1. Home
  2. Revista
  3. Casa
  4. 7 Maneiras de Usar as Prateleiras na Decoração

7 Maneiras de Usar as Prateleiras na Decoração

As prateleiras são peças essenciais em qualquer projeto de decoração. Fáceis de instalar, práticas, minimalistas e democráticas, ficam bem em qualquer cômodo, além de auxiliarem na organização e na produção do ambiente como um todo.

Sobre elas, é possível apoiar de tudo: obras de arte, esculturas, caixas, quadros, porta-retratos, livros…  Difícil mesmo é escolher o modelo adequado e acertar como expor de maneira equilibrada todos os objetos. Quer saber essas e outras dicas?

Confira sugestões para usar as prateleiras em casa ser erro e com muito estilo:

1 – Espaços vazios na prateleira

Ao contrário do que se possa imaginar, nem sempre é necessário preencher completamente uma prateleira. Espaços vazios, principalemente em prateleiras pequenas, são importantes para trazer dinâmica à produção.

2 – Prateleiras para expor coleções

Você é uma pessoa que adora garimpar, trazer lembrancinhas de viagens e colecionar peças diferentes? Por serem básicas e minimalistas, as prateleiras ajudam a expor os objetos sem roubar a cena. Para garantir um visual equilibrado, setorize-a por temas: um espacinho para as garrafas de vidro antigas, outro para as esculturas e assim por diante. Dessa forma, você terá um pequeno museu particular de lembranças e histórias.

3 – Prateleiras rasas

Esse tipo de prateleira de pouca profuncidade é perfeita para colocar mimos pequenos que, em prateleiras mais profundas pederiam o destaque. Também funciona muito bem para expor livros com capas interessantes, discos de vinil e até quadros.

4 – Prateleiras baixas

Instalar prateleiras em uma altura mais baixa garante a sua versatilidade, pois, assim, ela pode assumir a função de bancada, aparador, rack ou até mesmo mesa lateral. Além de ser um espaço ótimo para colocar acessórios decorativos mais altos e vistosos, também funciona como apoio para copos e outros objetos do cotidiano. Dá até para usá-la como bar! Basta colocar uma bandeja bem bonita e, sobre ela, os acessórios e as garrafas de bebida.

5 – Prateleiras compridas

Quer fazer um ambiente parecer mais espaçoso? Então instale uma prateleira comprida por toda extensão da maior parede. Dessa forma, cria-se uma linha contínua que faz o olhar percorrer todo o espaço, criando a sensação de amplitude. Essas prateleiras são ideiais intaladas em altura mais baixas – perfeita para colocar livros e outros objetos de fácil acesso – ou bem no alto, com plantas pendentes, por exemplo.

6 – Prateleiras no lugar de armários

Na cozinha, é possível trocar os armários por prateleiras abertas. O truque para a manutenção ser mais simples é colocar nela os objetos mais utilizados no dia a dia – afinal, eles serão lavados com certa regularidade. Pilhas de pratos, potes de mantimentos, taças e copos sempre à vista, além de práticos, também decoram o ambiente! Complemente a produção com uma ou outra peça decorativa bem charmosa e alguns vasinhos com plantas e ervas.

7 – Prateleiras verdes

Jardins verticais são lindos, práticos e não ocupam muito espaço na varanda. Porém, dependem de um sistema de irrigação complexo e, às vezes, caro demais. Uma solução para quem quer ter uma parede verde em casa de um jeitinho simples e rápido é colocar prateleiras repleta de vasos de plantas e flores.

Esta matéria sobre prateleiras na decoração foi desenvolvida pela equipe Studio LAB Decor

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

plantas para jardim feito com vasos

Plantas: Veja como Levar a Natureza para Dentro de Sua Casa

Jardim vertical

Jardim Vertical: Tendência Sustentável que Domina o Decor

Cerâmica para banheiro

Cerâmica para Banheiro: Confira +35 Revestimentos para Sua Decoração

Como fazer churrasqueira de tijolos

Como fazer Churrasqueira:Transforme o Espaço de Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz