Viva Decora

Tom Azul Turquesa: +74 Inspirações Para Decorar Com Essa Cor

Categorias: Decoração de casa

O azul turquesa também conhecido popularmente como Azul Tiffany, é uma cor tão envolvente que vem fazendo sucesso entre os brasileiros e por isso sempre está presente nos mais diversos projetos de decoração.

Sua tonalidade frequentemente relacionada ao oceano, transmite paz e tranquilidade. Além disso, sua cor verde-azulado por transmitir alegria e sofisticação pode ser empregada tanto em elementos pontuais como nos mais diversos cômodos, como sala de estar, cozinha e banheiro.

Logo, se você está à procura de novas inspirações com essa tonalidade, seja incluindo elementos pontuais ou reestruturando toda a decoração do ambiente, esse post é excelente para você. Aprecie sem moderação!

1 – Azul turquesa, sim! Para a sala de estar, cozinha, quarto, banheiro…essa tonalidade é muito versátil e atraente! Fonte: ConstruindoDecor

Veja também:

Mas o que é a cor azul turquesa?

Sinônimo de elegância e sofisticação, o azul turquesa é uma cor terciária que varia entre cianeto e o verde, leva esse título em razão do mineral de mesmo nome, o qual deriva da palavra francesa “turquoise”, que quer dizer “oriundo da Turquia”.

Assim como acontece com a maioria das cores, a medicina holística vê nessa tonalidade azul turquesa propriedades benéficas que acalmam e aliviam o estresse mental.

No entanto, para outros estudiosos, esta tonalidade também tem a capacidade de renovar forças, animar o estado de espírito, contribuir na comunicação e incentivar a criatividade.

A cor azul turquesa está associada ao conhecimento, integridade, seriedade, poder, saúde, frescor, limpeza, lealdade, personalidade, pensamento, sutileza, ideal e sonho, por isso essa tonalidade é utilizada nos mais diversos ambientes, como por exemplo na sala de estar.

2 – Sala de estar sóbria com elementos na cor azul turquesa. Fonte: Doce Obra

Na sala de estar, a cor azul turquesa foi utilizada em uma das paredes do cômodo, assim como em elementos pontuais presentes no ambiente. Essa combinação resultou em uma decoração equilibrada e muito elegante.

3 – Varanda gourmet com detalhes na cor azul turquesa. Projeto de By Arquitetura

Neste ambiente, a cor foi usada de forma sutil, estando apenas em pequenos elementos decorativos, como as almofadas azul turquesa utilizadas no espaço. As grades para janela, além de protegerem, proporcionam uma linda vista da casa. 

Quais são as cores que combinam com azul turquesa?

As cores que combinam com azul turquesa são bem amplas, variando desde tons mais neutros, tons intensos e até os mais convencionais como o preto e branco. Confira a seguir quais são as melhores tonalidades que combinam com a cor azul turquesa:

Tons neutros + azul turquesa: seguindo o famoso estilo “clean”, a cor turquesa fica excelente quando utilizada com bases neutras, como prata, cinza, bege, cor palha e “off-white”. Nestes ambientes procure utilizar o azul turquesa em elementos pontuais na decoração como um abajur, um tapete ou quem sabe um quadro, pois se utilizado em excesso pode deixar o espaço carregado.

4 – Harmonize o azul turquesa com cores neutras, como bege e branco. Fonte: Blog Tudo Ela
5 – Sala de estar com sofás em tons de bege e poltrona azul turquesa. Projeto de Ana Carolina Campos França

Tons de madeira + azul turquesa: segundo os profissionais, estas duas cores casam muito bem, pois quando a cor azul turquesa é utilizada junto com elementos amadeirados proporciona ao ambiente um ar mais rústico e acolhedor, trazendo assim mais leveza ao cômodo.

Na varanda com churrasqueira gourmet abaixo, por exemplo, foi utilizado apenas as banquetas na cor azul turquesa, e o restante do ambiente ganhou uma decoração mais sóbria, o que deixou o espaço bem bonito e acolhedor.

6 – As banquetas azul turquesa quebram a sobriedade dos tons escuros deixando o ambiente mais descontraído e alegre. Fonte: Decor Fácil
7 – Sofá turquesa e estante de madeira. Projeto Viviane De Pinho De Pinho

Laranja + azul turquesa: a cor laranja quando utilizada na decoração traz alegria, estimula a criatividade e motiva os moradores a perseguir seus objetivos, por isso acaba sendo utilizada em ambientes como home office ou ateliê. Quando utilizada com a cor azul turquesa, proporciona uma ótima combinação harmônica ao ambiente, uma vez que a energia do laranja é equilibrada com a calmaria do azul.

