Casas pequenas com decoração adequada é a morada perfeita

Atualmente uma opção para se ter a tão sonhada casa própria é comprar um terreno e construir a casa do jeito e estilo que se quer. Muitas vezes o lote é pequeno e é preciso pensar em um espaço que economize e otimize o espaço e tenha um custo mais baixo. Alguns cuidados são necessários em casas pequenas.

Confira algumas dicas para casas pequenas

Nas casas pequenas a integração de ambientes como de sala e cozinha, por exemplo, ajudam visualmente na amplitude do espaço. Um pé direito alto, janelas grandes que permitem boa iluminação e ventilação natural também são ótimos recursos para ampliar os ambientes. Elementos vazados (como os cobogós), tijolos de vidro, portas de vidro, portas de correr, também são recursos para as casas pequenas.

casas pequenas

O desenho da planta da casa vai depender de vários fatores. A quantidade de pessoas que vão morar, a atividade dessas pessoas, se alguém trabalha em casa e vai precisar de um home office, se têm cachorro, se alguém tem necessidades especiais, se gostam de receber amigos, familiares para festas, jantares, enfim, o arquiteto faz um tipo de entrevista com o cliente para listar todas essas necessidades, além dessas necessidades e funcionalidades, têm os sonhos e desejos do cliente, tudo aquilo que ele espera da sua futura casa em termos de estilo e tudo mais, e é preciso juntar toda essa lista com as técnicas e detalhes de construção.

A decoração das casas pequenas é fundamental para que o que é pequeno não se torne ainda menor mesmo que visualmente. Afinal toda casa merece ficar bonita, elegante e aconchegante para seus donos. O primeiro passo é planejar o que se deseja fazer antes de sair comprando materiais de construção, móveis, peças e objetos decorativos, para isso é importante ter um projeto de arquitetura e de decoração bem definidos.

casas pequenas

O segredo da decoração da casas pequenas é pensar no projeto de acordo com o espaço, proporção é a palavra fundamental para pequenos espaços. Mobiliário planejado também é uma ótima opção para as pequenas casas, pois aproveitam cada centímetro de cada ambiente. É recomendado usar poucos móveis, para que o ambiente não fique visualmente poluído e não dificulte a circulação das pessoas que utilizam o espaço.

Uma dica que poucas pessoas levam em conta nas casas pequenas ou até mesmo em ambientes comerciais como escritórios, é a organização. Se as coisas estão em seus devidos lugares, prateleiras e nichos em ordem e limpas, a sensação de limpeza amplia o espaço.

 

Natália Ribas  é colaboradora da Revista Viva Decora. Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006. Arquiteta e Urbanista desde 2012.