Piso queimado, vinílico ou madeira, qual o melhor para você

Um dos itens mais importantes da decoração é o piso, seja para áreas interna ou externas. Digo que é um dos mais importantes por alguns motivos, um deles é que não é fácil trocar um piso, ele normalmente é feito para durar bastante tempo, e outro motivo é de que ele será o principal elemento que caracterizará o ambiente, apenas uma troca de piso pode transformar um ambiente rústico em um local acolhedor e aconchegante.

Existem muitas opções de piso no mercado, e isso com certeza vai te confundir!  Vamos abordar aqui algumas opções de pisos, tocando em um ponto importante que é a manutenção deste piso, aspecto que as vezes não é levado em consideração na hora da escolha, mas que será preponderante para uma escolha assertiva.

Veja qual é o melhor para você, piso queimado, vinílico ou madeira

Piso de cimento queimado, ou piso queimado – Esta é uma opção moderna e que tem sido bastante usada também para áreas internas. Este piso fica super lisinho e cai muito bem para ambientes amplos, salões, etc…. Caso opte por deixar ao natural, lembre-se que o cimento gerará sempre uma camadinha de pó e de que é um material que mancha facilmente. Uma opção é pintá-lo com tinta específica para piso, assim você protege contra manchas e terá um piso de fácil limpeza, apenas com pano úmido.

Piso de madeira – Esta é uma opção muito tradicional e que esta em alta novamente. Envolve um investimento financeiro maior e proporciona um ambiente muito aconchegante, quente e acolhedor. Muito usado em casas de campo, em ambientes de leitura, escritório e salas de lareira. O piso de madeira não é para quem quer ter facilidade na manutenção, pois ele precisa estar sempre encerado e exige ser tratado com produtos específicos. Um dica boa é colocar feltro nos pés dos móveis, assim evita riscar ou tirara a cera do piso.

Piso laminado – Consiste em laminas finas de madeira, que são práticas de serem instaladas e muito mais econômicas em relação a madeira maciça. São super fáceis de ser conservados, sendo necessário apenas a manutenção com pano úmido. Ele da um ótimo acabamento e possui muitas opções de estampas, normalmente imitando madeira.

Piso vinílico – Esta é uma opção econômica, que alia beleza a extrema facilidade de colocação e manutenção. O piso vinílico pode ser vendido em rolos ou em placas, normalmente o material usado é o PVC (um material flexível). É necessário um preparo da superfície para aplicação do piso, pois caso hajam irregularidades eles aparecerão na superfície após a colocação. Devido a variedade de estampas e facilidade de limpeza, este tipo de piso é muito usado em quatros infantis.

Piso intertravado – ótima opção para áreas externas. São tipo “lajotas cimentícias” de vários formatos e cores que vão sendo assentadas em um preparado de areia e se encaixando entre elas. Você encontra este piso em ruas de condomínios, estacionamentos de lojas, pátios, etc. Com as próprias cores do piso você monta desenhos e demarcações no chão. É de fácil conservação, lembrando que é importante comprar o piso na densidade e espessura correta dependendo do trafego que houver sobre ele.

Estes são alguns exemplos de pisos que estão mais em evidência no momento, mas ainda existem os tradicionais tapetes e carpetes, e também o piso frio. Pense sempre na funcionalidade, com certeza fará a escolha certa!

 

Texto cedido pela equipe da Unidos Self Storage –  Guarda móveis