1. Home
  2. Revista
  3. Home Office
  4. Bancadas de Estudo: Quatro Projetos para se Inspirar

Bancadas de Estudo: Quatro Projetos para se Inspirar

Bancadas de estudo e escrivaninhas para quarto pairam na cabeça de muitos moradores com a proximidade da volta às aulas. É essencial tanto para uma criança que precisa colocar cadernos e fazer as tarefas quanto para um adulto que necessita de um espaço em seu escritório para trabalhar. Mas é um móvel que precisa atender as necessidades funcionais dos moradores sem deixar de ter um apelo estético. Carece ser bonito e funcional. Conversamos com arquitetos renomados e apresentamos quatro bancadas inspiradoras.

Bancadas de estudo infantis

Bancadas de estudos azul petróleo e branca. Tem o formato de ilha e está em um quarto, ao lado da cama da moradora.

Bancada de estudos azul petróleo e branca. Tem o formato de ilha e está em um quarto de menina, ao lado da cama da moradora.

O primeiro projeto inspirador é das arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, do escritório KTA (Krakowiak & Tavares Arquitetura). Um casal de advogados de São Paulo estava se mudando de bairro e desejava que a nova casa tivesse uma bancada onde uma das filhas, de 9 anos, pudesse exercer seu grande hobby: desenhar. As profissionais criaram um projeto em que a bancada de estudos é protagonista. Ela foi colocada paralela à cama, formando uma espécie de ilha.

Bancadas de estudos azul petróleo e branca. Tem o formato de ilha e está em um quarto, ao lado da cama da moradora.

Um dos pontos mais curiosos desta bancada é que, acima do móvel, há uma folha de papel que corre e serve para a moradora desenhar.

“O maior diferencial dessa bancada é o rolo de papel que foi colocado acima do móvel. Já que a garotinha gosta de desenhar, o rolo que vai rodando (os pais podem trocá-lo quando ele acabar, o que faz com que a brincadeira seja infinita). Além disso, foram incluídas latinhas com canetas e lápis, as quais são encaixadas na mesa. Como apoio, foi inserido um gaveteiro para guardar o material e os objetos da menina. Esse elemento é volante e pode ser removido caso alguma amiguinha venha estudar com a moradora”, contam as profissionais. A estrutura é de fórmica e na cor Petróleo. Por ter 1,95 m de comprimento, é ideal para as duas irmãs brincarem juntas.

Bancadas de estudos azul petróleo e branca. Tem o formato de ilha e está em um quarto, ao lado da cama da moradora.

Abaixo desta bancada, as gavetas servem para organizar os itens de estudo da jovem moradora.

Bancadas de estudo para quarto amplo

Bancadas de estudos encostada na parede branca. É de madeira e está em um quarto grande.

Neste amplo quarto, a arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, criou uma bancada de 5m em MDF, laqueada na cor branca.

A arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, foi contratada por uma dermatologista para fazer um novo projeto de sua casa. A médica tinha uma morada com quatro suítes e, dentre seus primeiros pedidos, foi o de transformar os quatro quartos em dois grandes ambientes, um para ela e outro para seu filho. O resultado foi que a área de estudo ou home office do quarto infantil apresentava uma ampla bancada de 5m.

Bancadas de estudos encostada na parede branca. É de madeira e está em um quarto grande.

Aqui, por ir de parede a parede, a bancada pode servir para colocar cadernos, computador, brinquedos, simultaneamente. Espaço não é problema.

“A bancada foi feita em MDF e laqueada na cor branca da Sayerlack. Por cima dela, foi aplicado um vidro laqueado na mesma cor. Quando colocamos vidro sobre uma superfície laqueada, é importante que o vidro também seja laqueado, pois ao colocar um vidro comum, isso pode implicar em ‘bolhas’ entre a bancada e o vidro. Como essa bancada ficou com quase 5 metros de comprimento, ela foi estruturada com ferro por dentro”, conta a profissional.

Bancadas de estudos encostada na parede branca. É de madeira e está em um quarto grande.

A bancada é de ferro por dentro, o que faz com que seja melhor estruturada.

Bancadas de estudo para espaços pequenos

Nesta casa de 59m² em São Paulo, a arquiteta Andrea Pontes teve que utilizar de uma série de artifícios para otimizar o espaço.

Nesta casa de 59m² em São Paulo, a arquiteta Andrea Pontes teve que utilizar de uma série de artifícios técnicos e criativos para aproveitar o espaço.

Já nesta casa de 59m², em São Paulo, a arquiteta Andrea Pontes teve que utilizar de uma série de artifícios para otimizar o espaço. No quarto do filho de cinco anos, com 7,60m² e estilo corredor, foi colocada uma bancada de 1,5m de comprimento e 50cm de largura. A profissional conta que um dos destaques foram as cores do projeto. “As cores serviram de grande inspiração, já que a ideia foi projetar ambientes alegres. O amarelo, através do estudo da psicologia das cores, representa a cor da recreação, jovialidade e otimismo. O preto é considerado a cor preferida entre os jovens”, ela conta.

Nesta casa de 59m² em São Paulo, a arquiteta Andrea Pontes teve que utilizar de uma série de artifícios para otimizar o espaço.

Este quarto tem 7,60m² e é no estilo corredor. A bancada é de 1,5m de comprimento e 50cm de largura.

Bancadas de estudo modernas

Bancada de estudo com gavetas organizadoras e cadeiras de cinema.

Em uma casa de um casal e filhos, essa bancada deveria ser um espaço onde mais de uma pessoa pudesse trabalhar.

As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, de São Paulo, foram contratadas para fazer o projeto para uma casa de marido e esposa e mais seis filhos. Com tanta gente, foi necessário criar espaços otimizáveis e que pudessem ser usados por mais de um dos moradores simultaneamente, caso da bancada de estudos.

Bancada de estudo com gavetas organizadoras e cadeiras de cinema.

Em laca, a marcenaria é um projeto autoral das arquitetas.

“A marcenaria da bancada é toda em laca branca desenhada pelo escritório. Foi solicitado um cômodo em tons azuis e decoração integrada aos quartos. A inspiração veio de veleiros e viagens, já que a família gosta muito de ir para a praia”, conta a dupla, complementando que, além das cadeiras de cinema, um dos destaques do móvel foram as gavetas, um detalhe perfeito por ajudar a manter a organização durante os estudos.

Bancada de estudo com gavetas organizadoras e cadeiras de cinema.

Afora as cadeiras de cinema, os gaveteiros ajudam a manter a organização do ambiente durante os estudos.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Escrivaninha para quarto de menino em decoração de madeira Projeto de Gustavo Motta

5 Tipos de Escrivaninha para Quarto Decorado +55 Modelos

escrivaninha branca embaixo da escada juliana pippi 71179

Escrivaninha Branca: 50 Fotos Inspiradoras para o Trabalho Fluir

decoração para cantinho da leitura planejado Foto Larissa Carbone

Cantinho da Leitura: Saiba Como Fazer + 70 Modelos

estantes de parede biblioteca home office buji 67103

58 Modelos de Estante: Ideias para Decoração e Organização

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz