Viva Decora Home Shop

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Categorias: Modelos de casa

Tem gente que adora casas de Vila. Eu definitivamente sou uma dessas pessoas que tem prazer em descobrir esses pequenos ‘oasis ’dentro dos bairros super adensados de São Paulo. O que me fascina é que são casas pequenas… Compactas e charmosas !

Muita gente tem optado por morar em casas pequenas ao invés de apartamentos. Mesmo com toda a questão da segurança que envolve morar em um condomínio, a casa ainda proporciona a sonhada privacidade de ter um cantinho ‘só seu ’.

Mas nem sempre é tarefa fácil se mudar para um espaço reduzido. Nessas horas, não exite em contratar um arquiteto para lhe ajudar a elaborar sua casa com ambientes multifuncionais e organizados.

Como deixar uma casa pequena confortável e funcional

A iluminação é sua aliada;

Aqui, quanto mais vidro, melhor. Como normalmente as casas pequenas estão em terrenos pequenos, as principais aberturas se concentram na frente e no fundo da casa, já que as laterais são estreitas.

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Os caixilhos podem ser de alumínio, PVC ,madeira ou ferro.As duas última requerem uma manutenção periódica de verniz ou pintura ,mas dependendo do estilo da casa vale a pena apostar nesses itens.

 

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Espaços multifuncionais;

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Aqui nenhum espaço deve ser desperdiçado! A sala é integrada com a cozinha, e a escada que leva para o quarto recebe armários, nichos e forno.Espaços foram  inteiramente aproveitados. Roupas e demais itens que devem ficar guardados foram organizados no grande armário que ocupa todo o pé direito duplo.

 

Use móveis práticos e inteligentes:

Em espaços reduzidos, um bom projeto de marcenaria é essencial na hora de ocupar todas as áreas: Neste caso organizou mezanino, armários , bancadas, prateleiras  e nichos.

 

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Fazer uso de um único material amplia e integra os ambientes .Neste caso foi a madeira, mas pode ser o cimento queimado também.Dê preferência a cores claras. Neste mesmo espaço temos cozinha, sala de estar, lareira e biblioteca.O mezanino esconde o quarto de casal, que ganha estantes e armários na continuidade do móvel que vem da sala. Nada fora do lugar.

 

Um quintal privativo;

As vezes a casa é bem pequena, mas sempre sobra um espacinho gostoso para fazer uma área de lazer .Se você não tiver como plantar grama, não tem problema, pode transferir o verde para as paredes e ainda ter um chuveirão para se refrescar nos dias de calor sobre um deck de madeira bacana.

 

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Aqui, entre casa e edícula, ainda deu para colocar uma churrasqueira e ainda deixar a passagem charmosa usando revestimentos de parede com cara de ladrilho hidráulico e vasos moderninhos.

 

Minha casa é um container;

Quem disse que uma casa precisa ser convencional? Aqui estão dois exemplos de casas pequenas super bacanas que fogem do convencional. Você pode usar essa ideia para fazer a ‘casca’ da casa ou apenas o revestimento externo da fachada dando um contexto de arquitetura industrial.

Casa pequena e charmosa pode ser confortável e funcional

Decoração Praiana para Casa de Praia

Ana Novak é colaboradora da Revista Viva Decora e arquiteta do Studio Novak

Voltar ao topo -.-