Casa de fazenda: um refúgio aconchegante e rústico

A vida nos centros urbanos tem sido cada vez mais estressante, a correria diária, o barulho intenso dos carros e a poluição são os fatores principais desse estresse. Ter um refúgio para ir nos fim de semanas, férias ou feriados é um tesouro que deve ser preservado, como por exemplo uma casa de fazenda.

A casa de fazenda por ser até mesmo uma casa na qual você more, afastado da movimentada vida urbana. Para deixar essa casa confortável e aconchegante, sem perder a simplicidade do campo é necessário decorá-la com cuidado.

 

Confira algumas dicas de decoração para a casa de fazenda

Para o manter o clima de campo dentro da casa, é interessante investir num estilo mais rústico. O revestimento do piso na casa de fazenda pode ser todo de madeira, para não afetar tanto o meio ambiente é aconselhável utilizar madeira de demolição. A madeira deve ser toda tratada para não ser atacada por fungos ou cupins. A madeira como revestimento aquece o ambiente, deixando-o mais aconchegante.

Uma lareira é sempre bem vinda nos dias frios e combina perfeitamente nesse tipo de decoração. O mobiliário pode ser de madeira também, se forem antigos e com formas clássicas ficará ainda mais elegante. Como é uma casa de campo, estampas xadrez e floridas são muito bem-vindas e podem ser usadas tranquilamente.

 

 

Seguindo para a cozinha, os armários planejados podem ser uma ótima opção para aproveitar todo o espaço. Para não perder o estilo rústico, os armários podem ser todos em madeira. Como revestimento das áreas molhadas é imprescindível  que seja de  azulejos, ser forem brancos ou com outra cor clara é  melhor, para que a cozinha não fique muito escura. Unindo o rústico com o moderno, use exaustores e uma geladeira moderna para que você tenha maior conforto. A decoração pode ser feita com itens da própria cozinha, como panelas, chaleiras e talheres.

 

 

No banheiro, você pode colocar um lustre simples e alguma iluminação direcional. Nas paredes das áreas secas você pode optar por um papel de parede e nas áreas molhadas como o box, você pode utilizar azulejos claros e com alguns detalhes que combinem com o papel de parede. A bancada e a pia podem seguir o padrão de mármore claro.

 

 

Por fim, nos quartos é possível utilizar papéis de parede para caracterizar o ambiente. O mobiliário todo em madeira ajuda à manter a unidade da casa. Estampas florais deixa o quarto amigável e aconchegante. Invista em colchas, almofadas e cortinas com estampas que se complementam. Utilize criados mudo com abajures e gavetas para que fique confortável para quem for acomodado nesse quarto. Se for uma região com muito mosquitos, utilizar um mosqueteiro é uma boa opção e combina com o ambiente.

 

 

O mais importante é fazer dessa casa de fazenda um verdadeiro lar de descanso e paz.