Como decorar o seu hall de entrada?

 

Por arquiteta Jessica Alves Carbone.

O hall de entrada é um dos espaços mais importantes para decorar no seu lar, pois é a primeira impressão que as pessoas terão da sua casa! Esse espaço funciona como um “convite” e uma divisória entre o “mundo lá fora” e o seu “cantinho”,  a sua casa, o seu lar.

Como_Decorar_Outros_Ambientes_Hall_de_entrada_Destaque_Viva_Decora_Como_decorar_seu_hall_de_entrada

O hall de entrada é a primeira vista de quem chega

Independentemente dele ser grande ou pequeno, é importante ter em mente qual será a principal função do seu hall. Você deseja expressar seu gosto em cores, peças expostas? Prefere um espaço chique e elegante, ou um hall mais prático, com cabides e apoios para bolsas?

Escolhido o estilo que daremos ao hall, é hora de selecionar os principais elementos da decoração: algum móvel que você goste muito, ou um retrato especial, um jogo de quadros que você goste… algo que dê um “norte” para a decoração.

Feito isso, é hora de pensar na real utilidade do ambiente. É importante pensar: “o que eu preciso guardar e ter fácil acesso aqui?” Dicas de coisas úteis para ter em um hall de entrada: mesa ou banco de apoio; relógio; recipiente para colocar chaves, correspondências; suporte para guarda-chuvas; sapateira (algumas pessoas têm o hábito de tirar ao sapatos para entrar em casa).

Como_Decorar_Outros_Ambientes_Hall_de_entrada_Destaque_Viva_Decora_Como_decorar_seu_hall_de_entrada

A decoração do hall de entrada deve ser útil: banquinho e cabideiros.

Se quiser causar uma percepção de amplitude no seu hall, não esqueça de colocar um espelho. Pode ser com ou sem moldura, na posição horizontal ou vertical, ou  um jogo de espelhos com tamanhos e formas diferentes.

Como_Decorar_Outros_Ambientes_Hall_de_entrada_Destaque_Viva_Decora_Como_decorar_seu_hall_de_entrada

Decoração com espelho no hall de entrada

Não se esqueça da iluminação, fundamental para trazer aconchego ao ambiente. Podemos usar candeeiros, spots com iluminação focal e abajures de mesa ou chão. Investindo em uma iluminação adequada, conseguimos criar pontos de interesse (com pontos focais de luz), diversidade e estímulo sensorial (por exemplo, uma luz suave proporciona relaxamento).

Como_Decorar_Outros_Ambientes_Hall_de_entrada_Destaque_Viva_Decora_Como_decorar_seu_hall_de_entrada

Considere o uso da iluminação natural  no hall de entrada

Por ser um local de passagem, no qual não permanecemos por muito tempo, podemos usar e abusar de cores e estampas. Se este é seu estilo, aproveite as novidades em papéis de parede e adesivos decorativos para este ambiente. Você também pode pintar uma parede com tinta magnética e usá-la para colocar lembretes e recados, ou ainda fazer uso da tinta efeito lousa, transformando sua parede em um grande quadro negro.

É importante manter a harmonia entre os vários focos de interesse (mobiliário, objetos decorativos), pois eles não podem “competir” entre si, e sim formar  um conjunto de formas, texturas e cores que se completam.

Aproveite essas dicas e inspire-se para decorar o seu hall de entrada!