Residência da Empresária: Sofisticação na Medida, por Mauricio Karam

A jovem empresária solteira, proprietária do imóvel de 220 m² localizado em São Paulo, desejava ter um lar aconchegante e prático para receber amigos, ver filmes e cozinhar.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (1)

Móveis de design e fotografias abusam do “P&B”

Com cômodos angulosos, a integração foi a estratégia e a solução para melhorar o apartamento. O ponto de partida foi unir a área gourmet da varanda com a sala. Porém, devido ao barulho e a presença de uma churrasqueira, a união precisou manter e respeitar os caixilhos. Assim, foi feito um nivelamento de pisos, onde se aplicou a madeira de demolição como um material único, de forma a deixar os espaços mais homogêneos.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (13)

Com cômodos angulosos, a integração foi providencial para melhorar a circulação e distribuição

A sala de estar foi integrada à varanda com o piso de demolição do tipo Peroba; já as paredes foram pintadas com tinta tipo “cimento queimado”. Os móveis em linhas retas foram desenhados para compor uma sala única, com cores neutras e um layout “solto”, com espaço para circulação e peças móveis. O home theater foi setorizado por painel em laca preta com sofá em veludo azul-cinzento. No estar, poltronas e banco de madeira escuros criam um contraponto com o aspecto mais formal do sofá de linho cru e poltronas em couro bege.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (8)

O living é único, com cores neutras e um layout “solto”.

Aberta para o living integrado e com passagem mais ampla para a cozinha, a sala de jantar conta com mesa redonda em laca branca brilhante acompanhada de cadeiras em estilo escandinavo. A parede espelhada reforça o aspecto “clean” do ambiente.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (22)

A peroba de demolição une os ambientes e traz aconchego

Próximo da área gourmet, toda em “P&B”, há um balcão em pedra granito São Gabriel vulcano rústico. A cozinha de linhas retas ganhou o contraponto de bancos industriais em ferro e pôsteres “POP”.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (25)

Integração parcial também com a cozinha

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (27)

A moradora gosta de cozinhar e ganhou uma cozinha equipada

O dormitório segue um estilo contemporâneo rústico, com a parede da cabeceira (executada em couro marrom) toda revestida com painel madeirado ripado, destacado por iluminação embutida.

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (36)

O dormitório adotou o estilo rústico-moderno

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (51)

Charme no banheiro com detalhes clássicos, como o gabinete

Maurício Karam - Vila Nova Conceição (56)

Combinação de itens charmosos para um lavabo impactante

* Fotos realizadas por Mariana Orsi

Desde 2004, o escritório Mauricio Karam Arquitetura atua em diversas regiões do Brasil e internacionalmente, aliando bem-estar, harmonia e beleza.