1. Home
  2. Revista
  3. Casa
  4. Tipos de Cores para Usar em um Projeto para Clínicas

Tipos de Cores para Usar em um Projeto para Clínicas

Na hora de escolher uma cor para elaborar um projeto, podem surgir várias dúvidas sobre qual usar em determinado local. Isso é normal, já que as paletas de cores escolhidas para o projeto, impactam diretamente na visão que os clientes terão do ambiente.

decoracao-consultorio-com-poltrona-verde-julianaconforto-133947

Geralmente em projetos para clínicas, o azul e branco são predominantes, mas hoje falaremos de outras cores que você pode usar no setor clínico. Além de abordar os impactos que elas causam no ambiente, falaremos um pouco sobre a importância da luz e como o nosso emocional reage a esses estímulos.

Nesse texto, você encontrará algumas inspirações para os próximos projetos e entenderá, o que as cores de tintas escolhidas podem transmitir para os pacientes.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que mostra como o cérebro interpreta as cores captadas pela retina. As cores captadas são transformadas em sensações que percorrem todo o corpo e despertam emoções. É por isso que ela desempenha uma grande influência no ambiente.

Para projetos arquitetônicos de clínicas, a psicologia das cores desempenha um papel ainda maior do que apenas despertar emoções ou provocar sensações. Lembrando que toda a estrutura de uma clínica deve ser desenvolvida pensando na qualidade de vida do paciente.

consultorio-com-mesa-de-ferro-e-cadeira-branca-julianapippi-69427-p

Para proporcionar uma maior qualidade da jornada do paciente, é importante humanizar o atendimento, uma vez que essas pessoas estão com a sob fortes emoções e com a saúde prejudicada.

Tranquilizar o paciente durante o período que ele estiver na instituição, faz com que o processo de recuperação seja muito mais eficiente, haverá uma redução considerável do nervosismo gerado pela situação em que ele se encontra.

O papel do arquiteto neste contexto é desenvolver um projeto com uma paleta de cores que possa criar um ambiente agradável, e gerar uma sensação de conforto tanto para os pacientes quanto para os funcionários.

decoracao-consultorio-com-prateleiras-verde-julianapippi-69437

As cores podem apresentar uma enorme variação de tons e texturas, dependendo das misturas feitas. Elas são classificadas em:

  • Primárias: amarelo, azul e vermelho;
  • Secundárias: são o resultado da mistura das cores primárias (laranja, roxo, etc);
  • Terciárias: junção de uma cor primária com uma cor secundária (amarelo + verde).

Também temos:

  • Cores quentes: transmitem sensação de calor (vermelho, laranja, amarelo);
  • Frias, neutras: transmitem sensação de frio (azul, verde, etc);
  • Analógicas; cores próximas no círculo cromático;
  • Monocromáticas: são tons de uma única cor;
  • Complementares: cores que estão em extremidades opostas do círculo cromático.

cores

Vou falar mais delas, no decorrer do texto, mas antes de escolher a cor, precisamos ficar atentos a uma coisa que impacta na escolha. A iluminação!

Iluminação e cor

Ao desenvolver projetos para clínicas, deve-se considerar a iluminação antes mesmo de escolher a paleta de cores. Neste caso existem duas possibilidades:

  • Iluminação natural: autogerada, fontes naturais.
  • Iluminação artificial: gerada por fontes de energia não naturais.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), uma boa iluminação requer atenção em dois aspectos:

  • quantidade;
  • qualidade.

É necessário que haja a distribuição correta da luz para que não tenha lugares sem iluminação, o que pode prejudicar funcionários e pacientes.

consultorio-em-tons-claros-bgarquitetura-158850

A visibilidade do ambiente pode ser prejudicada por vários fatores como:

  • fonte pela qual a luz é fornecida;
  • Cor da luz;
  • Superfície sob a qual incide.

É claro que o uso de uma iluminação, artificial ou natural, depende da localização da clínica bem como do espaço que ela dispõe. Entretanto, projetos que priorizam a luz natural, podem aproveitar todos os benefícios que ela tem para a biologia humana.

De modo geral, o que você precisa saber é que a luz, quando refletida em uma superfície colorida pode afetar sua aparência, criando uma nova sensação.

