Projeto de arquitetura, saiba como contratar o melhor para você

Ter a sala, o quarto, a cozinha, enfim, todos os cômodos reformados, lindos e novinhos como você vê nas fotos de revista e aqui no Viva Decora é um sonho bem comum, e independente do ambiente, para reformar ou decorar você deve sempre contar com a ajuda de um profissional, que antes de qualquer coisa, vai te ajudar a organizar as ideias e inspirações e elaborar um projeto de arquitetura feito especialmente para suas necessidades. Entretanto para contratar um profissional preparado para planejar um projeto de arquitetura ideal, você deve ter em mente algumas coisas que vão te ajudar na escolha mais adequada para a sua situação.

Saiba qual o tipo de projeto que você quer fazer

Antes de buscar um arquiteto ou um designer de interiores, tenha uma boa noção do que espera da sua empreitada, vai precisar fazer obras? Derrubar ou construir paredes? Qual é o orçamento que tenho para a nova arquitetura? Também é importante usar e abusar das referências que você busca na internet ou em revistas impressas, mesmo que você não consiga traduzir tudo em palavras, seu profissional contratado pode conseguir tirar o projeto das suas ideias e trazer para a realidade.

Pesquise bastante antes de contratar

O projeto da sua casa deve ficar com a sua cara, por isso na hora de escolher um profissional de arquitetura, procure buscar alguém que faça ambientes que tem a ver com o seu estilo. Além disso converse com amigos e conhecidos e peça indicações, se possível tente visitar projetos elaborados pelo profissional. Além disso é importante salientar que no caso dos arquitetos, é imprescindível que o profissional seja registrado no CAU

 

Não inicie a obra sem um projeto de arquitetura

Pode parecer óbvio, mas tem gente que insiste em achar que é possível começar a reforma, obra ou decoração sem ter um projeto de arquitetura aprovado. Além de correr o risco de demorar muito mais do que o necessário, com certeza os gastos serão bem maiores. Sem um projeto, você corre o risco de gastar mais com materiais desperdiçados na quantidade ou pagando profissionais além do tempo. Não é incomum dizer que todos os honorários pagos ao arquiteto retornam em descontos em materiais ou economia com os honorários de profissionais como pedreiro, já que com o projeto de arquitetura, o prazo tende a diminuir muito.

 

Entenda as diferenças de contratações

Você pode contratar um profissional para várias etapas da sua reforma, uma das opções é contratar apenas para criar o projeto de arquitetura, que vai incluir as soluções para o seu ambiente. Outra etapa na qual o profissional pode ser contratado é para o acompanhamento da obra, nessa etapa ele vai garantir que o cronograma seja respeitado, além de garantir que tudo esteja de acordo com o que foi aprovado previamente.