Casa Cor 2015 – Livraria assinada por Julio César Dantes

O Viva Decora esteve na Casa Cor e conversamos com o designer de interiores Julio César Dantes, que assinou a Livraria da Casa Cor 2015. Tal ambiente foi um dos pontos mais interessantes da mostra. Em conversa exclusiva com o Viva Decora, ele nos contou como foi um pouco do processo criativo.

Conheça mais detalhes sobre a Livraria da Casa Cor

Segundo ele, o objetivo foi trazer algo cultural, por isso foi pensado em fazer um garimpo. Depois de conversar com alguns amigos, ele se recordou que um deles possui um programa de comidas brasileiras comuns que muita gente não dá valor, a partir dai surgiu a ideia de garimpar coisas brasileiras comuns que as pessoas nem sabem que existem no Brasil.

Todo o ambiente, tanto nos móveis como nas peças,  fazem referência a épocas diferentes do Brasil e à nossa cultura e vem desde a época do império até a modernidade. A partir desse conceito de “Brasil que o Brasil não conhece”, o designer de interiores quis transparecer que em sua visão, somos um país determinado, generoso e às vezes implacável, um verdadeiro “caos organizado”.

A paleta de cores foi baseado em tons cinzas e bege, isso para, em seguida, poder mostrar sua irreverência característica, por meio dos móveis e objetos. Na sala de convivência, as misturas revelam a identidade do profissional e sua linguagem mista. O profano e o religioso convivem em harmonia: o nu masculino ao lado do crucifixo do século 17. Há um móvel de autoria do próprio Dantés que reforça o  ecletismo de estilos, sobressai o aparador, que ganhou o nome de #BeloqueSou.

 

O designer de interiores Julio César Dantès ganhou  o Prêmio de Destaque de Sustentabilidade. Segundo ele, seu projeto foi o que gerou menos lixo. Foram somente cinco sacos de lixo para a construção deste espaço e cinco litros de água, que foi utilizado na cola do papel e na tinta do piso. O objetivo foi reaproveitar o que já tinha no espaço.

casa cor livraria julio cesar

Julio César Dantès