1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Chalé de Madeira: +57 Projetos Charmosos e Dicas de Decoração

Chalé de Madeira: +57 Projetos Charmosos e Dicas de Decoração

O chalé de madeira é uma construção charmosa que têm conquistado cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos. Sinônimo de simplicidade, aconchego e conforto, o chalé de madeira para alguns se torna uma fonte de descanso apenas aos finais de semana, enquanto para outros é considerada a moradia perfeita.

Logo, se você está em busca de inspiração para a construção da sua pousada ou moradia, veio ao lugar certo. Neste post, compartilhamos com você diversas informações relevantes para que você possa mergulhar nesse novo estilo de vida, sem medo e sem dúvidas. Confira!

Chalé de madeira com design moderno
1. Chalé de madeira com design moderno. Fonte: Revista Viva Decora

Chalé de madeira: construção charmosa e confortável

Em sua origem, o chalé segue um estilo de arquitetura desenvolvido pelos pastores, produtores de leite, que construíam e se hospedavam em casas com telhados bem inclinados na região dos Alpes Suíços. 

No entanto, com o passar do tempo esse tipo de construção foi caindo no gosto das pessoas, ganhando inclusive novas versões e formatos. O chalé de madeira é o tipo de construção mais comum nesse mercado, contudo, para aqueles que adoram desbravar novos projetos arquitetônicos saiba que os chalés de pedra e concreto também estão ganhando seu espaço.

Quais as vantagens de  investir em um chalé de madeira?

  • Aconchego e acolhimento: como a madeira remete ao campo e à natureza sua presença na decoração traz aconchego e acolhimento para os moradores do chalé;
  • Isolamento térmico: a madeira é um ótimo isolante térmico, ou seja, sua estrutura é capaz de deixar a casa em uma temperatura neutra (nem muito fria, nem muito quente);
  • Durabilidade: quando o chalé de madeira é feito com materiais de boa qualidade, ganhando tratamento adequado com o passar do tempo, a durabilidade e resistência desses modelos de construção podem durar por muito anos;
  • Baixo custo de construção: como esse tipo de construção dispensa muitas vezes o uso de cimento, tijolos e tintas, por exemplo, o custo de construção cai quando comparado a outros modelos de casa que se utilizam de uma alvenaria tradicional;
  • Baixo tempo de construção: ao contrário das casas de alvenaria, é possível construir um chalé de madeira em poucos meses, dependendo do projeto.
Os chalés de madeira e vidro permitem que as pessoas contemplem a natureza de dentro do imóvel
2. Os chalés de madeira e vidro permitem que as pessoas contemplem a natureza de dentro do imóvel. Fonte: Revista Viva Decora

Quanto custa em média a construção de um chalé de madeira?

Segundo pesquisas realizadas no mercado o chalé de madeira tradicional pode chegar a R$ 1.500,00 o m². No entanto, em se tratando de uma construção de chalé de madeira pré-fabricado o valor pode girar em torno de R$ 1.260,00 o m².

Vale ressaltar, que essas variações de valores estão totalmente atreladas ao custo do material, etapas de construção e tipo de mão de obra contratada. Localização e níveis do terreno também podem interferir no custo de construção de um chalé de madeira. Por esse motivo, antes de iniciar qualquer obra no terreno é importante levar em consideração essas variáveis e assim cotar com três empresas, no mínimo, a realização desse projeto.

O arco de cimento e o caminho de pedra levam os ocupantes ao fundo do chalé
3. O arco de cimento e o caminho de pedra levam os ocupantes ao fundo do chalé. Fonte: Revista Viva Decora

Conheça diferentes formas de construir um chalé de madeira

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam é possível sim encontrar diferentes formas de construir um chalé de madeira, mesmo em se tratando de uma estrutura quase que padronizada. Por esse motivo, para te auxiliar na escolha do projeto separamos abaixo alguns dos modelos de chalé de madeira mais procurados no mercado.

Chalé de madeira pré-fabricado

Para aqueles que têm urgência em se mudar podem optar pelo modelo de chalé de madeira pré-fabricado.Podendo ser realizado em qualquer tamanho,uma das grandes vantagens percebidas ao escolher um chalé de madeira pré-fabricado é o custo já determinado no início da obra, facilitando a etapa de planejamento econômicos dos possíveis moradores do local.

