Dicas de como decorar meu apartamento sem stress

Dicas de como decorar meu apartamento

Você acabou de pegar as chaves do seu apartamento e agora não sabe como deixá-lo do seu jeito: prático, bonito e funcional? Se você pensa: ” como decorar meu apartamento? ” , não se preocupe. As dicas abaixo vão orientá-lo sobre que caminho seguir e o que priorizar nesse momento tão importante.

Para começar, veja se todos os ambientes existentes serão usados e têm funções muito claras. Se não tiverem, não hesite em derrubar paredes para ampliar os cômodos ou integrá-los. Agora é o momento de executar esse tipo de modificação, assim como decidir sobre a troca de revestimentos. Toda a sujeira e quebradeira deve ser feita antes da mudança, caso contrário será sinônimo de dor de cabeça. Mas cuidado! Qualquer modificação que envolva remoção de paredes pode ser estrutural e deve ser feita com a ajuda de um profissional qualificado, como um engenheiro ou arquiteto.

Se optar pela troca dos revestimentos, preocupe-se em criar uma continuidade entre todos os ambientes, e tente padronizar acabamentos como louças e metais, caso contrário seu apartamento correrá o risco de parecer um showroom de fornecedores.

Ao decorar seu apartamento, trabalhe sempre com uma base neutra e pontue cores fortes ou marcantes em pequenos detalhes. Por exemplo, escolha um piso neutro e eleja um tom básico para as paredes e peças grandes, como sofás ou mesas. Acrescente cor nas almofadas e objetos decorativos. Dessa forma, os ambientes não ficarão pesados ou cansativos.

liliana zenaro como decorar meu apartamento 1

 

Caso não tenha tempo ou verba para fazer uma pequena reforma, aposte na marcenaria. Ela resolve problemas como falta de espaço e ainda valoriza a decoração, com o uso de painéis, divisórias ou móveis com detalhes diferenciados.

como decorar meu apartamento 2

 

O mesmo vale para a troca de revestimentos. Se o projeto de decoração do seu apartamento não puder contemplar a troca de pisos ou azulejos, pequenas mudanças, como o uso de novas cubas ou torneiras, podem ser suficientes para dar cara nova ao ambiente.

Em espaços como salas, quartos e lavabos, a aplicação de papeis de parede ou revestimentos com texturas podem valorizar o espaço e criar o clima desejado, seja de sofisticação, alegria ou informalidade.

 

4483-quarto-moema-liliana-zenaro-viva-decora como decorar meu apartamento

 

Uma vez resolvida a distribuição dos espaços e a marcenaria, chegou a hora de escolher o mobiliário. Nesse momento, deve-se prestar atenção às dimensões do ambiente para não comprometer a circulação e não criar a sensação de espaço entulhado ou vazio demais. Aposte em peças mais básicas e retas, que são atemporais e não deixarão seu apartamento datado.
Arq Liliana Zenaro como decorar meu apartamento

 

Para ter um apartamento bem decorado, é essencial desenvolver um projeto de iluminação adequado. Ele deve levar em conta a posição dos móveis e a decoração como um todo, podendo destacar os elementos decorativos mais importantes de cada ambiente, sejam elas painéis, quadros ou objetos. Além disso, pode criar atmosferas diversificadas, através do controle de intensidade da luz e uso de efeitos cênicos, com lâmpadas halogenas, dicroicas ou de led.

Liliana Zenaro - Apt. Pompéia como decorar meu apartamento

 

Para completar a decoração de seu apartamento, escolha cortinas e tapetes que casem com o estilo escolhido. As cortinas devem ser elegantes, enxutas e sem muitos detalhes. Elas servem para dar acabamento e tornar o espaço acolhedor, mas não devem ser o centro das atenções. Já com os tapetes pode-se ousar mais, mas sempre tomando cuidado para se ter um resultado harmônico e equilibrado. Se optar por tapetes coloridos ou chamativos, compense escolhendo móveis mais neutros.

Outros complementos decorativos como quadros e objetos fazem toda a diferença no resultado final. Os quadros podem ser pendurados na parede, na forma tradicional, ou dispostos de maneira mais moderna e informal, apoiados em prateleiras, estantes e até no chão. Brinque com tamanhos, estilos e molduras diferentes, mas cuidado para não exagerar no resultado final.

 

lilianeLiliana Zenaro é colaboradora da Revista Viva Decora, formada em Engenharia pela USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte, atua na área há cerca de 15 anos.