Piso de cimento queimado com toda sofisticação

Já foi o tempo em que ter o piso de cimento queimado era falta de criatividade. Ao contrário, polir o piso com cimento tem se tornado usual nos projetos dos grandes profissionais de arquitetura.

É comum encontrar esse tipo de piso em construções antigas, muitas vezes feitas pelos próprios proprietários, algumas vezes coloridos com corantes para piso, também chamados de vermelhão. No entanto, a cor pouco importa quando o assunto é piso de cimento queimado, o acabamento liso merece toda atenção. As fissuras e manchas típicas da massa dão charme ao projeto, porém, fissuras muito espaçadas e desnível podem prejudicar a obra.

Confira dicas de piso de cimento queimado

 

A versatilidade do piso de cimento queimado está justamente na cor e no acabamento, que pode ser rústico ou laminado. Por isso, hoje em dia, o piso de cimento queimado é usado em edificações comerciais, jardins e principalmente nas residências.

O cimento é feito basicamente de rocha (calcário) e argila, misturados em altas temperaturas, por isso toda edificação feita de alvenaria, ou seja, construída com tijolos e cimento é mais resistente. Dá-se daí a durabilidade do piso de cimento queimado.

 

E, engana-se quem pensa que esse tipo de piso é frio e sem graça. Combinando o piso de cimento queimado com objetos decorativos modernos ou tradicionais, pode-se deixar qualquer ambiente aconchegante. Mas se a cor cinza não te agrada, é possível colorir o cimento com corantes específicos, um pó que é misturado à areia e ao cimento no momento de “queimar”.

O termo queimar, nada mais é que pulverizar o cimento sobre a massa do piso nivelado e ainda úmido, passando sobre ele a desempenadeira para deixá-lo liso.

Se a intenção é economizar no projeto, o piso de cimento queimado é o melhor material, no entanto deve-se tomar cuidado com a mão de obra.  Muitos pedreiros dizem que sabem fazer o trabalho, porém, apesar de parecer, polir o piso com cimento não é fácil, justamente por ser simples, deve ser bem feito. Desnível, marcas de sapato, rachaduras e descontinuidade podem deixar o trabalho desleixado e sem conserto.


piso de cimento queimado

 

Em geral, os materiais utilizados variam de profissionais e gosto decorativo. Em média são utilizados para o acabamento argamassas, areia, corante e o cimento.

Atenção, o polimento do piso com cimento é a última etapa, antes o local deve estar nivelado, livre de umidade e pronto para receber o acabamento que deve ser feito todo no mesmo dia para evitar emendas. Antes de contratar o profissional, veja outros pisos que ele já fez e analise a qualidade do trabalho final. Além do piso, o cimento queimado também pode ser usado em paredes e até tetos, bem como em pias e bancos de alvenaria.

 

Use a criatividade e tenha um projeto barato e bonito por muito tempo com o piso de cimento queimado.

ellen_luz

 

Ellen Luz é colaboradora do Viva Decora e blogueira de moda , formada em Marketing e Propaganda e decoradora amadora nas horas vagas.