Invista na construção de chalé de madeira pré-fabricado
4. Invista na construção de chalé de madeira pré-fabricado. Fonte Revista Viva Decora

Chalé rústico de madeira

Apesar desse tipo de construção já nos remeter a algo rústico, quando nos tratamos de um modelo de chalé rústico de madeira estamos querendo dizer que além da arquitetura rústica, toda a decoração interna do chalé de madeira incluindo revestimento de parede, piso e demais móveis e objetos decorativos recebem também acabamento amadeirado.

As cadeiras coloridas alegram a decoração do chalé
5. As cadeiras coloridas alegram a decoração do chalé. Fonte: Revista Viva Decora

Chalés de madeira e vidro

O chalé de madeira e vidro está atrelado a uma arquitetura mais moderna e contemporânea. Neste tipo de projeto, o chalé é normalmente feito com estrutura de madeira e recebe janelas e portas com acabamento de vidro, proporcionando maior claridade no ambiente interno.

Luminárias de parede e banco externo complementam a decoração do chalé de madeira
6. Luminárias de parede e banco externo complementam a decoração do chalé de madeira. Fonte: Revista Viva Decora

Chalés de madeira simples

Os chalés de madeira simples, como o próprio nome já diz, não apresentam grandes complexidades em sua arquitetura e decoração. Aqui, os modelos de chalés de madeira simples se tornam uma ótima aposta para aqueles que são adeptos ao estilo minimalista ou para aqueles que são adeptos ao conceito “menos é mais”. Vale ainda comentar, que em muitos projetos os chalés de madeira simples podem se relacionar diretamente com a construção de um chalé de madeira pequeno.

Modelo de chalé de madeira pequeno com abertura lateral
7. Modelo de chalé de madeira pequeno com abertura lateral. Fonte: Revista Viva Decora

Como decorar a área interna de um chalé de madeira?

Para a decoração interna do chalé de madeira procure inovar na composição dos revestimentos, utilizando diferentes tipos de madeira. Em um projeto que conta com a presença de um piso escuro, por exemplo, opte por pintar as paredes em um tom claro distribuindo leveza e aconchego ao espaço.

Os marceneiros são nossos grandes aliados nesse momento, por isso, fique de olho nas soluções criadas por esses profissionais. Aqui, funcionalidade e versatilidade devem andar juntas para que a presença dos móveis não sufoquem a decoração e nem prejudiquem a circulação de pessoas no espaço. 

E dentre as diferentes peças que podem compor a decoração de um chalé de madeira estão os móveis de vime. Os móveis de vime são geralmente produzidos artesanalmente conferindo ao ambiente um toque rústico e artístico.

A cozinha do chalé de madeira foi feita sob medida para o espaço
8. A cozinha do chalé de madeira foi feita sob medida para o espaço. Fonte: Pinterest

O banco de madeira é um clássico neste tipo de construção, por esse motivo, não deixe ele de lado na hora de realizar a decoração do seu espaço. No entanto, antes de adicioná-lo no espaço avalie se a presença dessa peça não irá atrapalhar a movimentação de pessoas no cômodo.

A combinação de madeira, ferro e vidro é muito bem-vinda também, por isso, sempre que possível procure mesclar diferentes tipos de revestimentos durante a construção do seu chalé de madeira.

E aí, curtiu nosso post sobre chalé de madeira? Então, confira agora nossa galeria de fotos e se inspire em diversos outros projetos.

