1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Como Misturar Cores na Decoração

Como Misturar Cores na Decoração

Nada melhor do que trazer um ar mais colorido para sua casa, não é mesmo? Mas em alguns momentos pode rolar uma certa dúvida em relação a como misturar cores na decoração. É por essa e muitas outras dúvidas que hoje vamos te mostrar como criar mixes coloridos e harmônicos. Afinal, aprender mais sobre as combinações de cores é uma daquelas coisas válidas para toda a vida, da decoração à moda.

À primeira vista, parece ser mais fácil criar combinações que trabalhe com tons mais claros e neutros, já que eles são combinam com tudo. Mas nós garantimos que brincar com duplas, trios ou quartetos de cores vibrantes ou de tons rosados é uma tarefa para lá de criativa. Portanto, prepare-se para uma verdadeira aula de harmonia cromática que promete deixar seus espaços ainda mais especiais.

Ton sur ton

A expressão francesa significa nada mais que tom sobre tom, em uma tradução ao pé da letra. Na decoração, essa técnica cumpre o papel que seu nome já diz. Você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances dessa mesma cor em mais peças.

No tom sobre tom você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances. Fonte: Fonq
1. No tom sobre tom você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances. Fonte: Fonq

Por exemplo: você pode apostar no verde como a cor da sua parede e pode compor com móveis e objetos de decor em vários tons dessa cor. Verde claro, escuro, verde-água. Na brincadeira do ton sur ton, o que vale é mostrar as mil versões de uma tonalidade.

Ao apostar no tom sobre tom você pode fazer mil versões de uma tonalidade. Fonte: Binti Home Blog
2. Ao apostar no tom sobre tom você pode fazer mil versões de uma tonalidade. Fonte: Binti Home Blog

Por ser uma técnica que pode facilmente ser aplicada, aproveite ao máximo para misturar as nuances e deixar seu espaço com um visual ainda mais aconchegante. Mas se você ainda tem alguma dúvida, comece pelo mais simples. Escolha um móvel maior como um sofá em uma cor de destaque e use uma manta ou almofadas em tons derivados.

Tons rosados

Os tons de rosa nunca estiveram tão em alta na decoração. Isso porque as variações cromáticas da cor prometem trazer um ar mais delicado e cozy à sua casa. Por isso, não existe contraindicação na hora de combinar os rosados com outras cores. Algumas das principais cores que ornam com a tonalidade são: roxo, diversos tons de azul, vermelho, verde, amarelo e laranja. As nuances mais neutras como branco, preto, cinza e bege também ficam bem juntas com o rosa e suas variações.

Não existe contraindicação na hora de combinar os tons rosados com outras cores. Fonte: My Domaine
3. Não existe contraindicação na hora de combinar os tons rosados com outras cores. Fonte: My Domaine

Por serem tons que se combinam com muitos outros, existe um mundo de possibilidades na hora de compor a paleta do seu cômodo. Além disso, é possível fazer uma seleção das peças principais do seu espaço. Em seguida, pensar em quais cores opostas, complementares ou análogas podem ornar perfeitamente com eles. Móveis, tapetes e objetos decorativos também podem entrar no jogo do tom sobre tom, o importante é que a decoração do seu lar expresse sua personalidade.

Existe um mundo de possibilidades na hora de compor a decoração com tons rosados. Fonte: Fifi McGee
4. Existe um mundo de possibilidades na hora de compor a decoração com tons rosados. Fonte: Fifi McGee

Cores complementares

Falou em cores que contrastam, falou em tonalidades complementares. Em uma explicação rápida, elas basicamente são aqueles tons que estão em oposição uns aos outras no círculo cromático. Sendo assim, são perfeitamente harmônicas aos olhos.

Nesse jogo das cores, as duplas coloridas que mais se destacam são: amarelo com roxo, laranja com azul e vermelho com verde. Para trazer essas dobradinhas especiais para sua casa, uma boa opção é investir em estampas. Sejam elas nos tapetes, almofadas, quadros ou em outros itens têxteis.

