1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Como Emassar Parede: Confira o Passo a Passo e Saiba a Diferença das Massas

Como Emassar Parede: Confira o Passo a Passo e Saiba a Diferença das Massas

O emassamento de parede é uma das principais etapas de uma reforma, pois é nesse processo que você garante uma parede lisinha e uniforme para receber a pintura. Aqui, nós vamos te ensinar como emassar parede e preparar a sua parede para uma das etapas finais da reforma, a pintura.

como emassar parede

1. Confira o passo a passo de como emassar parede – Foto: Better Media

Tipos de massa para parede

No mercado você pode encontrar a massa acrílica e a massa PVA, que é mais conhecida como massa corrida e cada uma das duas massas são indicadas para áreas diferentes, por isso, antes do emassamento de parede você precisa analisar bem qual massa vai usar.

Massa acrílica

Esse tipo de massa é bem resistente a água, por isso ela é a mais indicada para áreas como cozinha e banheiro e áreas externas. Por possuir uma boa cobertura, a massa acrílica também é muito usada para cobrir materiais como cerâmica, vidro e também concreto.

Massa corrida

A massa PVA, ou massa corrida, ao contrário da massa acrílica não apresenta resistência a umidade, sendo mais indicada para áreas internas como sala e quarto.

tipos de argamassa

2. É importante saber a diferença dos tipos de massa de parede – Foto: Pinterest

Dicas básicas para antes do emassamento de parede

Antes de aprender como passar argamassa na parede é necessário se atentar a alguns detalhes como, calcular a quantidade necessária de produtos para o emassamento de parede, assim você evita desperdício e também evita comprar menos do que o necessário

Nesse caso é muito importante você conversar com profissionais da área que vão poder te orientar melhor e também é preciso seguir as indicações do fabricante que vem no rótulo do produto.

Mas algo bem importante para você ter uma base de quanto material você vai utilizar, é saber qual o estado da parede, assim você vai poder analisar se vai precisar de mais ou de menos argamassa.

Como emassar parede com massa corrida: materiais necessários

Para todo tipo de obra é necessário investir em materiais de segurança e itens para fazer a reforma, e claro que no caso do emassamento de parede não seria diferente.

Anote a seguir os materiais necessários para começar a aprender como passar argamassa na parede:

  • Boné
  • Luvas
  • Rolo de lã
  • Máscara para proteção dos olhos
  • Espátula
  • Selador
  • Lixa
  • Pincel
  • Desempenadeira de aço
  • Vassoura com cerdas macias
materiais para emassar parede

3. Verifique se você tem tudo que precisa para fazer o emassamento de parede – Foto: Pinterest

Como emassar parede com massa corrida

  1. Cubra móveis, bancadas e o piso: como todo mundo sabe, reforma faz bagunça e o primeiro passo de como emassar parede com massa corrida é proteger os móveis, piso e bancadas. Se for possível, retire todos os móveis do ambiente que receberá o emassamento de parede, caso não seja, cubra os móveis, pisos e bancadas com papelão, jornal, tecido bem grosso ou mesmo um plástico.
  2. Preparação da parede: o próximo passo de como passar argamassa na parede é preparar a parede. Nesse momento você precisa lixar a parede toda, até deixá-la bem uniforme. Caso a parede esteja ainda áspera e com nivelações após você passar a lixa, será necessário passar uma espátula para conseguir tirar todo o resto do reboco.
  3. Tirando excesso de poeira da parede: após passar a lixa e a espátula na parede, você pode utilizar uma vassoura com cerdas macias para tirar a poeira que ficou na parede e deixar bem lisinha, facilitando o próximo processo de como passar argamassa na parede.
  4. Aplicando o selador: como o próprio nome já diz, a função do selador é selar a parede, preenchendo todos os poros facilitando assim a fixação da argamassa. Uma dica muito importante, antes de aplicar o selador você deve diluí-lo conforme as instruções do fabricante.
    Para aplicar o selador você vai precisar utilizar um rolo de lã ou mesmo um pincel e deixar secar bem, por volta de 4 horas ou conforme as especificações no rótulo do produto.

    passo a passo como passar argamassa na parede

    4. Passar o selador é um processo muito importante do emassamento de parede – Foto: Home Decoo

  5. Aplicando a primeira demão: depois de todo o processo preparando a parede, o próximo passo de como emassar parede com massa corrida é aplicar a primeira demão. Para isso, você precisa utilizar a espátula e a desempenadeira de aço. Utilizando a espátula, retire a massa cuidadosamente de dentro da lata, em seguida, aplique a massa na parede utilizando a desempenadeira de aço fazendo movimentos de baixo para cima. É recomendado começar aplicando a massa nos cantinhos da parede, até cobri-la totalmente.
    Uma dica bem importante é evitar ao máximo ficar mexendo e misturando a massa, porque esses movimentos podem criar bolhas no material, o que consequentemente vai deixar a parede com uma aparência ruim.

    como passar argamassa na parede

    5. É muito importante seguir todos os passos de como emassar parede com massa corrida – Foto: Pinterest

  6. Aplicando a segunda demão: o sexto passo de como emassar parede com massa corrida é aplicar novamente a massa na parede, fazendo uma segunda demão. Esse processo deve ser feito quando a parede já estiver seca, provavelmente 24 horas depois da primeira demão e esse processo é necessário porque na segunda demão você consegue reparar possíveis irregularidades da primeira demão.
    A segunda demão deve ser feita seguindo os mesmo passos da primeira.
  7. Finalização: depois que você deu as duas demão de argamassa e esperou secar bem, o próximo passo de como emassar parede com massa corrida é fazer a finalização. Para isso você vai precisar lixar novamente a parede, assim você consegue tirar imperfeições que possam ter ocorrido na parede. Depois de lixar, repita novamente o processo de passar uma vassoura com cerdas macias na parede, retirando assim toda a poeira. Pronto! Agora sim o passo a passo de como passar argamassa na parede está finalizado, agora basta escolher a cor de tinta desejada e iniciar a pintura de parede.
emassamento de parede

6. Apesar de parecer complicado, o processo de como passar argamassa na parede é muito importante para ter uma parede lisinha para receber a tinta – Foto: Cabinet Painting

Como emassar parede: passo a passo

  • Cubra os móveis e pisos com papelão
  • Lixe toda a parede e tire o excesso de poeira
  • Aplique o selador
  • Aplique a primeira e a segunda demão de argamassa
  • Faça a finalização passando a lixa novamente e tirando o excesso de poeira

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Modelo de portões com vidro de alta resistencia

Modelo de Portões: +50 Opções Incríveis Para a sua Casa

Parede de drywall curva

Parede de Drywall: O Que É, Vantagens e Tudo que Você Precisa Saber

Sobrado pequeno

Sobrado Pequeno: +35 Ideias de Projetos para Você Construir

Parede de vidro

Parede de Vidro: Confira +40 Projetos Para Decorar o Seu Ambiente

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz