Chuveiro: Dicas e Informações Importantes para Você Escolher o Seu

Uma das partes mais importantes da casa é o banheiro, pois além de ser um espaço para realizarmos a nossa higiene diária, é um local ideal para recarregar nossas energias e relaxar. A peça fundamental nesse processo é o chuveiro, por isso é necessário escolher com calma e atentar-se à algumas especificações. Dessa forma, você será capaz de adquirir um chuveiro de qualidade e que atenda às suas expectativas.

chuveiro banheiro 56188

Uma das primeiras informações que você precisa determinar é a altura da instalação do chuveiro.A altura padrão do chuveiro costuma ser aproximadamente de 2,10 m, para pé direito de até 2,40 m. Entretanto, cada família possui uma necessidade diferente, por isso é interessante validar com o responsável pelo projeto. Além disso, existe vários tipos de chuveiros, como os chuveiros eletrônicos, chuveiros de teto, chuveiros com pressurizador, chuveiros com cromoterapia, chuveiros elétricos e à gás.

Apesar de chamarmos a maioria de chuveiros, tecnicamente, existe os chuveiros e as duchas. A diferença entre eles é pela forma que a água é esquentada. O chuveiro esquenta a água instantaneamente, de forma elétrica. Já a ducha depende de um aparelho externo para esquentar a água, seja pelo sistema à gás ou energia solar. Neste post, trataremos ambos como chuveiro. No mercado há também os modelos de chuveiros híbridos, que são ligados de forma elétrica e quando atingem a temperatura, eles mantem a água quente por energia solar ou à gás.

chuveiro banheiro beto e norea 2009

Conheça mais sobre o chuveiro à gás

O chuveiro á gás está se tornando cada vez mais comum, pela praticidade, conforto no banho e baixa manutenção. Geralmente, em construções de apartamentos recentes, o sistema à gás já vem instalado. A central de aquecimento à gás em apartamentos fica instalada normalmente na área de serviço e com a tubulação aparente. Dessa forma fica mais fácil a manutenção e facilita a dispersão do gás em caso de vazamento. Tanto em casas quanto apartamentos, é ideal que esse equipamento seja instalado em uma área ventilada, para diminuir o risco de contaminação, caso haja vazamento.

lavanderia bl arquitetura interiores-101392

Vantagens do chuveiro à gás:

  • O chuveiro pode possuir maior vazão
  • O banho pode ser mais quente, pois há a possibilidade de um controle maior  da temperatura na hora do banho
  • É possível tomar um banho quente mesmo com a ausência de energia elétrica
  • Há menos manutenção, já que não possui partes móveis (como resistências, fios etc)
  • O consumo de energia elétrica é muito baixo, quase inexistente

Desvantagens do chuveiro à gás:

  • Pode consumir mais água do que o modelo elétrico
  • Normalmente, é mais caro
  • Tem que esperar um tempo para a água esquentar
  • Para alterar de um chuveiro elétrico para um à gás  requer um ponto de gás na casa ou apartamento, uma central de aquecimento da água e uma tubulação apropriada.

chuveiro banheiro bpa arquitetura 109352

Veja mais informações sobre o chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um modelo mais comum nas casas, está presente na maioria das residências do país. Seu funcionamento pode ser considerado simples, a água é aquecida a partir do calor gerado por uma corrente elétrica, que está na resistência instalada dentro do chuveiro. A potência do chuveiro deve ser alinhada com o disjuntor da resistência. Quanto maior a potência, maior corrente o disjuntor deve suportar.

Vantagens do chuveiro elétrico

  • Aquece instantaneamente, assim que o chuveiro é ligado
  • Pode gastar menos água, em comparação com modelos à gás
  • Geralmente o aparelho é mais barato do que os outros tipos de chuveiro

Desvantagens do chuveiro elétrico

  • Consome mais energia elétrica
  • Se acabar a energia na residência, o chuveiro não esquentará a água
  • Há mais manutenção da peça

chuveiro banheiro karla amaral 19473

Chuveiro com pressurizador e o chuveiro eletrônico

O chuveiro pressurizado é aquele que possui uma bomba interna, que ajuda a aumentar a pressão da água. A pressão da água está vinculada com a distância vertical entre o chuveiro e caixa d’água ou com a pressão da água que provém do sistema de abastecimento da cidade. Se a distância vertical da caixa d’água e do chuveiro for inferior a 5m, pode ser indicado o uso desse modelo de chuveiro.

chuveiro banheiro aquiles nicolas 19030

Para ter um controle maior da temperatura da água, você pode escolher o chuveiro eletrônico. Com ele é possivel controlar a temperatura de forma progressiva, com um comando eletrônico.

chuveiro banheiro claudia breias 33142

Confira mais modelos de chuveiro para te inspirar

chhuveiro banheiro claudia breias 33234

chuveiro banheiro bruno sgrillo 8849chuveiro banheiro camila tann 31607 chuveiro banheiro carla cuono 62084 chuveiro banheiro conseil brasil 74716 chuveiro banheiro docol 81659 chuveiro banheiro engenharia e arquitetura 140221 chuveiro banheiro espaco do traco 105190 chuveiro banheiro fc studio 2780 chuveiro banheiro iara kilaris 31196 chuveiro banheiro iara kilaris 131999 chuveiro banheiro iara kilaris 136883 chuveiro banheiro juliana conforto 36983 chuveiro banheiro julianas 25708 chuveiro banheiro laura santos 96132 chuveiro banheiro leo shehtman 1553 chuveiro banheiro liliana zenaro 26404 chuveiro banheiro lucia stuhlberger 930 chuveiro banheiro meyer cortez 84209 chuveiro banheiro mm18 arquitetura 26789 chuveiro banheiro mutabile 14558 chuveiro banheiro natalia siper 78286 chuveiro banheiro oficio da arte 116718 chuveiro banheiro patricia kolanian 297 chuveiro banheiro quitete faria 41979 chuveiro banheirobnatalia siper 78253 chuveiro paula gambier banheiro ornare 21225chuveiro banheiro iara kilaris 31189 chuveiro banheiro patricia martinez 25147 chuveiro banheiro pascali semerdjian 73634