Iluminação certa para o seu home office

Por  Camila Branco, arquiteta da Mosaico Iluminação e Interiores

 

Além de todos os cuidados que se deve ter na hora de montar um home office (espaço, ergonomia, organização e limpeza), é preciso se atentar para a importância da iluminação nesse ambiente. Ela é essencial para melhorar a produtividade e garantir o conforto no trabalho.

Muitas vezes, as pessoas nos perguntam qual é o melhor tipo de lâmpada ou como escolher uma luminária para esse espaço, quase sempre adaptado. O fato é que para iluminar o escritório de forma adequada, é preciso planejamento. Se você está montando o seu home office, ou quer melhorar o local que já tem, aproveite essas dicas para acertar na iluminação!

Arquitetura_Home_Office_Outros_Ambientes_Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_o_seu_Home_Office

A iluminação do home office deve ser diferente do restante da casa

Mesmo sendo um ambiente residencial, o home office requer luminárias específicas para o momento de trabalho. Isso porque você vai passar muitas horas naquele local e precisa cuidar da sua saúde, além de estimular o processo criativo e a concentração. O importante, para a área de trabalho, é ter uma iluminação uniforme e não ofuscante, para evitar fadiga nos olhos. O ideal é criar um local flexível, com várias possibilidades de uso. Afinal, ninguém faz uma única atividade o tempo todo. A iluminação do home office deve servir para os momentos de concentração, de reunião, de produção criativa e também, por que não, de descanso.

Para dar vida à esse espaço flexível, você pode instalar uma luminária pendente, com lâmpadas fluorescentes ou sistema LED sobre a mesa de trabalho. Uma alternativa interessante, é que essa peça ofereça luz direta e indireta (para baixo e para cima) e tenha dois acionamentos separados, de modo que você possa ligar somente um ou outro, ou os dois juntos, para obter mais luz. Essa luminária deve ter lâmpadas (ou sistema LED) com temperatura de cor por volta dos 4000K (branco neutro), que ajuda na concentração, mas sem tornar o ambiente muito frio. A iluminação geral também pode ser neutra, com um ou mais pontos bem distribuídos pelo teto, dependendo do tamanho do ambiente.

Arquitetura_Home_Office_Outros_Ambientes_Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_o_seu_Home_Office

Abuse da  luz sobre a mesa de trabalho

Para acabar com a monotonia no trabalho, vale colocar também uma luminária de mesa direcionável para auxiliar nas tarefas que exijam mais luz ou para poder desligar o pendente e deixar o ambiente mais quente. Esse tipo de luz ajuda a relaxar um pouco nos momentos reservados para esse fim. A combinação entre luz neutra e luz quente, aliada à luz direta e indireta, são perfeitas para os momentos de criação, reunião e pausa.

Arquitetura_Home_Office_Outros_Ambientes_Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_o_seu_Home_Office

O home office deve ser bem iluminado

Se você tiver mais espaço, não tenha medo de ousar. Instale arandelas nas paredes, compre uma luminária de piso com um design bem bacana e personalize seu espaço com o uso da luz. Ainda, se quiser criar cenas para os diversos usos do seu home office, saiba que você pode contratar um serviço de automação de ambientes. Além de gravar cenas de combinações de iluminação de acordo com cada necessidade, você também pode controlar, com um clique, as persianas e o ar condicionado, por exemplo, além de dimerizar as luminárias para controlar a quantidade de luz emitida conforme o momento.

Para mais informações acesse Mosaico Iluminação e Interiores.