Brincadeira no quintal: garanta a diversão dos pequenos

Contar a história preferida do seu filho; trocar o café da manhã na cozinha por um piquenique caprichado à sombra de uma árvore ou passar uma tarde pintando telas abstratas com os pequenos. Criar momentos de descontração em família nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso tempo, e principalmente, espaço para liberar a criatividade. No cenário atual das grandes metrópoles, é cada vez mais comum viver em ambientes reduzidos e mais funcionais. Por isso, aqueles que moram em casa, e ainda, possuem um quintal, tem a riqueza equivalente ao tesouro do pirata.

Algumas dicas para aproveitar o espaço no quintal para as crianças

Além da imaginação, alguns recursos podem ajudar a tornar esta área da sua casa um verdadeiro paraíso. Mas antes de investir em brinquedos ou engenhocas divertidas, certifique-se que o local segue algumas normas de segurança. Evite paredes sem reboco e não entulhe objetos ou móveis (eles podem causar possíveis machucados em caso de esbarrões, e a mobília ainda pode atrair bichos). Utilize grama para revestir a superfície ou no caso de cerâmicas, escolha pisos antiderrapante.

Um quintal só para eles

Desligue o videogame e o computador, a bagunça vai começar, só que desta vez lá fora. Resgatar algumas brincadeiras como as cantigas de roda, o esconde-esconde e o pega-pega pode ser um belo aquecimento. Por isso, pense no quintal como um ambiente onde se possa correr livremente, e se a área tiver uma piscina, não abra mão de colocar uma proteção na superfície. É sempre importante que as crianças estejam supervisionadas por um adulto, caso algum imprevisto aconteça.

Se no espaço há arvores, pode-se aproveitá-las para pendurar balanços, ele pode ser feitos de pneu, madeira ou plástico. Já pensou em construir um mini palco? A ideia pode incentivar apresentações de música, dança e teatro estimulando a imaginação dos seus filhos e a interação com outras crianças. Atividades assim ajudam além da coordenação motora, a capacidade criativa e estimulam o desenvolvimento dos pequenos convidando-os a se expressar. O palco pode ser de madeira compensada, levar uma demão simples de tinta e ainda ter o nome do seu filho para ele se sentir uma estrela desde pequeno.

casa no quintal

Imagem daqui

Para gastar toda a energia, uma outra sugestão é uma cama elástica ou um pula-pula. Há vários modelos disponíveis e como a maioria deles é inflável, você poderá guardá-lo durante o inverno mantendo o brinquedo sempre novinho. Se sobrar espaço você pode separar uma parede do quintal para ser o cantinho do desenho; basta aplicar uma tinta lousa e distribuir giz colorido para a turma. Eles também poderão brincar de escolinha, mais uma brincadeira para o repertório dos baixinhos.

Praticidade

Uma boa ideia para que o quintal não fique desorganizado é ter baús para guardar os brinquedos. Eles podem ser coloridos ou do personagem preferido do seu filho, de plástico ou de madeira. Identifique-os com o nome de cada criança, e incentive que cada um deles guarde seus objetos no baú. Você pode também instalar prateleiras para os objetos maiores. Bom, com todas essas sugestões, não esqueça de preparar um lanche bem reforçado, porque a trupe chegará no final da tarde com muita fome!