1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Cozinha Verde da Florense foi a Aposta dos Arquitetos para Fugir do Décor Tradicional

Cozinha Verde da Florense foi a Aposta dos Arquitetos para Fugir do Décor Tradicional

Para fugir da decoração tradicional, os arquitetos Beth Forbes e Yannick Athia apostaram em uma cor ousada e elegante para compor o ambiente da cozinha de um apartamento no bairro Campo Belo, na capital paulista.

Antes da reforma realizada pelos arquitetos, o espaço contava com a presença de uma cozinha-corredor que levava até a lavanderia do imóvel, layout esse que se tornou um desafio para acomodar todos os eletrodomésticos sem prejudicar a circulação de pessoas. E aí, curioso para conhecer esse projeto de perto? Então, atente-se aos próximos tópicos e confira cada detalhe dessa reforma!

O espaço contava com a presença de uma cozinha-corredor que levava até a lavanderia do imóvel. Foto: Fellipe Lima
1. O espaço contava com a presença de uma cozinha-corredor que levava até a lavanderia do imóvel. Foto: Fellipe Lima

A jovem moradora do apartamento sonhava com um modelo de cozinha conceito aberto, de maneira a integrar o espaço com a área social a fim de estimular a convivência na hora de receber familiares e amigos. Logo, para atender os desejos da moradora, os arquitetos removeram a despensa de cozinha para que o espaço pudesse ser subaproveitado.

Para estimular a convivência na hora de receber familiares e amigos foi criada o modelo cozinha conceito aberto. Foto: Fellipe Lima
2. Para estimular a convivência na hora de receber familiares e amigos foi criada o modelo cozinha conceito aberto. Foto: Fellipe Lima
Para fugir da decoração tradicional, os arquitetos apostaram em uma cor ousada para compor o ambiente da cozinha. Foto: Fellipe Lima
3. Para fugir da decoração tradicional, os arquitetos apostaram em uma cor ousada para compor o ambiente da cozinha. Foto: Fellipe Lima

A cor eleita para complementar o ambiente com estilo predominante europeu com linguagem contemporânea foi o verde Deep Garden da Florense. No projeto esse tom de verde foi incorporado em armários de madeira com molduras em portas e gavetas.

A cor verde transmite paz, esperança e consegue levar um ar mais fresco aos ambientes. E ao contrário do que muitos pensam, o tom verde permite várias combinações na decoração, transformando o cômodo em um espaço sofisticado e com muita personalidade, sem sobrecarregar.

A cor verde transmite esperança e consegue levar um ar mais fresco. Foto: Fellipe Lima
4. A cor verde transmite esperança e consegue levar um ar mais fresco. Foto: Fellipe Lima

Na bancada de mármore do ambiente uma surpresa. Os escorredores embutidos na superfície da bancada em dias de festa se transformam em suportes sofisticados para gelar as bebidas do evento. Detalhe especial que traz ainda mais funcionalidade para o cômodo.

A bancada de mármore conta escorredores sofisticados embutidos em sua superfície. Foto: Fellipe Lima
5. A bancada de mármore conta escorredores sofisticados embutidos em sua superfície. Foto: Fellipe Lima
Em dia de festa, a estrutura dos escorredores embutidos na bancada da pia se transformam em suportes elegantes para gelar bebidas. Foto: Fellipe Lima
6. Em dia de festa, a estrutura dos escorredores embutidos na bancada da pia se transformam em suportes elegantes para gelar bebidas. Foto: Fellipe Lima

Os acessórios fazem toda a diferença no projeto. Um dos pontos a ser destacado é o latão dourado dos puxadores em laca com o tom verde da marcenaria. A estrutura compacta, versátil e prática do cooktop embutido na bancada também deixa a cozinha mais moderna.

Os acessórios fazem toda a diferença no projeto da cozinha. Foto: Fellipe Lima
7. Os acessórios fazem toda a diferença no projeto da cozinha. Foto: Fellipe Lima
O cooktop embutido na bancada deixa a cozinha mais moderna. Foto: Fellipe Lima
8. O cooktop embutido na bancada deixa a cozinha mais moderna. Foto: Fellipe Lima

A bancada de mármore extensa e as arandelas dispersas pelo ambiente trazem ainda mais estilo e elegância ao espaço, se conectando com o restante dos elementos. 

A bancada de mármore extensa traz ainda mais charme e sofisticação no ambiente. Foto: Fellipe Lima
9. A bancada de mármore extensa traz ainda mais charme e sofisticação no ambiente. Foto: Fellipe Lima

A bancada para refeições rápidas no ambiente também recebe a presença ilustre de banquetas modernas. Enquanto o assento de palha traz um toque de aconchego e conforto, o acabamento preto da peça traz elegância, equilibrando o décor. Observe que o toque preto das banquetas se conecta diretamente com o tom das arandelas no espaço.

As banquetas modernas agregam ainda mais valor na decoração. Foto: Fellipe Lima
10. As banquetas modernas agregam ainda mais valor na decoração. Foto: Fellipe Lima

Um dos maiores desafios da reforma na cozinha foi manter a praticidade, funcionalidade e organização no espaço estreito. Dessa forma, para manter a otimização do ambiente, a solução criada foi embutir os eletrodomésticos na marcenaria como a máquina de lavar louças, freezer e geladeira, camuflando-os de forma sutil no espaço.

O resultado certamente despertou a curiosidade de familiares e amigos novatos no apartamento, já que ambos os eletrodomésticos para cozinha ficam escondidos atrás de portas no ambiente.

A solução criada para otimizar o espaço da cozinha foi embutir os eletrodomésticos na marcenaria. Foto: Fellipe Lima
11. A solução criada para otimizar o espaço da cozinha foi embutir os eletrodomésticos na marcenaria. Foto: Fellipe Lima
Os eletrodomésticos embutidos na marcenaria passam quase que despercebidos. Foto: Fellipe Lima
12. Os eletrodomésticos embutidos na marcenaria passam quase que despercebidos. Foto: Fellipe Lima
Ao abrir a porta, a geladeira sempre é uma surpresa para os familiares e amigos novatos no apê. Foto: Fellipe Lima
13. Ao abrir a porta, a geladeira sempre é uma surpresa para os familiares e amigos novatos no apê. Foto: Fellipe Lima

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

A primeira alteração no projeto foi a integração da varanda com a sala de estar. Foto: Studio Julliana Camargo

Integração de Ambientes e Equilíbrio de Cores Trazem Vida ao Apê de 300m²

Cama Casinha Com Escorregador Renova a Decoração de Quarto Infantil

O loft já contava com uma identidade industrial. Foto: JP Image

Loft Masculino é Marcado Por Cores Sóbrias e Soluções Práticas

O painel ripado colorido alongou o pé-direito da sala e criou uma textura incrível. Foto: Gisele Rampazzo

Apê com Referências Étnicas se Torna o Lar Perfeito para Mãe e Filha

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz