Modelos de casas: vantagens e desvantagens de cada tipo

 

Compramos o terreno no condomínio dos nossos sonhos, idealizamos como deve ser a nossa casa, qual formato, tendência,  materiais, além de qual a impressão que queremos causar aos olhos de quem a vê. A maioria dos modelos de casas, que são projetados, são feitas no método tradicional, estrutura de concreto e alvenaria, porém, no mercado, há outros modelos que podem ser executados.

Confira alguns modelos de casas e suas vantagens e desvantagens

 

Alvenaria Convencional

Esses modelos de casas  é o mais usual e tradicional adotado no Brasil para execução de residências de médio e alto padrão. Nesse modelo há liberdade de criação no projeto e mão de obra abundante. A construção é maciça e muito durável e os materiais são amplamente encontrados. Mas,  é o alto índice de desperdício de material e velocidade de construção, devido aos métodos construtivos e a forma de armazenagem.

 

Alvenaria Estrutural

É um tipo de  modelos de casa muito semelhante ao anterior, porém, com mais limitações quanto a liberdade na criação do projeto. Se encaixa bem em construções de repetição em larga escala. Não precisa de estrutura viga pilar , a própria parede já serve de estrutura para a construção. A mão de obra é bastante semelhante aos modelos de alvenaria convencional, porém um pouco mais especializada.

As medidas são limitadas ao tamanho do bloco, não pode sofrer intervenções durante a obra e futuras reformas, pelo fato de não poder retirar ou rasgar as paredes, pois fazem parte da estrutura e não permite o uso de grandes vãos.

 

Steel Frame

É um tipo de modelos de casas que está chegando para ficar. Consiste em uma estrutura de metal galvanizado como esqueleto e fechamento em placas tanto de OSB, gesso acartonado, cimentícias ou madeira compressada. Geralmente é usado painel OSB externamente e gesso acartonado internamente, podendo receber qualquer tipo de acabamento seja pedra, cerâmica ou pintura. O desperdício é muito pequeno e tempo de execução muito mais curto.

Entretanto, esse modelo apresenta fragilidade das paredes externas e internas, marcas nas emendas entre placas com o tempo, se não for bem executado, baixa quantidade de locais de revenda e pouca mão de obra disponível no mercado pelo nível de exigência e treinamento.

 

Estrutura Metálica

Muito parecido com a Stell Frame, porém são usados perfis de aço mais robustos e aceita qualquer tipo de fechamento como alvenaria, painéis ou madeira.  É muito usada para construção de edifícios altos e lojas comerciais pela velocidade de construção.  Possui alto custo de matéria prima e pouca mão de obra especializada disponível no mercado.

Tendo em vista essas informações, temos que colocar na balança todas as vantagens e desvantagens desses modelos de casas  para podermos fazer a melhor opção de custo benefício antes de começarmos a construção.

 

 

marcos_biasiMarcos Biazus é colaborador da Revista Viva Decora. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com 10 anos de experiência em projetos residenciais de alto padrão com escritório profissional localizado em Porto Alegre

.