8 – Combinação que reflete personalidade e ousadia, por isso utilize de forma equilibrada. Fonte: Decor Fácil
9 – Cozinha azul turquesa com elementos em na cor laranja. Fonte: Pinterest

Amarelo + azul turquesa: esta tonalidade energética constantemente utilizada em ambientes neutros, intensifica a luz natural do cômodo e dinamiza o ambiente, por isso a principal dica é usá-la em pequenas quantidades e em harmonia com outros tons, como a cor azul turquesa.

Na cozinha abaixo, por exemplo, você pode observar que tanto o azul turquesa quanto o amarelo ganharam bastante destaque na decoração, pois foram usadas nas paredes, luminárias e até nas gaveta dos armários de cozinha, porém, o ambiente ficou bem equilibrado por utilizar uma base branca.

10 – Cozinha integrada empregando as tonalidades de azul turquesa com o amarelo. Fonte Aurea Incorporadora

Verde + azul turquesa: considerada como a cor da natureza, o verde nos faz sentir renovados, pois sua tonalidade representa vida e crescimento. O verde é uma das cores que combinam com azul turquesa, pois sua mistura traz muito equilíbrio e frescor ao ambiente em que é utilizado.

11 – Quarto azul turquesa e verde transmite paz e tranquilidade ao ambiente. Fonte: Little Crown Interiors
12 – Sala de estar com pontos decorativos em verde e azul turquesa. Fonte: GNT Globo

Preto + azul turquesa: a combinação da cor azul turquesa com o preto irá proporcionar um ambiente com maior elegância e personalidade.

13 – Quarto de casal e home office com decoração azul turquesa e preto. Fonte: Alto Astral
14 – Sala de jantar moderna na cor preta com azul turquesa. Fonte: Zahara Interiores

Investir em pequenos detalhes garante resultados incríveis na decoração azul turquesa

Entenda que mudanças e transformações mesmo que pequenas, sempre são positivas e ajudam a revitalizar o ambiente. Por isso, use a cor azul turquesa como ponto de tom em móveis, almofadas, puffs, quadros e cortinas.

15 – Móveis e tampo de mesa em laca na tonalidade azul turquesa. Fonte: Pinterest
16 – O papel de parede azul turquesa utilizado nessa sala de estar trouxe charme e personalidade ao ambiente. Fonte: Casa Cláudia

É fato! Uma das maneiras mais tradicionais para fazer a decoração de uma parede é utilizando o papel de parede. Nesse ambiente, como pode ser observado o papel de parede azul turquesa trouxe mais personalidade ao ambiente.

Veja +58 ideias de decoração azul turquesa para se inspirar

17 – Alegria e sofisticação é o que transmite esse ambiente com sofá azul turquesa e almofadas coloridas. Projeto Viviane de Pinho de Pinho
18 – Detalhes em azul turquesa que fazem toda a diferença no ambiente. Fonte: Reedecore
19 – Elegância e sofisticação nos pequenos detalhes. Fonte: Casa Claudia
20 – Adicione requinte e tranquilidade incluindo cortinas e almofadas azul turquesa em seu ambiente. Fonte: Westwing
21 – O sofá azul turquesa é uma excelente opção para complementar a decoração em ambientes neutros. Fonte: Pinterest
22 – O azul turquesa se torna uma excelente dica quando utilizado em ambientes neutros. Fonte: Pinterest
23 – Ouse na decoração azul turquesa, combinando-a com materiais modernos como o tijolo aparente e a madeira. Fonte: Pinterest
24 – Esse home office com decoração azul turquesa trouxe serenidade ao ambiente. Fonte: Pinterest
25 – Utilize pequenas doses de azul turquesa na sua varanda. Fonte: Pinterest
26 – Quarto compartilhado com tons em azul turquesa, rosa e verde. Fonte: Pinterest
27 – Abuse de objetos com a tonalidade em azul turquesa. Fonte: Pinterest
28 – Banheiro de sereia com revestimento azul turquesa, que tal? Fonte: Pinterest
29 – Varanda gourmet muito charmosa com cadeiras em azul turquesa. Fonte: Pinterest
30 – Acrescente requinte e tranquilidade ao ambiente externo utilizando uma parede com tinta azul turquesa. Fonte: Tua Casa
31 – A parede da sala de estar com tinta azul turquesa combinou com os elementos decorativos nas cores pink e roxo presentes no ambiente. Fonte: Casa Casada
32 – Pequenos elementos decorativos como esse banquinho na cor azul turquesa fazem toda a diferença no ambiente. Projeto de Condecorar
33 – Mesa com tampo de madeira e pés azul turquesa. Projeto Renata Matos
34 – A combinação entre o branco e a tinta azul turquesa presente nas paredes trouxe modernidade para essa cozinha. Fonte: ConstruindoDecor
35 – Realce o ambiente com uma parede de cor azul turquesa. Fonte: ConstruindoDecor
36 – Transforme seu ambiente com esse rack da Lojas KD
37 – Bancada colorida, sim! Nesse ambiente tanto a base das banquetas como o rodapé receberam também um toque de cor azul turquesa. Fonte: Casa Cláudia
38 – Esse escritório ficou jovem, alegre e sofisticado com parede e poltronas azul turquesa.