Esta nova sensação pode ser, inclusive, algo negativo caso a iluminação ou cor utilizada seja inadequada. Um exemplo desse estímulo provocado pela iluminação incorreta é a sensação térmica de frio ou calor. Chamamos isso de temperatura da cor.

Temperatura da cor nada mais é que uma unidade de medida em Kelvin (K). Em casos de iluminação artificial, valores acima de 4500K podem ocasionar sensação térmica de frio e abaixo de 4000K gera calor.

clinicas brinquedoteca

Qual cor usar?

Independente da especialidade da instituição, antes de falarmos sobre cores que podem ou não ser usadas, é necessário entender os efeitos da temperatura por ela gerado.

Entendido a explicação que deixamos no tópico anterior sobre temperatura, podemos considerar agora, para qual especialidade é mais indicado o uso de determinada cor. Já que cada segmento tem um público diferente que exige cores distintas, quer ver?

Clínicas pediátricas

Sabemos que crianças são muito agitadas, salvo alguns casos. Desta forma, você pode usar cores como amarelo, verde, branco e azul. Explicarei melhor abaixo!

A cor amarela é estimulante, inspira autoestima;

clinica amarela

O verde está relacionado ao meio ambiente, traz a sensação de equilíbrio, harmonia e bem-estar;

clicia roxa

A Cor azul é fria e tranquilizante, propícia para um ambiente onde se promove a saúde mental;

clinica azul

Cor branca está associada à paz, pureza e limpeza, dá a sensação de um local amplo.

clinicas portas

Você pode usar a criatividade para unir as cores, como paredes brancas e pinturas de árvores, céu azul, transmitindo à criança confiança e tranquilidade ao invés de medo.

clinica verde

Dica: crie espaços próprios para as crianças com cadeiras e mesas da sua altura e brinquedos na sala de espera, por exemplo. Também é interessante unir as cores escolhidas com a decoração.

Clínicas odontológicas

Em contraste ao que falamos acima, temos as clínicas odontológicas, cujo público frequentador já é mais variado, tendo crianças, adultos e idosos. Neste caso, cores neutras e tons pastéis podem ajudar a criar um ambiente menos frio.

Marrom e bege são boas opções por serem cores sólidas, o ideal é usar tons mais claros.

clinica consultorio bonito

Essas cores quebram o clima frio e geram um ambiente moderno e sofisticado. Elas também permitem combinar com decorações simples, modernas ou rústicas.

clinica consultorio

Clínicas médicas e psicológicas

Nestas clínicas, a decoração é muito importante pelo fato de serem frequentadas por pacientes que estão frequentemente tristes e angustiados. Evite usar cores fortes como vermelho e amarelo (vermelho provoca sensações fortes e o amarelo traz perspectiva de alegria, o que não é ruim, mas para pacientes com depressão pode gerar desconforto).

Opte por uma junção cuidadosa de tons mais próximos do marrom, bege e cinza.

clinicas consultorio

Essas cores trazem uma sensação de conforto, maturidade e confiabilidade, o que são coisas que um tratamento psicológico requer.

Conclusão

Existe uma infinidade de cores e possibilidades a serem usadas na decoração de uma clínica, mas como falamos anteriormente, todo o projeto depende do segmento.  Apesar de variar de indivíduo para indivíduo, as cores, quando bem escolhidas, podem sim proporcionar uma melhor experiência para o paciente.

Existirem vários estudos, sobre a psicologia das cores, entretanto a teoria ainda não foi provada cientificamente. No entanto, sua aplicação tem surtido efeitos cada vez maiores nos ambientes. Então use a criatividade para encantar o seu paciente unindo iluminação, cor e decoração.

 

Este post foi escrito por Guilherme Nery, analista de marketing da CM Tecnologia, a maior empresa especializada na jornada do paciente e soluções na área da saúde.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Elemento surpresa varanda gourmet

Assistindo a Copa de Camarote Gourmet

Modelos de berço para neném

Modelos de Berço: Escolha os Móveis Mais Seguros Para o Seu Bebê

modelo sofisticado e grande de cristaleira antiga branca

Cristaleira Antiga: 55 Modelos e Dicas de como Usá-la na Decoração

plantas para jardim feito com vasos

Plantas: Veja como Levar a Natureza para Dentro de Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz