1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Organizar o Lar Depois que os Filhos Saem de Casa?

Como Organizar o Lar Depois que os Filhos Saem de Casa?

Quando chega a hora dos filhos deixarem a casa dos pais, a primeira sensação é o sentimento de vazio. Para que tudo isso não se transforme em solidão, ansiedade, tristeza ou depressão, é preciso reorganizar a própria vida.

Porém, saiba que solucionar a “síndrome do ninho vazio” pode ser mais simples do que parece e, muitas vezes, a solução pode estar dentro de nossa própria casa. Confira as dicas que temos para você!

Uma etapa natural

Primeiramente, é preciso encarar essa etapa como algo natural. Se você já experimentou essa sensação de independência, agora chegou a vez deles.

Só assim, a adaptação será mais fácil, afinal sempre foi dito que nós criamos os filhos para o mundo e não para nós mesmos… Dessa forma é preciso alegrar-se por eles, pois, finalmente, estão de fato buscando seu lugar no mundo.

Então, encare como uma oportunidade de ouro para você também. Que tal lembrar que agora, dificilmente, haverá o acúmulo de roupas para passar, de louças para lavar e de pó para tirar?! Aproveite para relaxar fazendo um cronograma semanal de atividades do lar e tudo será facilmente resolvido.

Aproveite este novo ciclo para relaxar fazendo um cronograma semanal de atividades do lar
1. Aproveite este novo ciclo para relaxar fazendo um cronograma semanal de atividades do lar. Fonte: Pinterest

Já para ocupar esse tempo, nossa dica é descobrir atividades novas, fazer cursos, encontrar os amigos e praticar exercícios físicos. 

Organização

Para deixar tudo arrumadinho, o primeiro passo é fazer uma triagem de seleção do que ficará na “casa nova”: objetos pessoais dos filhos, livros e itens decorativos. O que você fará com eles? Uma doação a entidades que ajudam em causas sociais? Ou pretende remanejar a decoração entre os cômodos? Lembre-se que será legal ter menos trabalho na hora de organizar e limpar a casa.

Agora, se você irá guardar os pertences que seu filho não levou na mudança, nossa dica é usar caixas organizadoras identificadas. É bem simples, basta colocar etiquetas de identificação, assim não é preciso ficar abrindo-as todas as vezes para descobrir em qual delas está o objeto que você está procurando.

Caso você queira guardar os pertences que seu filho não levou na mudança, procure usar caixas organizadoras
2. Caso você queira guardar os pertences que seu filho não levou na mudança, procure usar caixas organizadoras. Fonte: Pinterest

É importante também fazer uma análise da sua nova rotina. O que acha de mudar pequenos detalhes que, futuramente, farão toda a diferença dentro de casa?

  • Um lugar específico para guardar as chaves;
  • Um cabideiro na entrada de casa;
  • Cestos de roupas sujas na lavanderia e nos banheiros;
  • Use prateleiras e nichos para aproveitar a organização vertical;
As prateleiras e nichos são ótimas aliadas para ajudar na organização de objetos
3. As prateleiras e nichos são ótimas aliadas para ajudar na organização de objetos. Fonte: Pinterest
  • Instale um ar-condicionado para melhorar a climatização;
  • Realize os reparos necessários: encanador para infiltração e eletricista para reparos no circuito elétrico.

Outra dica superbacana: já pensou que aquele espaço a mais, que antes era usado por seus filhos, pode virar um cantinho incrível?! O cômodo pode se tornar um escritório, um closet, uma sala de leitura, um ateliê ou até uma sala de televisão. Aqui, o mais importante é se reencontrar pensando nos seus hobbies e trazendo vida nova ao local soltando a imaginação e caprichando na decoração.

O cômodo que seu filho usada pode se tornar um escritório, uma sala de leitura ou até mesmo em um ateliê
4. O cômodo que seu filho usada pode se tornar um escritório, uma sala de leitura ou até mesmo em um ateliê. Fonte: Pinterest

Compras

Cozinhar é uma ótima forma de se conectar com você mesmo e desacelerar, além é claro de ser um programa delicioso.

Por que não fazer a feira e o supermercado pensando apenas em você? Esse é um bom momento para focar na sua saúde escolhendo ingredientes saudáveis. Aproveite também para elaborar um menu com os alimentos que você ama, mas que suas “crianças” torciam o nariz. Ou então, que tal aperfeiçoar aquela receita de família para que vocês possam aproveitá-la juntos no fim de semana?

Que tal aproveitar o tempo juntos para aperfeiçoar aquela receia de família?
5. Que tal aproveitar o tempo juntos para aperfeiçoar aquela receia de família? Fonte: Pinterest

Responsabilidades

Cachorros:

Que tal adotar um companheiro e ser muito mais feliz depois disso? Assim que ele estiver na sua casa você será, com certeza, a melhor coisa que já aconteceu com ele. Isso sem contar que eles são muito divertidos, são companhias maravilhosas, ajudam a aumentar sua imunidade e trazem de volta a responsabilidade de ter alguém para cuidar.

Jardim:

Está sentindo falta de ter alguém para cuidar? Então essa é uma boa responsabilidade para investir. As plantinhas não mudam apenas a aparência do local, mas também purifica o ar e tornam o seu lar um lugar mais charmoso e feliz. A boa notícia é que eles podem ser feitos em diversos locais como, por exemplo, os apartamentos e até em formatos diferentes, como os verticais.

Hortas:

Assim como nos tópicos acima, aqui você terá novas responsabilidades. É preciso estar de olho na época certa de plantação e na quantidade de adubo, por exemplo. Outra boa dica é cultivar apenas os alimentos que fazem parte da sua rotina, assim você evita o desperdício.

Aproveite a nova rotina para cultivar alimentos que fazem parte do seu dia a dia
6. Aproveite a nova rotina para cultivar alimentos que fazem parte do seu dia a dia. Fonte: Pinterest

Agora que você tem todas essas dicas, conta para a gente, aqui nos comentários, qual será a primeira atividade que vai colocar em prática? Tem mais alguma dica que serviu perfeitamente para você, mas que não colocamos aqui? Escreve para a gente também! 

Texto escrito em parceria com a Montacasa – marketplace de decoração e gourmet.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Métodos corretos de limpeza ao realizar uma mudança de imóvel em SP durante a quarentena

Cuidados ao Realizar uma Mudança de Imóvel em SP durante a Quarentena

Dicas práticas e infalíveis de como limpar persianas em casa

Como Limpar Persianas: Dicas Infalíveis Para Colocar em Prática

Conheça de perto os diferentes tipos de taças que existem no mercado

Tipos de Taças: Conheça e Descubra Para que Serve Cada Uma

Aprenda como eliminar a umidade e o cheiro ruim dos móveis com antimofo caseiro

Antimofo Caseiro: Elimine a Umidade e o Cheiro Ruim dos Armários

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como Organizar o Lar Depois que os Filhos Saem de Casa?"

[…] Fonte: vivadecora Author: Ana do Viva Decora […]

wpDiscuz