Projeto de Anastassia Dis
39 – Mesa de centro na tonalidade azul turquesa. Projeto de Lucio Nocito
40 – Recepção com elementos decorativos nas cores azul turquesa e amarelo. Projeto de Jacqueline Fumagalli
41 – A poltrona azul turquesa trouxe a elegância desta tonalidade para a saleta de leitura. Projeto de Helena Koki
42 – Pequenos elementos em azul turquesa foram utilizados nessa sala integrada com a varanda. Projeto de Ana Carolina Sauma
43 – Quarto azul turquesa transmite tranquilidade ao ambiente. Fonte: Pinterest
44 – Sala de estar com elementos decorativos na cor azul turquesa. Fonte: Pinterest
45 – Home office com parede azul turquesa. Projeto de Ana Carolina Campos França
46 – O azul turquesa proporciona tranquilidade e relaxamento quando utilizado em elementos pontuais como a penteadeira camarim e o papel de parede azul turquesa. Fonte: Tua Casa
47 – O azul turquesa na lavanderia trouxe frescor e personalidade ao espaço. Fonte: Pinterest
48 – O sofá clássico romântico azul turquesa trouxe vida ao ambiente neutro. Fonte: Pinterest
49 – Quarto de casal com elementos em azul turquesa. Fonte: Decor Fácil
50 – Nessa sala de estar, o teto azul turquesa valorizou as paredes brancas. Fonte: Casa Vogue
51 – Você acha que a sua sala está sem cor? Que tal, incluir elementos decorativos na cor azul turquesa? Fonte: Decor Fácil
52 – Traga o azul turquesa para a área da externa, pois essa combinação fica encantadora. Fonte Viver em Casa
53 – As cadeiras no tom azul turquesa transmitem requinte para essa sala de jantar integrada com a churrasqueira. Projeto SP Estúdio
54 – Misture o estilo vintage com o estilo moderno. Fonte: Pinterest
55 – A tampa da mesa na cor azul turquesa faz um contraste elegante no ambiente neutro. Fonte: Blog Isabel Leite Design de interiores
56 – Varanda com bancos e almofadas azul turquesa. Projeto de Danyela Correa
57 – O azul turquesa por ser uma cor unissex, linda e moderna é sempre bem-vinda no quarto de casal. Fonte: Pinterest
58 – A Poltrona azul turquesa contrasta com o papel de parede. Fonte: Pinterest
59 – Nesse ambiente o azul turquesa foi utilizado em vários pontos na decoração, como cadeiras, tapete e geladeira. Fonte: Pinterest
60 – Simplicidade e ousadia é o que transmite esse sofá azul turquesa ao ambiente. Fonte: Pinterest
61 – As mesas de madeira nunca saem de moda. Fonte: Pinterest
62 – As cadeiras na cor azul turquesa transmitem sofisticação nessa sala de jantar. Fonte: Pinterest
63 – Incluir a tonalidade do azul turquesa na decoração de quartos com estilo hippie pode se tornar uma excelente opção. Fonte Tua Casa
64 – Super estético e sóbrio, o armário azul turquesa proporciona ao ambiente um toque ousado. Fonte: Pinterest
65 – Combinação linda nesse quarto azul turquesa com amarelo. Fonte: Pinterest
66 – Conforto, otimização e sofisticação nesse ambiente com parede azul turquesa. Fonte: Casa Cor
67 – A parede azul turquesa transmite elegância nessa sala de estar pequena. Fonte: Minha Casa
68 – A combinação entre as tonalidades azul turquesa e verde transmitem ao ambiente equilíbrio e frescor na decoração. Fonte: Pinterest
69 – Elementos decorativos que fazem toda a diferença no ambiente. Fonte: Byrdbarnhouse
70 – Essa área externa ficou muito charmosa com essas poltronas na cor azul turquesa. Fonte Casa Cláudia
71 – Combinação fantástica entre as tonalidades laranja e azul turquesa. Fonte: Classe
72 – Gabinete de banheiro com a cor azul turquesa transmite serenidade ao ambiente. Fonte Pinterest
73 – Lavanderia muito charmosa nas combinações de branco com azul turquesa. Fonte: Giacomelli Blog
74 – Sala de estar cheia de charme mesclando os tons azul turquesa e amarelo. Fonte: Dcore você
Voltar ao topo