As cores complementares são aquelas que estão em oposição ao círculo cromático. Fonte: Artofit
5. As cores complementares são aquelas que estão em oposição ao círculo cromático. Fonte: Artofit

Escolher uma cor principal e apostar em pequenos objetos de sua cor complementar é uma forma prática de colorir sua sala, quarto, banheiro, cozinha ou qualquer outro espaço. Uma cabeceira de cama azul ou uma pintura localizada acima da cama nessa cor, pode ser acompanhada por colchas estampadas ou lisas na cor laranja. Com pequenos passos é possível misturar cores de formas simples e belas.

Escolher uma cor principal e incluir pequenos objetos de sua cor complementar é uma forma prática de colorir sua sala. Fonte: Homepic
6. Escolher uma cor principal e incluir pequenos objetos de sua cor complementar é uma forma prática de colorir sua sala. Fonte: Homepic

Cores análogas

Quando o assunto é cores análogas, estamos falando daquelas que tonalidades que estão próximas no chamado círculo cromático. Por serem vizinhas, elas têm muitos tons semelhantes e, juntos, eles podem criar um encontro colorido bem rico na decoração da sua casa. Algumas duplas clássicas de tons análogas são: rosa e vermelho, verde e azul, amarelo e laranja.

Use cores análogas e crie um encontro colorido bem rico na decoração. Fonte: Archzine
7. Use cores análogas e crie um encontro colorido bem rico na decoração. Fonte: Archzine

Um dos recursos mais interessantes para combinar nuances análogas é através dos contrastes. Na sua sala de estar, por exemplo, escolha um tapete rosa claro e um sofá vermelho escuro. Esse contraste visual é garantia certa de beleza e sinergia de cores. Diferentemente das complementares, nas combinações de cores vizinhas, é interessante brincar com esse minimalismo e maximalismo colorido.

Uma das formas de combinar cores análogas é através dos contrastes. Fonte: Matchness
8. Uma das formas de combinar cores análogas é através dos contrastes. Fonte: Matchness

Cores vibrantes

Antes de mais nada, temos que falar que os tons vibrantes são verdadeiras fontes de energia na decoração. Cada cor tem um significado específico e no conjunto da obra, elas prometem elevar o seu astral dentro de casa. Em outras palavras, cores como o vermelho, amarelo, rosa pink, verde e azul mais abertos podem e devem dar às caras no seu décor.

Como falamos anteriormente, um bom guia para combinar cores na decoração é levar em conta os tipos de combinações. As tonalidades que se complementam e as análogas podem dar um norte na hora de criar o seu match colorido e vibrante. O equilíbrio cromático é sempre importante para que nenhuma cor ou item roube demais a cena.

As cores vibrantes são verdadeiras fontes de energia na decoração. Fonte: BohoFrisco
9. As cores vibrantes são verdadeiras fontes de energia na decoração. Fonte: BohoFrisco

Para deixar tudo em perfeita harmonia, elabora antes uma pequena lista de texturas que deseja adicionar aos ambientes. Ela também pode te ajudar na hora de repaginar seu espaço. Objetos decorativos que misturam tons também são ótimas opções para quem quer trazer cores mais alegres à decoração, mas prefere ter paredes e móveis em tons mais sóbrios.

Como misturar cores na moda

Falamos anteriormente que as combinações de cores estão presentes em quase tudo na nossa vida. Depois de uma aula cromática sobre tons análogos, complementares e o ton sur ton, vamos ver como esse mix especial acontece na hora de criar looks. Podemos garantir que os princípios coloridos são os mesmos, ou seja, uma vez entendendo um pouco mais sobre como usar as nuances, fica fácil criar produções.

Como sempre, o que mais vale na hora de criar seus novos looks coloridos é se divertir com a variedade de tonalidades. Experimente novas duplas ou trios de cores e combine as cores como desejar. Mas claro, equilíbrio cromático é bom e os olhos agradecem!

Esse mix de cores também acontece na hora de criar looks. Fonte: Maria Filó
10. Esse mix de cores também acontece na hora de criar looks. Fonte: Maria Filó

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Armário De Cozinha Com Pia: +62 Ideias Funcionais Para Seu Projeto

Banheiro Verde: +62 Ideias Criativas para se Inspirar

Luminária Retrô: +50 Modelos Incríveis para Transformar sua Decoração

As cortinas de box precisam de varões para serem sustentadas. Fonte: Apartment Therapy

Cortina Para Box de Banheiro: +50 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz