Como decorar apartamento com metragens reduzidas e sofisticação

Apontar soluções que aproveitem espaços com metragens reduzidas é um serviço muito procurado por moradores, especialmente nas grandes cidades, onde são erguidos prédios com apartamentos em regiões ocupadas pela chamada classe média. Seguindo esse fluxo, Elaine Benedetti, arquiteta, aponta várias dicas que servem para projetos que integram salas em apartamentos. Nesses casos, ela, alerta ser preciso ir além da disposição de móveis, definindo-se um estilo de decoração como sempre orienta aos seus clientes.

Conheça maneiras de como decorar apartamento com metragens reduzidas sem perder a sofisticação

Recentemente, ela evidenciou ser versátil e hábil quando obteve a sensação de amplitude em um espaço com 20 m², onde integrou estar e sala de jantar com vários recursos funcionais. “Além de dispor o mobiliário em cantos estratégicos – na sala de jantar a mesa foi apoiada em uma parede de modo a facilitar a circulação dos moradores e visitantes.

Outro recurso inteligente foi a inclusão de espelhos em partes das paredes – uma cartada que cai perfeita quando se pretende ampliar pequenos espaços. E, para completar, os focos cênicos e iluminados em ambas as salas com spots embutidos em rebaixos de gesso, além de iluminação gerada pelo pendente acima da mesa de jantar”, explica Elaine Benedetti que também distribuiu pitadas coloridas na sala de jantar, ornando, desse modo, com a sobriedade dos móveis. Ali arranjos florais colorem e combinam com o aparador em amarelo. Na estar, que também exerce a função de home, painel e rack madeirados foram concentrados em um dos cantos, facilitando a circulação e seguindo a palavra de ordem do projeto, que é aproveitar bem o espaço.

Outro projeto recente, assinado por Silvana Borzi, designer de interiores, conferiu personalidade em uma varanda gourmet em um apartamento de luxo, seguindo o estilo contemporâneo. Nela, a designer promoveu um jogo aconchegante de luzes, tornando bate papos informais, o ato de cozinhar e recepção de amigos em momentos agradáveis. Outras pitadas de conforto incluem um cantinho preparado para leitura e lazer que recebeu um sofá perfeito para descansos. A designer ainda apostou em tons quentes, como amarelo, cobre e madeirado, aliou itens de segurança, como as vidraças protetoras, definiu a área de refeições com bancadas em linhas retas e optou por pia com pedras em silestone na cor amarela Stellar (Pedra Julia); mesa linear com 1,90 m x 0,90 cm na cor carvalho; cadeiras amarelas na linha Eifell; piso em porcelanato (Portobello 0,80 cm x 0,80 cm) e pendentes com forma redondas na cor cobre (diâmetros 18, 25 e 35 cm) acima da mesa.

 

 

Elaine Benedetti e Silvana Borzi são colaboradoras da Revista Viva Decora e profissionais de arquitetura e design de interiores