Iluminação de jardim traz melhorias ao seu espaço verde

Imagine um belo jardim nos fundos da sua casa. Plantas bem cuidadas, canteiros definidos, caminhos de pedriscos e até uma pequena fonte de água. Cenário perfeito para curtir momentos de relaxamento e lazer com a família, certo? Pois saiba que esse espaço pode ficar muito melhor com uma iluminação adequada. Pensando nisso, hoje vou dar algumas dicas para você ambientar da melhor forma esse espaço tão especial.

Confira algumas dicas de iluminação de jardim

Como sempre gosto de destacar, é importante planejar a iluminação antes de comprar os produtos. Não importa se o seu jardim é grande ou pequeno. Até mesmo um tímido canteiro na frente da casa pode ser valorizado com iluminação. Comece avaliando os elementos do espaço e defina quais merecem ser ressaltados. Eleja as plantas mais bonitas, uma obra de arte ou até os caminhos que conectam o jardim.

Procure direcionar a luz sempre para esses pontos e evite usar luminárias que espalhem a luz de forma uniforme por todo o jardim. Para isso, fique de olho no ângulo de abertura do facho de luz. Se ele for muito aberto, a luz não vai atingir apenas o ponto escolhido. A iluminação das plantas, por exemplo, deve ser feita com foco na folhagem. Para iluminar muitas plantas, use várias luminárias. Tente iluminar a vegetação de pequeno porte pela frente e prefira produtos que proporcionem uma luz mais amarelada, o que chamamos branco quente. Ela vai dar deixar o seu ambiente mais aconchegante.

Verifique também se o produto escolhido é a melhor opção para a sua necessidade. Não dá para iluminar uma grande árvore com um espeto de jardim. Para árvores de grande porte, o ideal é instalar um projetor no solo e direcionar o facho para a copa. Nos caminhos é possível optar entre utilizar pequenos postes balizadores, jogando a luz para baixo ou luminárias de baixa potência sinalizando o caminho.

Lembre-se que as áreas externas, como já comentamos nesse outro post, exigem muito cuidado na escolha dos produtos. Lâmpadas e luminárias devem ser apropriadas para esse uso e sua qualidade precisa ser comprovada. Verifique a garantia oferecida pelo fornecedor e compare produtos antes de comprar.

Muitos produtos não cumprem o que prometem e podem acabar prejudicando o resultado final. O uso de LED deve ser feito com critério. Não use lâmpadas LED em luminárias vedadas, pois você estará comprometendo a vida útil delas. Nesse caso, opte por produtos com sistema integrado e boa dissipação de calor. Chame uma equipe de instalação experiente e cuidadosa para executar o trabalho.

 

 

Camila Branco é colaboradora do Viva Decora e Arquiteta da Mosaico Iluminação