1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Casa de veraneio encantadora em Ribeirão da Ilha

Casa de veraneio encantadora em Ribeirão da Ilha

Conversamos com o arquiteto Rico Mendonça e ele nos contou um pouco como foi realizar o projeto da casa de veraneio em Ribeirão da Ilha – Florianópolis. É um projeto encantador e cheio de detalhes! Confira seu relato abaixo:

Relato de projeto sobre uma casa de veraneio em Ribeirão da Ilha

A  proprietária é empresária e de São Paulo, seu desejo era fugir do circuito com os filhos para uma casa de veraneio, que, assim como a casa de campo, serve como um refúgio.
Ela tem uma vida agitada de agenda sempre cheia, sempre viajando para o exterior na época do projeto. A casa possui 230 m², sendo dois quartos, sala e cozinha integrados, grande área de lounge e churrasqueira, e mezanino. A casa de veraneio fica no Ribeirão da Ilha, extremo sul da ilha de Florianópolis.
66192- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
A casa de veraneio fica no Ribeirão da Ilha
A proprietária desejava ter um refugio para os finais de semana e que todos os ambientes da área social da casa de veraneio tivessem contato visual, para que a família toda se comunicasse. As portas-janelas, que faziam a ligação entre a grande varanda e a sala, foram ampliadas com aberturas redesenhadas com grandes panos de vidro.
66191- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
A toda casa de veraneio tem contato visual entre os cômodos
A escada que da acesso ao mezanino era fechada, então abri todo o vão e coloquei uma escada espinha de peixe, permitindo que andar de cima tem contato visual com o andar abaixo da casa de veraneio.
66208- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
A escada espinha de peixe, permite o o contato visual do andar de cima com o andar abaixo
O lounge superior, foi criado para relaxar, crianças podem brincar, e fiz um tipo “beliche” aonde a cliente poderia contemplar o por do sol e meditar, sendo um espaço multiuso. A área externa da casa de veraneio ganhou pergolado e um grande deck. O que era muro virou pano de vidro, para ter uma visão panorâmica da praia. A proprietária da casa de veraneio queria explorar tudo ao redor com essa vista.
66203- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
Muro de pano de vidro permite uma visão panorâmica
A cliente queria se sentir numa casa no sul da França, por isso escolhi as aberturas e caibros da área externa o tom Hortência. A casa de veraneio é dos anos 70, por isso era toda em tijolos vermelhos e vigas aparentes de concreto, tipicas da época. Eu consegui tirar esta “cara” de anos 70 e transformei em “provençal” moderno, com móveis reciclados, alguns dos móveis soltos a cliente já tinha e outros garimpados em lojas locais. O maior desafio deste projeto foi tirar a cara de casa pesada, tipica dos anos 70, e transformá-la em uma casa de veraneio com cara de praia do sul da França “Cote D’Azur”.
66202- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
Casa mobiliada com móveis reciclados, móveis soltos da cliente e outros garimpados em lojas locais
As paredes e forro foram pintados de branco (neve) e os tons que imprimem a identidade “suave” foram colocados em pontos estratégicos e em equilíbrio, sem exageros, só nas aberturas, e caibros da área externa.
66193- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
Pintura leve e sem exageros
O paisagismo da casa de veraneio foi preservado com arvores frutíferas adultas, o terreno foi todo drenado com um dreno especial, pois o terreno fica na base de um morro e a água toda escoava na frente da casa, aonde é o deck hoje, a drenagem ajudou a secar o terreno, e diminuiu a umidade da casa.
66192- casa de veraneio rico-mendonca-viva-decora
Arvores frutíferas contornam a casa de veraneio
Foram feitas também, nos dois quartos bay windows, com banco para contemplar a área externa e o mesmo serve de apoio para brinquedos e roupas de cama.
66197- casa de veraneio -rico-mendonca-viva-decora
Quartos bay windows com banco para contemplar a área externa
Veja todas as fotos do projeto da Casa de Veraneio 
Rico Mendonça é arquiteto e designer de interiores. Em seu trabalho busca trazer referências que acolham o ambiente, criando uma atmosfera de vivência, misturando o moderno com o antigo e mantendo um diálogo contemporâneo.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

As cadeiras brancas da varanda do chalé d emadeira convidam para a contemplação do jardim.

Chalé de Madeira: +57 Projetos Charmosos e Dicas de Decoração

Plantas de Casas: +96 Projetos Incríveis para Você se Inspirar

Apartamento Decorado: +63 Dicas e Ideias para Se Inspirar

Modelo de casa container na Granja Viana

Casa Container: +80 Projetos, Preços e Dicas de Construção

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz