Guia de Estilos de Decoração – Temático Tropical

Por  Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

 

Estilo Tropical

O estilo tropical é quente, alegre, vibrante e bem brasileiro. Usando uma mistura de verde com cores fortes (vermelho, amarelo e laranja, por exemplo), podemos compor estampas que lembram a fauna e a flora dos trópicos e a exuberância e beleza do nosso Brasil. Nesse estilo é possível explorar formas, texturas e cores com elementos das raízes brasileiras, o que torna o ambiente alegre, cheio de vida.

 

Guia_Estilo_Decoracao_Viva_Decora_Tropical

Imagem daqui

 

Apesar das cores fortes, é possível sentir aconchego nos ambientes, usando texturas naturais nos tapetes, cortinas, painéis e mobiliário.

Os materiais utilizados na decoração tropical são o bambu, o ratan e a fibra de bananeira. Uma proposta interessante é usar pedaços de tronco de árvore em móveis, por exemplo, nas bases de mesas de centro, coberta com um tampo de vidro. Poltronas de fibra natural e estofados estampados também caem bem. As fibras naturais podem ser utilizadas em objetos de decoração, como nas luminárias, sejam elas pendentes, de teto ou de chão.

 

Guia_Estilo_Decoracao_Viva_Decora_Tropical

Imagem daqui

 

O ideal é decorar apenas um ambiente da casa nesse estilo, caprichando com grandes almofadas estampadas, móveis, tapetes e luminárias de materiais naturais. As estampas podem ser de folhas, flores e frutas, mas deve-se tomar cuidado para não abusar e acabar deixando o ambiente muito carregado, afinal muita repetição de estampa pesada torna o espaço poluído.

 

Guia_Estilo_Decoracao_Viva_Decora_Tropical

Imagem daqui

 

Uma sugestão é manter as paredes na cor branca ou em tons bem clarinhos ou pastéis para poder “abusar” nas cores dos acessórios, como almofadas, vasos e quadros.  Se não forem usados tantos detalhes coloridos na decoração, é possível trazer os tons fortes para as paredes e trabalhar com acessórios mais neutros.

 

Guia_Estilo_Decoracao_Viva_Decora_Tropical

Imagem daqui

 

Na iluminação, quanto mais luz natural melhor, pois se a ideia é remeter a um lugar tropical, nada melhor do que muito Sol e ventilação com som de folhagens ao redor.

Nesse estilo predomina um clima alegre, com “cara” de férias.