Confira +49 modelos de chalé de madeira

O telhado inclinado do chalé evita que a neve fique acumulada
9. O telhado inclinado do chalé evita que a neve fique acumulada. Fonte: Revista Viva Decora
Sofá de couro preto e tapete de pelinho decoram o chalé
10. Sofá de couro preto e tapete de pelinho decoram o chalé. Fonte: Revista Viva Decora
Tapete estampado e balanço complementam a decoração do chalé de madeira
11. Tapete estampado e balanço complementam a decoração do chalé de madeira. Fonte: Revista Viva Decora
Utilize poltronas de fibra para decorar seu chalé de madeira
12. Utilize poltronas de fibra para decorar seu chalé de madeira. Fonte: Revista Viva Decora
Visão externa e interna do chalé de madeira
13. Visão externa e interna do chalé de madeira. Fonte: Pinterest
Os moradores do chalé de madeira com janela podem admirar as samambaias do jardim
14. Os moradores do chalé de madeira com janela podem admirar as samambaias do jardim. Fonte: Viva Decora
Os cordões iluminados podem trazer um toque especial para o chalé de madeira
15. Os cordões iluminados podem trazer um toque especial para os chalés de madeira e vidro. Fonte: Revista Viva Decora
O pendente de galhos reforça a decoração rústica do chalé
16. O pendente de galhos reforça a decoração rústica do chalé. Fonte: Revista Viva Decora
O ombrelone com tecido branco trouxe um charme a parte para o chalé de madeira
17. O ombrelone com tecido branco trouxe um charme a parte para o chalé de madeira. Fonte: Revista Viva Decora
O guarda corpo vermelho trouxe um toque de cor para o chalé de madeira
18. O guarda corpo vermelho trouxe um toque de cor para o chalé de madeira. Fonte: Revista Viva Decora
O guarda corpo de madeira protege os ocupantes do chalé
19. O guarda corpo de madeira protege os ocupantes do chalé. Fonte: Revista Viva Decora
O chalé de madeira pré-fabricado pode ser construído em poucos meses
20. O chalé de madeira pré-fabricado pode ser construído em poucos meses. Fonte: Pinterest
O contraste entre os tons de azul e vermelho trouxe um toque especial para a fachada do chalé de madeira
21. O contraste entre os tons de azul e vermelho trouxe um toque especial para a fachada do chalé de madeira. Fonte: Viva Decora
O chalé de madeira foi construído em cima do lago
22. O chalé de madeira foi construído em cima do lago. Fonte: Revista Viva Decora
O chalé da madeira permite uma visão linda da montanha
23. O chalé da madeira permite uma visão linda da montanha. Fonte Revista Viva Decora
O chalé de madeira construído de forma suspensa permite uma visão mais ampla da vegetação
24. O chalé de madeira construído de forma suspensa permite uma visão mais ampla da vegetação. Fonte: Revista Viva Decora
O chalé de madeira foi construído em cima de uma cascata
25. O chalé de madeira foi construído em cima de uma cascata. Fonte: Revista Viva Decora
O caminho de pedra leva os hóspedes até o chalé de madeira
26. O caminho de pedra leva os hóspedes até o chalé de madeira. Fonte: Viva Decora
O acabamento em vidro desse chalé de madeira permite a entrada de luz no quarto
27. O acabamento em vidro desse chalé de madeira permite a entrada de luz no quarto. Fonte: Revista Viva Decora
Muitas pessoas procuram o chalé de madeira para descansar
28. Muitas pessoas procuram o chalé de madeira para descansar. Fonte: Revista Viva Decora
O acabamento em vidro das janelas do chalé de madeira facilitam a entrada de luz
29. O acabamento em vidro das janelas do chalé de madeira facilitam a entrada de luz. Fonte: Revista Viva Decora
Normalmente o chalé de madeira é construído em áreas com muita vegetação
30. Normalmente o chalé de madeira é construído em áreas com muita vegetação. Fonte: Revista Viva Decora
Modelo de chalé rústico de madeira
31. Modelo de chalé rústico de madeira. Fonte: Revista Viva Decora
Modelo de chalé de madeira pequeno e vidro
32. Modelo de chalé de madeira pequeno e vidro. Fonte: Revista Viva Decora
Modelo de chalé de madeira pequeno com fachada branca
33. Modelo de chalé de madeira pequeno com fachada branca. Fonte: Revista Viva Decora
Inspiração de decoração interna para o chalé de madeira
34. Inspiração de decoração interna para o chalé de madeira. Fonte: Pinterest
Decore internamente o chalé de madeira com tapete de pelinho e poltronas de vime
35. Decore internamente o chalé de madeira com tapete de pelinho e poltronas de vime. Fonte: Revista Viva Decora
Decore cada espaço do seu chalé de madeira
36. Decore cada espaço do seu chalé de madeira. Fonte: Pinterest
Invista em cores vivas nos chalés de madeira simples
37. Invista em cores vivas nos chalés de madeira simples. Fonte: Revista Viva Decora
Chalé de madeira moderno com varanda e janelas de vidro
38. Chalé de madeira moderno com varanda e janelas de vidro. Fonte: Revista Viva Decora
Chalé de madeira com telhado vermelho
39. Chalé de madeira com telhado vermelho. Fonte: Revista Viva Decora
Chalé de madeira com sacada charmosa
40. Chalé de madeira com sacada charmosa. Fonte: Revista Viva Decora
Chalé de madeira com fachada branca
41. Chalé de madeira com fachada branca. Fonte: Revista Viva Decora
Chalé de madeira com floreira externa charmosa
42. Chalé de madeira com floreira externa charmosa. Fonte: Madu Godoy