1. Home
  2. Revista
  3. Casa
  4. Decoração de varandas sofisticada e sem segredos

Decoração de varandas sofisticada e sem segredos

As varandas foram esquecidas por muito tempo, mas hoje em dia têm grande importância em apartamentos. Com estilo gourmet, pequenas ou espaçosas, elas dão um toque especial ao ambiente e são excelentes para receber amigos ou descansar depois de um dia corrido. Para não errar na decoração de varandas, é importante investir em elementos aconchegantes, funcionais e que combinem com os donos da casa.

 

No caso da varanda gourmet, o primeiro passo é uma bancada equipada com cuba e armários, de preferência planejados para que possam aproveitar os espaços da melhor forma possível. Um jogo de banquetas giratórias junto a uma mesa bistrô – aquela mesinha mais alta semelhante às encontradas em bares – são boas opções em qualquer tipo de varanda, afinal, são peças que combinam com ambientes externos e ocupam menos lugar quando comparadas a mesas e cadeiras convencionais. Vasos com plantas e assentos são muito bem-vindos. Sempre que o espaço permitir, sofás, poltronas e pufes podem ser colocados sem medo.

Aposte na decoração de varandas para valorizar seu espaço

Em algumas situações, quando a metragem quadrada da varanda é reduzida, ela acaba não sendo valorizada o suficiente, ou até mesmo inutilizada. Mesmo pequena, é capaz de se tornar um cômodo bastante útil aos moradores. O fato de não conter churrasqueira ou pia não significa que não possa ser utilizada como um espaço gourmet, muito pelo contrário. Um compacto frigobar junto a uma bancada ou mesinha de apoio já são o bastante para que petiscos sejam apreciados em pufes e poltronas menores.

Quando há a preferência por sofá, é conveniente optar por algum modelo sem braço lateral. O cenário pode se completar com um jardim vertical, também conhecido como parede verde. Essa é uma boa alternativa, uma vez que permite a presença de plantas sem comprometer a circulação, o que aconteceria se fossem colocados vasos.

É sempre bom lembrar que essa parte da casa está mais exposta ao ar livre e, por esse motivo, os materiais precisam ser adequados. Poltronas de vime, por exemplo, são muito utilizadas. Almofadas futon se encaixam perfeitamente nesse tipo de uso, além de colorirem o espaço de forma alegre. A madeira também se faz muito presente, seja por meio de painéis ou de um deck no piso. É essencial que as cores, texturas e revestimentos tragam a sensação de bem estar e aconchego, afinal, a varanda é o único cantinho de interação com o mundo lá fora para quem mora em apartamento.

 

Ricardo Lopez é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Elemento surpresa varanda gourmet

Assistindo a Copa de Camarote Gourmet

Modelos de berço para neném

Modelos de Berço: Escolha os Móveis Mais Seguros Para o Seu Bebê

modelo sofisticado e grande de cristaleira antiga branca

Cristaleira Antiga: 55 Modelos e Dicas de como Usá-la na Decoração

plantas para jardim feito com vasos

Plantas: Veja como Levar a Natureza para Dentro de Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz