Decoração de ambientes pequenos: 10 dicas para aproveitar melhor os espaços

Ambientes pequenos são cada vez mais comuns. Com a valorização do m² e a diminuição da metragem de casas e apartamentos, é preciso aproveitar cada cantinho na hora de decorar. Conversamos com as arquitetas Andrea Pontes e Beatriz Castanho, de São Paulo, para descobrir dicas de decoração de ambientes pequenos para aproveitar melhor os espaços. Confira!

ambientes pequenos

Nesta sala decorada pela arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, a integração entre área de jantar e de estar ampliou os espaços sociais. Repare que a profissional também privilegiou uma grande janela, promovendo a integração entre o dentro e o fora da morada e dando a sensação de amplitude. Confira outras dicas para aproveitar melhor os espaços pequenos.

Dica 1: Planejamento é fundamental

“A primeira dica para quem está decorando ambientes pequenos é planejar. É necessário medir todos os cômodos antes de comprar os móveis para evitar investir no que não cabe na casa”, sugere a arquiteta Beatriz Castanho.

Dica 2: Móveis sob medida

“Na hora de planejar a marcenaria, uma boa solução são móveis sob medida. Além de se encaixarem perfeitamente no espaço, eles se adequam às necessidades do morador e evitam o desperdício de espaço”, indica Andrea Pontes.

projeto-arquiteta-beatriz-castanho-residencia-lb-6-659x600

Para tornar possível criar uma área de cozinha no espaço social, a arquiteta Beatriz Castanho investiu um móveis planejados. Repare como os vinhos, ao invés de ficarem jogados, foram colados em nichos que se acoplam perfeitamente às paredes. A bancada foi outro acerto e, além de servir para os moradores comerem, delimita o espaço.

Dica 3: Cores neutras na base e nos revestimentos

Nada de investir em uma base com cores escuras, que podem transmitir a sensação de diminuição do espaço. Uma base neutra, com cores como o branco e o bege, pode ser utilizada e complementada com acessórios com cores mais ousadas. Essa dica é valiosa para, caso você enjoe das cores do ambiente, ter que apenas mudar os acessórios e não reformar todo o espaço.

Dica 4: Invista nos multifuncionais

Móveis e acessórios que se transformam em outros móveis e acessórios são amigos de quem precisa decorar ambientes pequenos. Um sofá que se transforma em cama, uma mesa de centro com abertura para um puff, um varal retrátil para a área de serviço.

mc15-44-apartamento08

Nesta cozinha corredor planejada pela arquiteta Andrea Pontes, o branco foi a grande aposta e torna o ambiente clean e dá uma sensação de amplitude.

Dica 5: Nichos são fundamentais

“Quem precisa de espaços para guardar livros, acessórios e objetos da casa pode investir em nicho”, indica Beatriz.

Dica 6: Portas de correr

“Portas de abrir exigem um espaço para serem abertas, enquanto as de correr deslizam próximas à porta, economizando uma área de passagem. Invista nelas”, sugere Andrea.

projeto-arquiteta-beatriz-castanho-residencia-lb-11

Nesta sala decorada pela arquiteta Beatriz Castanho, os nichos foram usados para guardar os eletrônicos. A base de cores neutras foi aposta da profissional, que também apostou nas portas de correr para não atrapalhar a circulação.

Dica 7: Integração é o segredo

As profissionais também sugerem que a integração ambientes tem sido uma saída para ganhar espaço. Isso aparece em cozinhas americanas ou sala de jantar e de televisão integradas.

Dica 8: Espelhos nunca são demais!

As duas arquitetas são unânimes: espelhos dão a sensação de amplitude, então, vale a pena investir neles. Podem ser atrás de uma mesa de jantar e até da cama: é como se o espaço dobrasse de tamanho.

andrea-pontes-2

Neste apartamento decorado pela arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, a integração entre cozinha e sala de jantar – a famosa cozinha americana – aproveitou espaço. Observe como os espelhos, outra dica para dar a sensação de amplitude – foram usados. A base é neutra, feita de cimento queimado, e ganha detalhes coloridos em amarelo.

Dica 9: Iluminação natural

A luz natural ainda é a melhor iluminação possível. Então, janelas são grandes aliadas para quem quer aproveitar melhor os ambientes pequenos. Além de valorizarem a luz natural, ela integra a morada à paisagem exterior. “Spots e outras lâmpadas de teto podem ser úteis para quem quer aproveitar cada centímetro da residência. As lâmpadas brancas devem ser evitadas em ambientes sociais por não imprimirem a sensação de aconchego ao espaço”, indica Andrea.

Dica 10: Desapegue sem dor no coração

Para terminar, a dica fundamental: quem quer decorar ambientes pequenos precisa saber desapegar. Às vezes, o velho está só ocupando espaço em sua casa.

projeto-arquiteta-beatriz-castanho-apartamento-ml-8

A iluminação natural é um destaque do projeto da casa decorada por Beatriz Castanho. A portal integra o interior ao exterior, propiciando que a luz natural invada o quarto e dando a sensação de continuidade do ambiente.

Confira mais algumas dicas no vídeo abaixo: