Como Pintar Azulejo de Cozinha e Banheiro Sem Segredos

Quer uma cozinha ou banheiro mais modernos sem poeira e sem bagunça? Pois eis uma solução simples, limpa e muito econômica: azulejos pintados. Imagine reformar os azulejos sem tirá-los, aproveitando para repaginar e disfarçar manchas  criando a impressão de uma bela reforma. Você mesmo pode fazer tudo isso com algo de paciência e os materiais certos. Se prepare para um resultado genial!

limpando azulejo

Antes de mais nada, devemos limpar a superfície para um resultado perfeito removendo resquícios de gordura, sujeira, mofo ou umidade. Bastará com um pouco de água, sabão neutro e em casos mais agudos, um desengordurante. Nos vincos, ajuda lançar mão de uma escova de dentes, para uma limpeza profunda. Depois de  limpo, secar os azulejos e cobrir possíveis falhas ou rachaduras com massa acrílica.

Pintando azulejo de verde

Como tudo em construções e reformas, a escolha dos materiais é determinante para um bom resultado.  Para um excelente resultado, é possível encontrar uma tinta específica para azulejos ou mesmo usar a tinta epóxi. As duas são encontradas facilmente no mercado e apresentam alta resistência para ambientes úmidos. Se for trabalhar com seu banheiro, o uso de tintas bicomponentes é ideal, por sua resistência à química dos produtos de higiene.

Ação!

Depois de forrar todos os espaços e componentes que não serão pintados, aplique a primeira demão com um rolo de lã, certificando-se de que a tinta cobre os rejuntes- caso necessário o acabamento pode ser feito com um pincel pequeno. Confira o tempo de secagem na lata e aguarde para dar a segunda demão. Para uma maior cobertura é possível finalizar uma uma terceira camada.

azulejo3

Encontre seu estilo

Em muitos casos, pinta-se os azulejos e rejuntes da mesma cor, buscando um visual monocromático, como o da imagem acima, que tem como contraste apenas a bancada cimentada. Rosa millennial + cinza é a última palavra em ambientes modernos.

azulejo4

A harmonia da pintura escolhida e a estética de sua cozinha é essencial. Combinar o azulejo e os armários com gamas de cores complementares faz toda a diferença, lembrando que utensílios e eletrodomésticos também têm importante papel. Todos os elementos precisam conversar entre si.

azulejo5

Se o que você busca é uma cozinha alegre e multicolorida, vá em frente! Apenas lembre-se de que parta tanto os móveis devem ter um papel coadjuvante, em tons neutros e opacos. Na foto acima, o detalhe das cores nos azulejos trouxe vida alto astral para o ambiente por trazer todo o olhar na área da pia e neutralizar todo o seu contorno. É o que acontece ao aplicar azulejos ou apenas pintar meia parede, criando um contraste muito agradável ao olhar.
azulejo6

Outras combinações

As pastilhas do seu banheiro podem ser combinadas com uma nova pintura de azulejos na mesma paleta de cores. Uma opção bastante explorada hoje em dia é a  pastilha adesiva sobre o azulejo pintado, trazendo o fun para o lugar que você deseja.

azulejos7

Outro elemento charmoso para renovar seu azulejo são os desenhos ou a pintura estêncil. Explorar novas alternativas para uma cozinha com um ar retrógrado pode deixá-la exatamente da sua cara. Lembrando que a pintura não vale somente para os azulejos nas paredes, mas o chão também pode ser repaginado com um pouco de cor.

azulejos amarelo e branco na cozinha

Fuja dos padrões

A pintura dos azulejos não precisa ser completa, meia parede ou um-a-um. Explore sua veia artística criando novas configurações, jogo de sombras, perspectiva e o que tiver na manga. O bom da pintura é que sempre será possível voltar para o original ou zerar tudo com tinta branca caso você enjoe. Essa é a hora de provar tudo o que você quis em termos de cor para sua cara. Deixe-a com a sua cara!

Texto enviado por Habitissimo – Guia de onde encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração