1. Home
  2. Revista
  3. Quarto infantil
  4. Como Criar um Cantinho de Estudo para as Crianças!

Como Criar um Cantinho de Estudo para as Crianças!

Estudar pode ser um desafio, ainda mais com a chegada das aulas on-line. Tudo isso gera a preocupação de criar um local ideal para as crianças estudarem dentro de casa, evitando distrações, o que é essencial para os pequenos se concentrarem e se adaptarem à rotina!

Além disso, a casa é sempre um lugar de diversão e brincadeiras, por isso se torna necessário delimitar um espaço que seja específico para assistir as aulas e fazer as tarefas. Assim os pequenos conseguem se adaptar melhor à rotina escolar.

Criar um cantinho de estudos também é um incentivo maior para a criança adquirir o hábito de estudo e leitura! Nada como um espaço com a cara do pequeno em um ambiente tranquilo para isso. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas do que não pode faltar.

Cantinho de escuto com mesa redonda para quarto infantil feminino Foto Marcos Fertonani para MOOUI
1. Cantinho de escuto com mesa redonda para quarto infantil feminino – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Tapete listrado para decoração de brinquedoteca com cantinho de estudo Foto MOOUI
2. Tapete listrado para decoração de brinquedoteca com cantinho de estudo – Foto: MOOUI

Delimite um espaço para o estudo dentro de casa!

No momento do estudo é primordial garantir que a criança esteja concentrada, por isso você deve dar preferência a lugares tranquilos e com pouca interferência externa. Se você tiver a possibilidade de planejar um ambiente apenas para estudo dentro de casa, seria o ideal.

Mas caso essa não seja uma possibilidade você também pode adaptar um cantinho por aí especial para o seu filho estudar. Uma parede dentro do próprio quartinho já é o suficiente para produzir um espaço incrível para esse momento do dia!

Para personalizar ainda mais e garantir que esse ambiente seja utilizado de um jeito super legal para a criança é fazer ela mesma participar do processo de construção desse espaço, dando possibilidade de escolha e personalização, para tudo ficar do jeitinho que ela mais gosta.

Papel de parede de bichinhos para quarto de criança decorado com escrivaninha de madeira Foto Renata D’Almeida para MOOUI
3. Papel de parede de bichinhos para quarto de criança decorado com escrivaninha de madeira – Foto: Renata D’Almeida para MOOUI
Decoração preto e branco para quarto infantil com papel de parede da galáxia Foto Marcos Fertonani para MOOUI
4. Decoração preto e branco para quarto infantil com papel de parede da galáxia – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Conforto é tudo!

Os primeiros móveis a serem escolhidos são a mesa e a cadeira de estudos. Procure uma mesa e uma cadeira com tamanho adequado para a idade do seu filho, afinal é nesse espaço que ele vai passar algumas horas do dia!

Caso ele ainda seja bem novinho, o ideal é investir em móveis específicos para crianças. Hoje em dia no mercado existem diversas possibilidades e até móveis que vão se adaptando e crescendo junto com os pequenos, o que é uma ótima ideia para economizar no futuro.

Você pode adicionar um toque de personalidade no momento de escolher a cadeira, que tal optar por modelos de design irreverente e cores vibrantes? Sem esquecer claro do conforto do pequeno na hora da escolha.

Escrivaninha de madeira para quarto infantil decorado com parede geométrica e tapete quadriculado Marcos Fertonani para MOOUI
5. Escrivaninha de madeira para quarto infantil decorado com parede geométrica e tapete quadriculado – Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Os organizadores são essenciais!

A área de estudo precisa estar sempre organizada e arrumada. A rotina escolar é uma ferramenta essencial para garantir um melhor aproveitamento dos estudos e estimular a responsabilidade nos pequenos.

Para manter tudo organizado você pode recorrer a alguns truques. Na parede você pode optar por murais que te ajudem na organização dos papéis e dos recados, além disso você já pode começar a decorar escolhendo alguns pôsteres para o local.

Já na mesa você pode optar por organizadores de caixinhas, pequenos baldes ou canecas, que ajudarão a separar os lápis, canetinhas e miudezas, como colas, tesouras e outras ferramentas que as crianças usam no momento da aula.

Uma ótima dica é dar preferência a móveis com gavetas para conseguir guardar tudo e liberar a mesa apenas para trabalho. Mas caso isso não seja possível você pode escolher algumas caixas organizadoras para apoio no chão.

Papel de parede floral para cantinho de estudos infantil Foto MOOUI
6. Papel de parede floral para cantinho de estudos infantil –
Foto: MOOUI
Detalhes coloridos para decoração de quarto infantil planejado com cantinho de estudos Foto MOOUI
7. Detalhes coloridos para decoração de quarto infantil planejado com cantinho de estudos – Foto: MOOUI

Sobre cores e iluminação!

Lugares bem iluminados e próximos às janelas são os ideais para o cantinho de estudos, mas caso não seja possível você deve providenciar uma luminária de luz branca, que ajuda a criança a ter uma melhor visualização no momento da leitura.

No hora da decoração uma super dica é apostar em cores que estimulam no momento do estudo! O laranja, por exemplo, ajuda na concentração e na memória e o azul estimula a criatividade, então vale apostar nesse local!

Essas cores podem ser incluídas nesse ambiente de diversas maneiras, seja em detalhes na parede, como em um pôster ou uma pintura setorizada, nos organizadores da mesa de estudos, ou em detalhes da própria marcenaria.

Escrivaninha de madeira para decoração temática de quarto infantil compartilhado Foto Renata D’Almeida para MOOUI
8. Escrivaninha de madeira para decoração temática de quarto infantil compartilhado – Foto: Renata D’Almeida para MOOUI
Cantinho de estudos decorado com bancada de madeira e almofadas coloridas Foto MOOUI
9. Cantinho de estudos decorado com bancada de madeira e almofadas coloridas – Foto: MOOUI

Gostou das nossas dicas para o cantinho de estudos?

Os benefícios ao criar um lugar especial para os estudos do seu filho são muitos e com certeza serão um incentivo para essa prática. Os pequenos precisam de um espaço confortável para esse momento do dia, principalmente na nova rotina das aulas online. 

Nunca é tarde para planejar um canto todo especial para que o seu filho possa exercitar o que aprende na escola, estudar para as provas, ler livros e se aventurar no mundo maravilhoso da imaginação. 

Esperamos que com nossas dicas, você aproveite para repaginar o cantinho de estudos da sua casa!

Essas dicas de decoração para um cantinho de estudos foram criadas pela equipe MOOUI.

Papel de parede floral para quarto infantil compartilhado decorado com escrivaninha pequena Foto MOOUI
10. Papel de parede floral para quarto infantil compartilhado decorado com escrivaninha pequena – Foto: MOOUI
Decoração divertida para quarto infantil com móveis planejados para cantinho de estudos Foto MOOUI
11. Decoração divertida para quarto infantil com móveis planejados para cantinho de estudos – Foto: MOOUI

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Berço de Madeira: Dicas para Escolher +60 Modelos para se Inspirar

Papel de parede para quarto infantil. Fonte: KZ arquitetura e interiores

Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos

Decoração de quarto de bebê com tapete e papel de parede colorido Foto Marcos Fertonani para MOOUI

5 Dicas Para Organizar o Quartinho das Crianças!

O papel de parede quarto de bebê safári é o grande destaque do ambiente. Projeto de Maraú Design

Quarto de Bebê Safari: +55 Projetos e Dicas de Como Combinar Cores e Enfeites

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz