelos arquitetos e designers de interiores. Esse é um produto versátil, que vem sendo muito utilizado para revestir pisos e paredes. Por ser um material de alta durabilidade, fácil manutenção e excelente custo benefício, ele também vem sendo usado em outros contextos. É o caso das bancadas de porcelanato, uma tendência dos projetos arquitetônicos que ajuda a trazer mais sofisticação e elegância aos ambientes.

Muitas pessoas ainda possuem receio em utilizar as bancadas de porcelanato. Um dos motivos é a crença de que esse é um revestimento que só pode ser utilizado em pisos e paredes. Com isso, acabam optando pelo uso de materiais mais tradicionais, como mármore e granito. Será que a bancada de porcelanato é uma boa opção? Aqui você encontra todas as informações sobre essa tendência para te ajudar na sua escolha.

As bancadas de porcelanato são uma tendência que chegaram para ficar
1 – As bancadas de porcelanato são uma tendência que chegaram para ficar. Reprodução: Biancogres

Quais as vantagens da bancada de porcelanato?

Resistência e durabilidade

Uma das principais vantagens do porcelanato é a sua resistência. Como é um material cujo processo de produção é pensado para o revestimento de chão e paredes, o porcelanato possui uma resistência a impactos e queda de objetos

Além disso, esse é um material que também possui uma boa resistência ao calor, visto que é produzido em altas temperaturas. Isso faz com que a bancada de porcelanato seja ideal para cozinhas ou áreas de churrasqueira.

Outro ponto do processo de fabricação do produto que garante benefícios é a eliminação de matérias orgânicas, aumentando a vida útil do revestimento e assegurando maior resistência mecânica. Em outras palavras: a sua bancada vai durar muito mais tempo!

2 – A bancada de porcelanato pode ser utilizada em diversos ambientes. Reprodução: Decortiles. Projeto de Giselle Zanatta .Foto de Rubens Angelotti

Facilidade de manutenção

As bancadas com pedras naturais possuem uma grande desvantagem: a maioria delas acaba desbotando e perdendo o brilho ao longo do tempo, mesmo com os cuidados diários. Além disso, elas demandam manutenções mais profundas após 4 ou 5 anos de uso. 

A vantagem do porcelanato é que ele é um material muito fácil de ser limpo. Basta apenas um pano úmido e, em casos de sujeira mais pesada, detergentes neutros e água quente são ótimas opções. 

Por serem revestidas com um material pouco poroso, as bancadas de porcelanato não são danificadas pela exposição constante à água e outros materiais. A sua alta resistência à umidade ocorre devido a sua baixa absorção da água, evitando surgimento de manchas e garantindo versatilidade: a bancada pode ser utilizada em áreas secas ou molhadas.

A bancada de porcelanato é extremamente versátil, podendo ser utilizada em área seca ou molhada
3 – A bancada de porcelanato é extremamente versátil, podendo ser utilizada em área seca ou molhada. Reprodução: Cerâmica Portinari

Sofisticação estética

As bancadas de porcelanato trazem sofisticação aos ambientes nos quais estão inseridas. O porcelanato é um material muito versátil, que simula com fidelidade a aparência de madeiras, mármores, pedras rústicas, dentre outros. E o melhor: sem precisar dos cuidados especiais que esses materiais geralmente necessitam. 

A versatilidade não para por aí. O porcelanato possui diversos modelos que ajudam a proporcionar o efeito desejado para o ambiente que você vai reformar ou construir. Conheça alguns deles:

Grandes formatos

Os porcelanatos de grandes formatos possuem dimensões maiores que as peças comuns. Os tamanhos variam de 80×80, chegando até 160×320. Aplicado nas bancadas, esse formato ajuda a proporcionar um visual mais homogêneo, sem quebras e emendas. A ausência de juntas também ajuda a facilitar a limpeza. O resultado é um ambiente sofisticado e moderno!

Acabamento retificado

Os porcelanatos retificados possuem uma borda reta, por conta da especificidade do processo de produção. A parte arredondada do revestimento é cortada por uma máquina, resultando em uma lateral com ângulo de 90 graus. 

Aplicado nas bancadas, esse formato de porcelanato ajuda a deixar quase imperceptível a divisão entre as bancadas. Esse formato também ajuda a garantir economia de rejunte, visto que as peças podem ser assentadas mais próximas umas às outras.

Existem diversos tipos de porcelanato no mercado para você fazer a sua bancada
4 – Existem diversos tipos de porcelanato no mercado para você fazer a sua bancada. Reprodução: Biancogres

Em quais ambientes posso utilizar a bancada de porcelanato?

Como já comentamos, o porcelanato é um material muito versátil. A variedade de acabamentos possibilita a aplicação em diversos tipos de ambientes. 

Cozinhas

As vantagens das bancadas de porcelanato destacadas ao longo do texto – como a alta resistência não só à umidade, mas também ao calor e também a limpeza facilitada – são pontos que ilustram os benefícios de utilizá-las nesse tipo de ambiente.

Por ser fácil de limpar, a bancada de porcelanato pode ser aplicada na cozinha
5 – Por ser fácil de limpar, a bancada de porcelanato pode ser aplicada na cozinha. Reprodução: Eliane Revestimentos Cerâmicos

Banheiros

Uma das vantagens do porcelanato é que ele ajuda a ampliar o ambiente no qual é inserido. As bancadas nesse local podem ajudar neste sentido. Além disso, são resistentes à umidade, com baixa absorção de água, tornando-as mais duráveis.

Quando utilizada no banheiro, a bancada de porcelanato ajuda a ampliar o ambiente
6 – Quando utilizada no banheiro, a bancada de porcelanato ajuda a ampliar o ambiente. Reprodução: Biancogres

Salas

As bancadas também podem ser utilizadas para decorar as salas de estar. Nesse sentido, porcelanatos que reproduzem materiais mais nobres, como a madeira e pedras naturais, trazem aconchego e sofisticação para esses ambientes.

A bancada de porcelanato também pode ser utilizada nas salas
7 – A bancada de porcelanato também pode ser utilizada nas salas. Reprodução: Biancogres

Áreas de Serviço

Nesse ambiente, as bancadas podem facilitar o seu dia a dia. As superfícies lisas dos porcelanatos proporcionam limpeza facilitada e podem ser utilizadas para dobrar e organizar as roupas

Compre Porcelanato na ABC da Construção

Agora que você já sabe as vantagens de investir em bancadas de porcelanato e onde elas podem ser utilizadas, é hora de escolher o porcelanato que você vai usar na sua obra ou reforma!

Na ABC da Construção você garante as melhores ofertas, com entrega programada e condições especiais! Visite o nosso site ou uma das nossas unidades e traga mais sofisticação aos seus ambientes com as bancadas de porcelanato.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Mesa de Jantar Pequena: +77 Modelos e Dicas Para Escolher

Jardim no Quintal: Como Fazer, +58 Ideias Lindas Para Seu Projeto

Marmorato na Parede: Como Aplicar, +52 Ideias Incríveis

Modelo de piscina de fibra para área externa. Fonte: Henrimar

Piscina de Fibra: Vantagens, +63 Modelos Para Aproveitar os Dias de Sol

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz