Viva Decora Home Shop

5 Dicas para Quem Vai Alugar um Apartamento na Temporada

Categorias: Organização

Com a chegada do verão, muitos procuram passar suas férias no litoral. As belezas naturais da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, movimentam um grande número de pessoas que buscam por casas e apartamentos em Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios entre outros paraísos tropicais. No entanto, é importante prestar atenção enquanto escolhe a melhor opção para locar, pois, existem detalhes que podem gerar grandes incomodações e estragar as suas férias. Para evitar qualquer problema futuro, selecionamos 5 dicas essenciais que te deixarão ligado na hora de alugar um apartamento na temporada. Confira!

1 – Comece a planejar com antecedência

1. É importante planejar suas férias e viagens com antecedência – Foto: Pexels

Durante a temporada, o preço dos imóveis costuma subir bastante e achar uma boa locação por um preço justo não é uma tarefa fácil. Planejar a sua viagem de férias com antecedência é mais do que necessário para conseguir fazer um bom negócio.

Converse o quanto antes com a sua família e seus colegas de trabalho para definir o melhor período para tirar férias. Dessa maneira você terá um maior prazo e tranquilidade para escolher o local mais adequado para hospedar sua família e amigos.

Outra alternativa é pesquisar por destinos que não estão nas rotas tradicionais do turismo, ou por imóveis em praias mais afastadas. Caso você opte por essas alternativas, tenha em mente que talvez você não terá a seu dispor serviços de restaurantes, quiosque e comércio tão grandiosos quanto nos principais centros turísticos de verão, e que deve se preparar para levar lanches nas suas idas às praias e conversar com locais para saber das melhores atividades.

ainda que você procure por um preço justo para seu lar de verão, desconfie de imóveis que são muito baratos, pois, estes podem apresentar algum tipo de desvantagem. Esta pode ser referente à alguma patologia do imóvel, dificuldades de acesso, etc. Isso não significa necessariamente que o imóvel é inapropriado para você, mas este tipo de informação jamais deve ser escondida.

2 – Escolha um corretor de confiança

2. Escolha um corretor de confiança para não ter dor de cabeça nas suas férias – Foto: Pexels

Com o planejamento em mãos, é hora de buscar por um corretor de imóveis que transmita confiança e tenha uma ficha repleta de boas avaliações. Caso você não seja familiarizado com a região e não tenha um amigo ou família que te possa indicar alguém, faça uma pesquisa online das maiores imobiliárias da cidade para a qual você irá. Busque pelo histórico delas, depoimentos de pessoas que já alugaram apartamentos de temporada com elas e entre em contato via telefone ou e-mail para analisar a qualidade do atendimento oferecido.

Há ainda sites que fazem a intermediação de aluguéis, como o Portal Ei Imóvel. Neles é possível encontrar um compilado de propriedades para aluguel de diversas imobiliárias do Estado do Rio de Janeiro.

3 – Quando possível, visite o imóvel antes de alugar

3. Planeje suas férias no litoral – Foto: Pexels

Mesmo que nem sempre isso seja possível, visitar o imóvel antes de fechar o contrato de locação é bastante importante. Dessa maneira você consegue ver se o imóvel cumpre com as expectativas geradas, se a localização é de fácil acesso, o que tem de comércio e estabelecimentos no seu entorno, entre outros vários aspectos relevantes que devem ser analisados. Também observe se existem danos prévios e se estão sendo mencionados no contrato de locação, se os itens listados no mesmo estão lá e se todos os cômodos são abrangidos. Isso é muito importante, pois, caso surjam danos no apartamento que não foram identificados antes, poderá ser cobrado de você posteriormente.

Se você não puder ir até o local, procure saber se algum amigo, familiar ou conhecido na cidade ou entorno poderia lhe fazer esse favor. Assim, você fica mais tranquilo em relação a opção que escolheu.

4 – Atente-se as fotos

4. É importante ficar atento a todos os detalhes do apartamento que você for alugar para passar suas férias – Foto: Pexels

Se o seu caso é o de quem realmente não pode visitar o imóvel, então você deverá ficar bastante atento as fotos disponibilizadas pelo corretor ou pela imobiliária. Caso elas não sejam suficientes, não hesite em pedir mais.

Na dúvida, utilize o recuro do Google Street View para analisar as redondezas do endereço. Esta etapa é muito importante, pois, durante a temporada há vários casos de estelionato, no qual as pessoas enganam turistas sobre casas e apartamentos que estão para alugar, mas na verdade não existem.

5 – Preste atenção no contrato de locação

5. Preste atenção em todos os detalhes antes de assinar o contrato de locação – Foto: Pexels

Na hora de fazer o contrato de locação entre dono e locatário, não importa quanto tempo você ficará na casa de praia, tenha toda documentação certinha para evitar problemas futuros. Fique muito atento às referências de quem já passou pela casa que você pretende alugar e sempre peça para o dono enviar fotos recentes do local. Também não dispense uma visita para conhecer a região antes de efetuar o contrato.

Para ter uma boa garantia do imóvel que você estará alugando, recomenda-se realizar um contrato de até 90 dias, com um breve inventário do que há no imóvel incluindo cômodos e utensílios, dias e horários de entrada e saída, quantidade de pessoas hospedadas, responsabilidades no caso de danos ou de desistência de um das partes e forma de pagamento. Ao chegar no local, confira se tudo que foi prometido está ali, preferencialmente na presença do locador.

Na hora do pagamento, é comum deixar um cheque-caução em caso de danos ao imóvel, equipamentos, mobília e utensílios. Este cheque é entregue na entrada, e após a vistoria na saída é devolvido para você. Gastos como IPTU, condomínio, eletricidade e gás costumam estar incluídos no preço, mas nem sempre, por isso, verifique se haverá algum gasto extra antes de assinar o contrato.

Voltar ao topo -.-