1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Coqueiro Anão: Como Cuidar, Dicas para Plantar e Cultivar no seu Jardim

Coqueiro Anão: Como Cuidar, Dicas para Plantar e Cultivar no seu Jardim

O coqueiro anão é um plantio histórico! Ele foi trazido da Ásia pelos portugueses, em 1553. Desde então, o coqueiro anão para jardim se tornou uma das espécies mais incríveis para cultivar.

No Brasil, temos 3 espécies de coqueiro anão para jardim em destaque: o verde do brasil, verde da malásia e o verde de jequi.  

Mas o verdadeira triunfo do jardim com coqueiro anão é o seu fruto: o coco. Afinal, não há nada melhor do que aproveitar o calor acompanhado de uma água de coco geladinha, não é mesmo? 

Coqueiro anão para jardim
1. Coqueiro anão para jardim – Via: Pinterest

Antes de aprender como plantar coqueiro anão, é importante aprender como cuidar, a melhor distância para plantar coqueiro anão e outros detalhes importantes para garantir uma árvore alta, imponente e cheia de frutos. Confira tudo que você precisa saber sobre o coqueiro anão para jardim e comece a plantar! 

Características do coqueiro anão 

O coqueiro anão é muito popular nas regiões litorâneas do Brasil – especialmente no nordeste. Ele pode atingir entre 10 e 12 metros de altura e floresce em média entre 2 e 3 anos desde o plantio. 

Comparada a outras árvores que frutificam cocos, o coqueiro anão é considerado mais sensível, por isso, é importante plantá-lo no solo mais adequado e em ambientes com temperaturas médias de 27 graus. Se você mora em lugares frios, é melhor não tentar nossas dicas de como plantar coqueiro anão. 

O coqueiro anão pode ter 3 tipos de frutos: o coco verde, coco amarelo e o coco vermelho. Porém, em relação a outros coqueiros, são menores e mais arredondados. 

Conheça as características do coqueiro anão
2. Conheça as características do coqueiro anão – Via: Pinterest

Dicas de como plantar coqueiro anão 

Para aprender como plantar sua muda de coqueiro anão, considere os seguintes fatores: 

  • Temperatura: a muda de coqueiro anão se desenvolve melhor com temperaturas elevadas (na média de 27ºC);
  • Solo: o melhor solo para plantar a muda de coqueiro anão é o que tem uma boa drenagem e composição arenosa, para que a planta absorva os nutrientes do solo. 
Plante o coqueiro anão com a distância certa
3. Plante o coqueiro anão com a distância certa – Via: Pinterest

Outro detalhe importante é a distância para plantar coqueiro anão. É preciso deixar cerca de 7,50 m de distância para plantar coqueiro anão no jardim, assim você dá espaço suficiente para as raízes da planta fortalecerem. 

Vale lembrar que não é indicado usar o coqueiro anão em vaso. Por conta da altura, o ideal é ter um jardim com coqueiro anão. Mas, se quiser cultivar o coqueiro anão em vaso, compre um modelo de 60 litros para aguentar o peso da mini árvore.

Aproveite os cocos do seu coqueiro
4. Aproveite os cocos do seu coqueiro – VIa: Pinterest

Coqueiro anão como cuidar

Para ter frutos de qualidade e uma planta alta e bonita no jardim, é essencial seguir nossas dicas sobre flor de coqueiro anão como cuidar. Confira!

Irrigação 

O coqueiro anão é uma planta que ama água! Nos períodos de chuva, você não precisa se preocupar com a irrigação, mas durante a seca o ideal é molhar a flor de coqueiro anão entre 20 a 40 litros de água por dia. 

Embora ela precise dessa quantidade de água, o excesso no solo pode estragar as raízes da flor de coqueiro anão. Por isso, tenha um bom sistema de drenagem. 

Adubo caseiro para coqueiro anão

O solo deve ser fértil e, pelo menos uma vez ao ano, você pode utilizar um adubo caseiro para coqueiro anão que ajuda no florescimento da planta. 

O ideal é que o solo seja rico em potássio, então atente-se a isso ao plantar seu coqueiro anão. 

Plante o coqueiro anão em locais quentes
5. Plante o coqueiro anão em locais quentes – Via: Pinterest

Vantagens do coco

Agora que já sabemos tudo sobre coqueiro anão como cuidar, vamos falar sobre a maior vantagem de ter um jardim com coqueiro anão: o coco. 

Por produzir cerca de 75 cocos por ano, você terá uma boa quantidade em casa para usar de diferentes formas. Aqui, listamos algumas opções para você usar o coco sem que seja vender. 

  • Consumir água de coco;
  • A polpa também é comestível, você pode secar e dissecar para utilizar em diferentes receitas;
  • Que tal um leite de coco? Para fazer, você só precisa processar o coco ralado com água quente;
  • A casca e a fibra do coco podem ser utilizadas em artesanatos, como cordas e tapetes. Use sua criatividade para criar peças lindas!   
Coco verde no coqueiro anão
6. Coco verde no coqueiro anão – Via: Pinterest

Dica: Deixe para cultivar em casa plantas como o cacto e a samambaia!

Confira também:

Plantas Perfeitas Para Ter no Escritório

Flor Preta: Conheça os Tipos, Significado e +40 Ideias Lindas

Confira as tendências para decorar a casa com flores. Fonte: Casinha Arrumada

Outubro Rosa: 3 Tendências Para Decorar a Casa com Flores

Conheça diversas espécies de plantas fáceis de cuidar

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz