Viva Decora Home Shop

Como Abrir Garrafa de Vinho: Conheça Diversas Técnicas Práticas

Categorias: Organização

Se você já tentou várias maneiras de como abrir garrafa de vinho e mesmo assim ainda encontra dificuldades, separamos nesse artigo algumas informações importantes para realizar essa tarefa de forma prática e rápida na sua casa.

As rolhas que tampam os vinhos são feitas de cortiça em tamanhos e formatos padronizados para encaixar nas garrafas. Para uma vedação perfeita, as rolhas são confeccionadas 5,5mm maiores que o diâmetro do gargalo da garrafa.

Com a pressão da rolha contra o vidro, a cortiça cria o formato do gargalo da garrafa e impede o crescimento de fungos que alteram o sabor do vinho. Agora que você já sabe um pouco mais sobre as rolhas, vamos te ensinar como abrir uma garrafa de vinho corretamente. Confira!

1- Como abrir garrafa de vinho é uma tarefa difícil, utilize saca-rolhas ou formas alternativas para extraí-las. Fonte: Estilo Sugar

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja também:

Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolha: Aprenda 3 técnicas incríveis

O vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de uvas frescas esmagadas e para garantir a qualidade do produto das vinícolas até a mesa, a rolha é um componente essencial. Porém, para degustar a bebida é preciso saber como abrir garrafa de vinho.

A forma mais simples de como abrir uma garrafa de vinho sem dúvida nenhuma é com o saca-rolhas, mas as vezes não temos esse utensílio para nos auxiliar nesse trabalho. Por isso, selecionamos alguns exemplos de como abrir garrafa de vinho sem saca-rolha.

1. Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolha utilizando prego e martelo

  1. Pregue 4 pregos enfileirados na rolha e deixe cerca de 1cm para fora;
  2. Utilize a parte detrás do martelo e puxe os pregos como se fosse uma alavanca;
2- Coloque os pregos na rolha cuidadosamente para não afundá-la. Fonte: Vila Vinífera

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

2. Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolha com parafuso, chave de fenda e alicate

  1. Separe um parafuso e uma chave de fenda;
  2. Depois, rosqueie o parafuso na rolha utilizando a chave de fenda;
  3. Quando o parafuso estiver completamente enroscado na rolha, puxe a cabeça do parafuso com o alicate;
3- Caso não tenha um alicate você pode utilizar um garfo colocando a cabeça do parafuso entre os dentes do garfo. Fonte: Na Cozinha Sozinho

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

3. Como abrir garrafa de vinho com sapato

  1. Encaixe a base da garrafa dentro do sapato, do lado do salto;
  2. Segure a base da garrafa e com a mesma mão, comece a bater na parede de forma ritmada e com pressão contínua;
  3. Faça repetidamente as batidas na parede até a rolha começar a sair;

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja como abrir garrafa de vinho com isqueiro ou maçarico caseiro

Para você que deseja saber como abrir garrafa de vinho com isqueiro, entenda que essa atividade realmente funciona, porém é preciso tomar cuidado para que o resultado não seja desastroso porque com o aquecimento do vidro as moléculas se expandem e podem quebrar.

Outro problema em abrir garrafa de vinho com isqueiro ou maçarico de cozinha é o choque térmico do líquido gelado que com o calor da chama pode rachar a garrafa.

5- Como abrir garrafa de vinho com isqueiro ou maçarico modifica a temperatura, evite retirar a rolha com essa técnica com o líquido gelado. Fonte: Receitas Online

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Para abrir garrafa de vinho com isqueiro, aqueça o ar embaixo da rolha, dessa forma, o ar irá expandir e empurrar a rolha para fora do gargalo da garrafa. Essa técnica só funciona se você girar a garrafa e distribuir o calor igualmente pelo vidro

A forma de como abrir garrafa de vinho com isqueiro ou maçarico pode ser muito eficiente, mas requer cuidados para não estourar a garrafa.

Como abrir garrafa de vinho com faca: Utilize com cuidado para não se ferir

Se você quer aprender como abrir garrafa de vinho com faca ou canivete, utilize sempre uma lâmina pequena o suficiente para entrar no gargalo da garrafa. As facas de serra também são ótimas opções de como abrir uma garrafa de vinho para extrair a rolha.

Veja abaixo o passo passo de como abrir como abrir garrafa de vinho com faca:

  1. Escolha uma faca com ponta aguda;
  2. Insira a lâmina;
  3. Faça movimentos de vai em vem laterais usando sem apertar muito;
  4. Continue no movimento até que atravesse a rolha;
  5. Depois que a lâmina atravessar a rolha, torça a faca e puxe lentamente para cima;
  6. Torça a faca com cuidado para não quebrar a rolha;
  7. Coloque a faca entre a rolha e o gargalo e pressione cuidadosamente como se fosse uma alavanca;
6- Como abrir uma garrafa de vinho com faca precisa ser feito de maneira criteriosa, utilize uma lâmina pouco cortante. Fonte: Truques Caseiros

A opção de utilizar faca ou canivete para remover a rolha pode ser substituída por chave de porta com a mesma eficiência. Para todas as formas de como abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolha, você deve evitar que a rolha entre na garrafa e caia sobre o vinho.

Como abrir uma garrafa de vinho: Adquira acessórios de boa qualidade

A forma mais adequada de como abrir uma garrafa de vinho sem dúvida nenhuma é utilizando saca-rolhas próprios para esse tipo de tarefa. Para iniciar a remoção da rolha é necessário tirar o lacre de papel ou alumínio que envolve o gargalo da garrafa.

Com o auxílio de uma faca, corte ao redor da base da boca da garrafa e retire completamente o lacre. Depois, passe um pano para remover a poeira ou resíduos do lacre. Após isso, posicione a ponta do saca-rolhas no centro da boca da garrafa.

Para a remoção da rolha, rosqueie o saca-rolhas até sem perfurá-la na parte debaixo para que os sedimentos não caiam no vinho. Apoie o primeiro nível do saca-rolhas na borda do gargalo e faça uma força leve para baixo como uma alavanca. Isso fará com que a rolha suba.

7- Como abrir uma garrafa de vinho com saca-rolhas depende do tipo de utensílio que você adquiriu, consulte sempre o manual de como utilizá-la. Fonte: Dicas & Receitas

Existem no mercado diversos tipos de saca-rolhas para facilitar a extração das rolhas que protegem o vinho. Como abrir garrafa de vinho facilmente depende de algum esforço, o saca-rolhas com hastes giratórias permitem a retirada das rolhas com movimentos suaves.

Voltar ao topo -.-