Lustres na decoração, elegância instantânea

Um lustre imponente pode ser responsável por modificar completamente a decoração de um ambiente. Com lustres, a composição pode ir de minimalista para luxuosa, ou de moderna para romântica com a simples troca de uma peça.

Já é sabido da importância da iluminação na decoração do ambiente. Porém, além de iluminar, são peças grandes que pode levar o espaço para outro patamar decorativo. Você sabe como escolher e combinar suas fontes de luz? Confira!


Lustres, como escolher?

Como são peças geralmente grandes. Por isso, são indicados para halls de entrada, salas de estar, salas de jantar e quartos em proporções maiores. Ambientes grandes comportam não somente lustres grandes como também com múltiplos bocais para lâmpadas. Eles podem ser responsáveis por iluminar amplos salões e espaços sozinhos.

Para lustres com múltiplas lâmpadas, é indicado atentar-se ao material dos bocais. Exemplares em plástico podem superaquecer e derreter se expostas a muitas fontes de luz.

Porém, os que vivem em apartamentos diminutos também podem usar lustres na decoração, se optando por itens menores e com fios curtos. Atente-se também a quantidade de lâmpadas usadas por essas peças. Muitas fontes de luz em um ambiente pequeno podem resultar em aquecimento excessivo do espaço. Em alguns cômodos, o pendente pode ser a fonte de iluminação ideal, substituindo os lustres.

Por gerar uma luz indireta, os lustres são indicados para ambientes aconchegantes e acolhedores, como salas de estar, salas de jantar e quartos. Cozinhas e áreas de serviço pedem iluminação direta de pendentes e outros tipos de luminárias.

Decorando com lustres

Os lustres podem dar um charme especial para o ambiente. Porém, cômodos diferentes pedem iluminações e peças diferentes. Veja como cada espaço pode ser decorado para ficar ainda mais bonito.

Na sala de jantar é possível criar uma decoração moderna colocando lustres em cima da mesa, acompanhando seu formato. Ou seja, se você possui uma mesa quadrada, aposte em exemplares quadrados. O indicado é que os lustres sejam instalados em uma distância mínima de um metro do centro da mesa.

A sala de estar geralmente é decorada com peças instaladas em cima da mesa de centro ou de uma mesa lateral. Com lustres em cristal, você terá uma decoração glamorosa e cheia de luxo.

Já no quarto, os lustres podem ser colocados em cima da cama, perto dos armários ou sobre o criado-mudo. Para uma decoração romântica provençal, aposte em peças de ferro pintado de branco.

Os lustres podem virar os grandes protagonistas da decoração. Escolha com cuidado, pensando sempre na combinação do restante do seu ambiente.

Texto escrito pela equipe da Westwing