Automação Residencial: Saiba O Que é e Como Pode Transformar Sua Casa

Os filmes vêm mostrando há décadas o que seria uma “casa do futuro”. Com a automação residencial, o futuro é agora e o controle sobre as casas está, literalmente, na palma das nossas mãos.

Afinal, o que é automação residencial?

Basicamente, automação residencial é a possibilidade de usar a tecnologia para controlar e automatizar os aparelhos eletrônicos de uma casa. Pode ser que você conheça isso por outros nomes, como smart home ou casa inteligente.

Controle de automação residencial em interruptor Projeto de One Touch

1. A automação residencial é a sua casa nas suas mãos. Projeto de One Touch

Se nós estamos conectados 24 horas por dia, por que não usar isso também para facilitar a nossa vida, não é mesmo? Com o surgimento de várias opções de sistema de automação residencial, é possível ter mais conforto e segurança estando dentro ou longe de casa.

Como a automação residencial pode transformar a casa?

Existem vários “níveis” de automação residencial, já que você pode controlar só um objeto ou um ambiente inteiro. Um exemplo já bem conhecido é o sistema de irrigação programado para ativar sempre no mesmo horário.

Porém, hoje é também possível controlar a temperatura dos ambientes com um sistema de automação residencial e até mesmo acionar o sistema de home cinema, ligando todos os equipamentos necessários com apenas um toque.

Automação residencial em home cinema Projeto de Guardini Stancati

2. Todo o conforto do home cinema fica ainda melhor com a praticidade da automação residencial. Projeto de Guardini Stancati

Há ainda a possibilidade de programar o acionamento de um aparelho ou acioná-lo em um clique ou ainda fazer esse controle por um interruptor ou mesmo por um smartphone ou tablet.

O que posso controlar com a automação residencial?

Atualmente, a resposta para essa pergunta é quase tudo. Com a automação residencial de iluminação, por exemplo, você tem o controle integrado de toda a iluminação da casa, podendo, inclusive, definir “cenas” para ocasiões especiais, como para um jantar romântico ou para o momento de leitura.

Controle de automação residencial em interruptor no quarto Projeto de One Touch

3. Com um controle de automação residencial no quarto, você pode controlar a iluminação com um clique. Projeto de One Touch

Já com um sistema de sonorização, o som ambiente é completamente planejado e controlável. As caixas de som são estrategicamente posicionadas de acordo com o tamanho e as características dos ambiente.

Outra funcionalidade interessante é a automação da climatização, controlando aquecedores e ares-condicionados e podendo até mesmo criar funções como ligar e desligar em horários definidos.

Detalhe do controle de automação residencial em interruptor no quarto Projeto de One Touch

4. O controle de automação residencial em interruptor pode também ser usado para controlar a temperatura do ambiente. Projeto de One Touch

Tenha mais segurança com a automação residencial

Tem muito mais que é possível comandar com a automação residencial, mas um grande trunfo dessa tecnologia é dar mais segurança às pessoas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como com a visualização à distância de imagens de câmeras de monitoramento na casa ou com a abertura de portas com leitor biométrico.

Porta com uso de biometria automação residencial Projeto de One Touch

5. Porta com uso de biometria, uma inovação em segurança da automação residencial. Projeto de One Touch

Enquanto estiver de férias, você pode também simular presença controlando as portas ou mesmo programando as luzes dos cômodos.

Então, se muitas pessoas pensam que o custo da automação residencial é inacessível e a instalação é difícil, é importante pensar que isso é um investimento. O resultado final com certeza vai gerar uma satisfação imensa e mais qualidade de vida aos moradores da casa.

Saiba mais sobre a automação residencial