1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Cozinha Branca x Cozinha Colorida: Qual a Melhor Escolha?

Cozinha Branca x Cozinha Colorida: Qual a Melhor Escolha?

Já faz algum tempo que a cozinha deixou de ser apenas o local onde são preparadas as refeições para assumir um papel de protagonista entre os cômodos da casa. É nela que podemos receber os amigos e familiares para uma conversa descontraída enquanto são elaborados saborosos quitutes. E com a importância que esse ambiente vem conquistando, é natural surgirem algumas dúvidas na hora de escolher as cores que irão prevalecer na decoração da cozinha.

Para ajudá-lo a decidir entre ter uma clássica cozinha branca ou uma moderna cozinha colorida nós trouxemos esse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo que está recheado de dicas imperdíveis!

Decoração clean para cozinha branca e amarela Foto Habitissimo
1. Decoração clean para cozinha branca e amarela – Foto: Habitissimo

Mais luminosidade com as tonalidades claras

Não há como negar: o branco contribui para trazer mais iluminação aos ambientes, já que reflete com mais facilidade a luz natural ou artificial. Por isso ele costuma ser a principal escolha para decorar cozinhas menores ou pouco iluminadas, pois irá fazer com que esses espaços se tornem mais claros.

Vale destacar que se o branco for escolhido para decorar toda a cozinha, será necessário apostar em alguns elementos que tragam mais calidez ao cômodo, como por exemplo uma bancada com acabamento que remeta à madeira, além de objetos coloridos nas paredes ou em alguns detalhes dos móveis.

Decoração de cozinha branca planejada com bancada de madeira Foto Habitissimo
2. Decoração de cozinha branca planejada com bancada de madeira – Foto: Habitissimo

A sujeira inevitável nas cozinhas brancas

Temos o costume de dizer que as cozinhas brancas sujam mais, quando na realidade o que acontece é que a sujeira fica mais aparente nesses ambientes. Se um pouco de molho de tomate cair sobre uma superfície branca isso certamente irá chamar mais atenção do que se o mesmo molho for derramado sobre uma superfície escura, por exemplo.

Como a cozinha é um cômodo que está constantemente exposto à sujeira e à gordura, é importante lembrar que se ela for branca irá exigir uma limpeza mais cuidadosa e frequente. Por isso, em muitos casos é melhor optar por um pouco de cor para conquistar mais funcionalidade e praticidade na cozinha.

Bancada de madeira para decoração de cozinha branca planejada com metro white Foto Habitissimo
3. Bancada de madeira para decoração de cozinha branca planejada com metro white – Foto: Habitissimo

Amplitude para cozinhas pequenas

Já comentamos que as tonalidades mais claras contribuem para que a cozinha se torne mais iluminada, e isso também proporciona a sensação de um ambiente mais amplo. Não é à toa que o branco é uma das cores favoritas dos arquitetos e decoradores para trazer mais amplitude às cozinhas pequenas. Aqui também vale a dica de buscar elementos com um toque de cor para os detalhes da decoração a fim de criar um espaço mais acolhedor.

Pendente aramado para decoração de cozinha branca planejada Foto Habitissimo
4. Pendente aramado para decoração de cozinha branca planejada – Foto: Habitissimo

A beleza dos tons suaves

Para quem deseja aproveitar as vantagens proporcionadas pela cor branca, mas não quer ter uma cozinha tão sóbria, a dica é apostar em outras tonalidades claras que são mais suaves e trazem um toque de elegância para esse ambiente, sem perder a luminosidade e a amplitude.

São exemplos de cores suaves que podem funcionar muito bem na cozinha o bege, o cinza, azul ou verde claro, o creme, etc. Para quem quiser ousar um pouco mais, é possível escolher uma cor mais vibrante e usar a versão mais suave dela dentro de sua gama de tonalidades.

Decoração clássica para cozinha planejada azul pastel e branca Foto Habitissimo
5. Decoração clássica para cozinha planejada azul pastel e branca – Foto: Habitissimo

Facilidade para integrar a cozinha branca

Os ambientes integrados estão cada vez mais em alta, e hoje em dia é muito comum ver a sala fazendo parte da cozinha e vice-versa. Para que essa integração funcione da melhor forma possível, pode ser uma boa ideia apostar em elementos brancos na decoração, como móveis, eletrodomésticos, paredes e bancadas. Assim, será possível criar uma relação de unidade entre os ambientes, deixando as cores reservadas para detalhes como quadros, tecidos e acessórios decorativos.

Decoração em cores claras para cozinha integrada com sala de estar Foto Habitissimo
6. Decoração em cores claras para cozinha integrada com sala de estar – Foto: Habitissimo

Cada um no seu quadrado

Por outro lado, existem aquelas pessoas que mesmo com a cozinha integrada aos demais ambientes da casa, preferem deixar esse espaço bem delimitado, e as cores funcionam como excelentes aliadas para fazer essa divisão. Nesse caso, é importante ter o cuidado de escolher cores que combinem entre si, além de estar atento à iluminação dos cômodos para não deixar que as cores escureçam demais a casa.

Decoração estilo industrial para cozinha planejada com armários brancos e ilha cinza com detalhe em madeira Foto Habitissimo
7. Decoração estilo industrial para cozinha planejada com armários brancos e ilha cinza com detalhe em madeira – Foto: Habitissimo

Branco é sempre atual

Se você é do tipo de pessoa que gosta de estar sempre em dia com as tendências decorativas, mas não quer perder tempo mudando de decoração a cada estação, saiba que o branco é uma cor que nunca sai de moda. Ele é uma tonalidade que se encaixa bem em diferentes estilos, como o nórdico, clássico, urbano e retrô, trazendo versatilidade para sua cozinha. Ou seja, se você apostar no branco, dificilmente precisará trocar de tonalidade porque ele não ficará ultrapassado.

Cadeiras pretas e piso de madeira para decoração de cozinha branca planejada Foto Habitissimo
8. Cadeiras pretas e piso de madeira para decoração de cozinha branca planejada – Foto: Habitissimo

As cores são mais originais

Não há como negar que uma cozinha colorida é mais original do que a clássica cozinha branca. Por isso, quem gosta de explorar novas possibilidades e quer fugir do óbvio pode apostar nas cores para trazer um toque de criatividade e inovação à cozinha.

Desde as tonalidades mais suaves, como o bege ou o cinza, até as mais ousadas, como o preto ou o vermelho, o que não faltam são opções diferentes de cores para decorar sua cozinha. O principal é seguir seu estilo e buscar relações harmônicas entre os elementos que compõem o ambiente.

Ilha de mármore para decoração de cozinha cinza e branca Foto Habitissimo
9. Ilha de mármore para decoração de cozinha cinza e branca – Foto: Habitissimo

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Banqueta Branca: Como Escolher +60 Modelos para sua Decoração

Cortina para Cozinha: +60 Modelos para Personalizar o Seu Ambiente

O balcão americano completa a decoração da cozinha modulada. Fonte: Pinterest

Cozinha Modulada: O Que É, Vantagens +83 Modelos Funcionais

Panela de Cerâmica: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Comprar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz